Alessandra Casagrande estreia na CASACOR / Santa Catarina - Florianópolis 2021 com o wine bar Pra Lá de Marrakech

Crédito: Lio Simas

Alessandra Casagrande estreia na CASACOR / Santa Catarina - Florianópolis 2021 com o wine bar Pra Lá de Marrakech

Designer de interiores apresenta em sua primeira participação na mostra ambiente inspirado na vinicultura e na exuberância da Paris do Saara

A intensidade do vinho, a energia de Marrakech e sua influência francesa inspiraram a designer de interiores Alessandra Casagrande na concepção do wine bar Pra Lá de Marrakech, projeto de estreia na CASACOR / Santa Catarina - Florianópolis 2021. A mostra está em cartaz até o dia 29 de agosto no Espaço +UM, na SC-401, na capital catarinense.

Para além do nome do ambiente - encontrado nas palavras de Caetano Veloso na música Qualquer Coisa -, Alessandra defende uma arquitetura estimulante e motivacional:

“Foi a partir das restrições impostas pela pandemia que tivemos a ideia de conceber um espaço que nos transporte para um outro lugar e cultura. Os estímulos provocados pelas cores, texturas e detalhes enriquecedores, nos levam para além deste tempo acinzentado que vivemos. Pra Lá de Marrakech foi concebido para despertar as boas sensações”, explica.

Os 50m² do ambiente foram recheados com detalhes minuciosos em uma viagem imersiva àquela que é conhecida como a Paris do Saara. A elegância da capital francesa também faz parte da inspiração para o wine bar.  Ao primeiro impacto, o teto e as paredes receberam uma versão exclusiva e sofisticada da cor vinho em efeito cimento queimado, assinada pelas tintas Coral.

Com todos os detalhes atentos ao momento social em que vivemos - como o distanciamento entre os frequentadores - o balcão também protagoniza o wine bar composto por uma imponente pedra verde, tão presente no Marrocos, em um compacto de quartzo com inserção de mármores italianos na massa. O ouro, outro elemento representativo na cultura marroquina, não foi esquecido e, em forma de um filete dourado, percorre a extensão do balcão. A cor do metal ainda se faz presente na base das poltronas da Atto Design, que também assina as cadeiras das mesas e as mesinhas pretas. 

A influência oriental aparece em outros espaços de convívio e degustação da bebida. Alessandra criou arcos retratados nas aberturas do ambiente e nos nichos estrategicamente criados para o afastamento social exigido no momento. São também da mente criativa da designer a concepção dos sofás de couro tingidos de verde. Outra característica forte da arquitetura marroquina - sempre belíssima nas casas de chás e nos riads, por exemplo -, o rendilhado está presente nas cortinas que, ao contrário da forma como usamos, para barrar a iluminação, servem como divisórias de ambientes. Clássico dos clássicos nas compras pela medina, os tapetes orientais fortalecem ainda mais a essência do projeto. Com presença marcante no bar está um painel com Zellige, revestimento tão expressivo da cultura marroquina com uma leitura desconstruída, contemporânea e ocidental.

Completando o wine bar, a outra área criada pela designer de interiores contempla uma lareira decorativa entalhada a mão. Para o projeto luminotécnico, Alessandra Casagrande se juntou ao prestigiado escritório de iluminação NTZ Iluminação. Desta parceria, surgiu a síntese da luminosidade que se buscava para entregar a atmosfera pensada pela designer:

“Procuramos descentralizar a iluminação, saindo do óbvio. Acostumamos a pensar a iluminação sempre com base no teto, porém, em Pra Lá de Marrakech buscamos variações na colocação das luminárias, utilizando as paredes e deixando o teto limpo. Construímos um ambiente sem nenhum embutido no teto, apenas pendentes. Para isso, usamos as luminárias da IluminaMundo, charmosas como os belos bistrôs parisienses”, destaca.

E também desta união surgiu a Arandela Drapper, feita a partir da releitura do estilo marroquino. A criação, que faz parte da coleção Mecanics, reúne peças automotivas recicladas compondo com peças novas e adereços. Como a base de filtro de óleo, as correntes soldadas, o filtro de ar e franjas de tecido, formando assim um objeto contemporâneo e ao mesmo tempo sinalizando a exploração do conceito upcycling, um movimento que consiste no reaproveitamento de materiais para criar novos objetos, com funções diferentes, sem alterar as principais características do objeto original.

Acrescentando charme ao ambiente, sobre as colunas, as lareiras da LCZ - tochas a álcool - foram projetadas pelo escritório como se fossem luminárias espalhadas na frente da boiserie, um detalhe europeu nas paredes. E ainda os vasos produzidos artesanalmente no Vietnã, verdadeiras obras de arte,  das coleções Atlantis e Premium, da Organne.

“Fico feliz em representar a minha classe e fazer um wine bar na CASACOR Santa Catarina reforça a minha atuação no mercado de interiores também com projetos comerciais”, comenta Alessandra.

Evolução do filtro

O wine bar Pra Lá de Marrakech também será o ambiente para o pré-lançamento do exclusivo filtro Bubble Bulle, criado por Alessandra Casagrande. A peça, produzida em porcelana branca e esmaltada, mantém o mesmo processo de filtragem por gravidade dos filtros tradicionais e possui tripla ação: retém partículas sólidas em suspensão na água; tem ação esterilizante – atua na eliminação de bactérias –; e reduz o teor do cloro contido na água. E por ser de porcelana, com design contemporâneo, não deixa gosto na água.

SERVIÇO:

O que: CASACOR / Santa Catarina – Florianópolis

Quando: até 29 de agosto

Terça a sábado: das 13h às 21h

Domingos: 13h às 19h

Instagram: @casacorsc

Site: casacor.abril.com.br

Texto: Cristiano Santos para Casa de la Gracia Comunica

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!