Life & HomeGastronomia

Casa Valduga: Espumantes no inverno, saiba como harmonizá-los nesta época do ano

Casa Valduga: Espumantes no inverno, saiba como harmonizá-los nesta época do ano

Eduardo Valduga, diretor e enólogo do Grupo Famiglia Valduga, explica como apreciar a bebida no frio e indica alguns rótulos da Casa Valduga

Consumir espumantes no inverno pode ser considerado por alguns um tabu, ligado à ideia de que a acidez refrescante, característica típica da bebida, não combinaria com o clima mais frio e aconchegante da época. Entretanto, Eduardo Valduga, diretor e enólogo do Grupo Famiglia Valduga, explica que, devido à versatilidade da bebida, ela pode sim ser degustada nas mais diversas ocasiões e convida todos a explorar e apreciar um bom espumante durante os meses de temperaturas mais baixas. "É necessário desmistificar e explicar ao consumidor que o espumante pode ser degustado em todos os momentos, desde um dia quente no verão, até um jantar em um dia frio de inverno”, ele explica. 

Além disso, o porta-voz do Grupo Famiglia Valduga, reconhecido mundialmente por seu padrão de excelência e sua expertise em inovação, apresenta algumas sugestões de como harmonizar corretamente a bebida, considerada “coringa” no mundo dos vinhos. “O espumante pode ser combinado a sopas tradicionais como de capeletti (um clássico da Serra Gaúcha). Risotos e massas podem acompanhar opções mais estruturadas, e tendo-se um espumante com leveduras na garrafa, como o Sur Lie, da Casa Valduga, até carnes vermelhas podem acompanhar a bebida”. 

Com portfólio rico, a Casa Valduga, vinícola com a maior cave de espumantes da América Latina, separou rótulos especiais como sugestões de degustação para este inverno: 

Sur Lie Nature Branco 

Para quem busca uma experiência singular, a recomendação é o Sur Lie Nature Branco, um espumante em sua forma mais bruta. A técnica Sur Lie permite que a bebida permaneça em constante evolução, na presença de leveduras, até a abertura da garrafa, um grande diferencial deste exemplar. Com maturação mínima de 30 meses, o aroma traz equilíbrio entre as notas de amêndoas e frutas tropicais frescas. Este rótulo tem o título de Grande Ouro no Wines of Brazil Awards de 2020. 

Maria Valduga  

Com o sonho de elaborar espumantes no Brasil apenas pelo método champenoise, que é o mais tradicional, a matriarca da família recebe como homenagem o espumante Maria Valduga. O espumante Maria Valduga é o resultado da seleção das melhores uvas Chardonnay Pinot Noir aliada a um processo de elaboração cuidadoso. Excelente para harmonizar com canapés variados, lagosta, vieiras grelhadas e folhado de salmão. 

130 Brut 

Elaborado com uvas Chardonnay Pinot Noir de safras especiais, o Brut 130 foi criado para homenagear os 130 anos da chegada da Famiglia Valduga no Brasil.  Através do método champenoise, que é um jeito minucioso de elaboração, o espumante permanece na cave durante 36 meses. Sua complexidade e elegância foram confirmadas com inúmeros reconhecimentos, dando a ele o título de rótulo mais premiado da marca, com destaque à conquista da Medalha de Ouro no Effervescents Du Monde, o mais importante concurso de Espumantes do Mundo. 

Arte Tradicional Brut 

Com uma composição harmônica de 60% Chardonnay e 40% Pinot Noir, o Arte Tradicional Brut também é elaborado pelo método champenoise. Possui um perlage fino e incomparável aroma de frutas tropicais e pão tostado. Pode ser harmonizado com peixes, frutos do mar, molhos leves e queijos cremosos. 

Naturelle Moscatel 

Naturelle é o resgate do belo e simples. Elaborado com castas finas, é o perfeito equilíbrio entre a leveza no paladar e elegância dos aromas florais e frutados. Harmoniza com sobremesas, tortas, sorvetes, frutas, fondues de chocolate com frutas, petiscos. 

Premivm Brut Rosé 

De coloração rosa salmão, perlage fino e delicado aroma de frutas vermelhas, o Premivm Brut Rosé é elaborado a partir das uvas Chardonnay Pinot Noir pelo método tradicional e apresenta garrafa exclusiva. Permanece por 24 meses nas caves subterrâneas e é ótimo para harmonizar com frutos do mar, peixes, carnes brancas, entradas frias, risotos e massas com molhos pouco condimentados. 

Todos os rótulos estão disponíveis no e-commerce do Grupo Famiglia Valduga

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!