Life & HomeEducação & Cultura

Aluna da Faculdade Senac Rio do Sul participa de competição nacional

Aluna da Faculdade Senac Rio do Sul participa de competição nacional

As Competições Senac de Educação Profissional começam dia 4 de outubro, em Vitória (ES) e a Gabriela Benjamin, da Faculdade Senac Rio do Sul, já está com as malas prontas. Ela vai competir na ocupação florista e conta que o Senac SC foi muito importante para a sua vida profissional, proporcionando oportunidades que nunca imaginou. “Aprendi muitas técnicas, tive aulas com professores incríveis e agora quero dar o meu melhor na competição, aplicar tudo que aprendi durante o treinamento e trazer o ouro”, almeja.  

Foi o professor Gerri Consoli, especialista em arte floral e avaliador das Competições Senac, que treinou Gabriela nos últimos meses. “A escola de Rio do Sul fez um excelente trabalho e a Gabriela é uma ótima aluna. Ela apresenta todas as características esperadas de uma profissional com estendível de formação técnica. A Gabriela está segura porque fez todo o trabalho com foco e dedicação, por isso, a expectativa está em apresentar os trabalhos e mostrar que a Escola de Artes Florais de Rio do Sul capacita de forma adequada seus alunos”, afirma.  

A Faculdade Senac Rio do Sul é pioneira na capacitação para florista: é a única entre as unidades do Senac em todo o Brasil que conta com a Escola de Arte Floral, especializada em cursos nesta área de atuação. “Desenvolvemos um trabalho árduo para conseguirmos colocar dentro da escola e das metodologias tudo o que existia de forma desalinhada no mercado. Iniciamos com cautela, mas com um plano de trabalho que nos orientava a participar de competições e demais atividades e a partir daí, transformar em ensino de sala de aula”, conta Gerri. 

Como funcionam as competições 

As competições, que ocorrem a cada dois anos, serão realizadas entre os dias 4 e 31 de outubro. O objetivo é resolver na prática, problemas que serão enfrentados no mercado de trabalho.  

Inicialmente, os alunos do Senac passam por uma etapa local e, na sequência, pelas etapas estadual e nacional, na qual o vencedor de cada uma das ocupações vai avançando a etapa seguinte. Em Vitória, serão quatro dias de provas práticas para cada ocupação, com a mesma infraestrutura e equipamentos em processo de igualdade, sem saber o que vem pela frente. Posteriormente, os competidores são avaliados por uma banca composta por professores de todo o Brasil, das delegações concorrentes e, coordenados por um avaliador líder. 

O Senac SC é a única regional com representantes em todas as sete áreas ou ocupações. Os melhores se classificam à Worldskills, a maior competição de educação profissional do mundo, que será realizada na China, em 2022. 

Escola de Arte Floral   

 A Escola de Arte Floral do Senac está com inscrições abertas para dois cursos na área: Florista, Paisagismo e Jardinagem. A previsão para início das aulas é fevereiro de 2022.  

O objetivo do curso de florista é desenvolver competências de design para a concepção, planejamento e execução de arranjos florais e decoração em arte floral. Os alunos aprendem na prática técnicas para a montagem de arranjos, desde a seleção da espécie e dos tipos de flores, até a escolha e manuseio das ferramentas.   

Já o curso de Paisagismo e Jardinagem objetiva representar graficamente projetos paisagísticos, compor espaços paisagísticos e realizar a manutenção do jardim. É destinado a profissionais das áreas de arquitetura, design, agronomia e afins. 

Saiba mais 

Faculdade Senac Rio do Sul 

https://portal.sc.senac.br 

Rua Visconde de Cairú, 60 - Bairro Santana 

Fone: (47) 3521-2266 

Atendimento WhatsApp: (47) 8431-9730 

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!