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Catarinense Área Central lança rede social corporativa focada em franquias e grupos de negócios

Catarinense Área Central lança rede social corporativa focada em franquias e grupos de negócios

Solução está em sua primeira versão e está disponível em 2023 para uso de mais de 15 mil empresas de 20 setores econômicos conectadas à plataforma de gestão da companhia

Área Central, empresa líder em tecnologia e inteligência coletiva para grupos de negócios, anuncia o lançamento da Rede Social Corporativa (RSC), primeira solução da empresa 100% dedicada a conectar o universo das mídias sociais adaptada à realidade das redes, centrais de negócios e franquias. A ferramenta foi idealizada e desenvolvida ao longo de 10 meses com investimento inicial de R$ 200 mil e estava sendo aplicada em modelo de teste com alguns clientes-piloto no ano passado, ficando disponível para todos os clientes da base neste ano.

Com a validação da primeira versão do sistema, a expectativa é ampliar seu alcance ao longo de de 2023, disponibilizando o serviço na plataforma AC Hub, que atende as demandas de gestão de grupos atuantes em mais de 20 setores da economia, incluindo os mercados varejista, moveleiro, de construção civil e supermercados. Hoje, a base de clientes da companhia é composta por 212 redes de negócios, com mais de 15 mil empresas ativas.

De acordo com Jonatan da Costa, CEO da Área Central, a criação da rede social corporativa é um dos grandes marcos da scale-up em seu décimo ano de atividade, reforçando sua posição de referência em inovação e tecnologia no setor. Para isso, o projeto foi construído em conjunto com os clientes, com a realização de benchmarking, pesquisa, visitas técnicas e entrevistas.

“Essa integração nos ajuda a entender quais são as grandes dificuldades de comunicação que eles têm e que essa rede social pode suprir. Entendemos que este projeto nos permitirá atender necessidades específicas das redes, centrais de negócios e franquias, e prover formas para que nossos clientes tenham uma comunicação mais efetiva, algo fundamental para o sucesso dos negócios. Essa singularidade torna a RSC um produto único nesse nicho de mercado”, afirma.

Conforme a empresa, a solução poderá ser acessada gradualmente pelas empresas conectadas aos sistemas da Área Central, e ficará disponível nas versões desktop e mobile. 

“Estamos migrando os clientes em fases pois queremos dar todo o apoio necessário para que utilizem a rede social da melhor forma possível. Para 2023, além de buscar a consolidação dos clientes na utilização da rede social, estamos prevendo alguns novos recursos e funcionalidades que irão ajudá-los ainda mais a melhorar a comunicação, o engajamento e a participação dos usuários na rede”, antecipa Jonatan da Costa.

Rede de lojas de materiais para construção é uma das primeiras a aderir a ferramenta

Um dos primeiros grupos de negócios a aderir a nova tecnologia é a rede mineira Construai, especializada em material de construção, que conta hoje com 82 empresas associadas que possuem 173 lojas no total, estando presentes em mais de 100 cidades de Minas Gerais. 

De acordo com Arlan Demetre, gerente de Sucesso do Cliente e Experiência do Consumidor da Construai, 100% dos associados têm o recurso disponível para uso, o sistema foi implementado a partir de uma necessidade de haver uma comunicação uniforme entre a Rede, os associados e seus colaboradores.

“A partir da adoção da ferramenta de RSC, identificamos que temos oportunidades de intensificar nossa comunicação, mantendo uma linguagem mais uniforme e agradável para o associado. Além disso, já existe um projeto em desenvolvimento de fóruns mensais que tem como objetivo promover discussões sobre temas específicos. Essa proposta vem atender uma demanda identificada em falas dos próprios associados que sentem a necessidade de trocar experiências com outros empresários do mesmo segmento e em regiões diferentes da que possuem suas operações. Com certeza isso promoverá maior engajamento entre nossos associados, gerará muita sinergia deles com a Rede, enriquecerá seus conhecimentos e dará ainda mais força para que possam tornar seus negócios mais fortes e eficientes”, avalia.

Mercado de redes sociais atrai atenção das empresas

A solução RSC também se baseia em informações de mercado relevantes. Em 2022, 165 milhões de pessoas têm acesso a plataformas de mídia social no Brasil, o que coloca o país como líder na audiência de conectividade online da América Latina e o quinto maior mercado de redes sociais do mundo. Os dados são da Statista, fornecedora de dados de mercado e consumidores, que projeta ainda que o país chegará a mais de 188 milhões de usuários de plataformas do gênero em 2027. 

Tamanha adesão dos brasileiros neste mercado tem chamado a atenção das empresas em diferentes segmentos, sobretudo num cenário de alta dos modelos de trabalho híbrido e home office. É crescente o número de companhias que investem em presença digital para atrair negócios e buscam usar redes sociais corporativas para engajar e aumentar a conexão virtual com seus colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros.

“Nas redes e centrais de negócios e no setor de franquias, mais do que uma intenção, essa adesão da tecnologia se faz necessária com o intuito de centralizar informações e promover a integração e colaboração de diferentes áreas. A RSC traz um ambiente onde o foco é a informação, centralizada e de fácil acesso. É diferente de plataformas de mensagens em grupo, onde algumas comunicações são perdidas entre as interações. Nossa ferramenta foi pensada para contemplar todos os tipos de comunicações de forma integrada e organizada para todos”, sinaliza Aurélio Schuelter, gerente de produtos da Área Central.

Além de manter a informação destacada e alinhada entre todos da organização (seja rede de lojas ou de franquias), a solução recém-lançada visa provocar uma melhora no clima organizacional, aumentar a produtividade interna e facilitar a integração de novos funcionários. A aplicação permite a criação de perfil dos usuários, criação de grupos diversos e interação por mensagens, além da possibilidade de compartilhamento de vídeos, fotos e mensagens.

Equilíbrio e transparência são essenciais na adesão de redes corporativas

Para além da conexão e compartilhamento de valores e objetivos comuns nas redes, centrais de negócios e entre franqueadores e franqueados, a rede social corporativa no segmento possibilita relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. Assim, cada funcionário pode interagir com seus pares para tratar dos assuntos cotidianos de uma maneira mais leve e menos formal. 

Em contrapartida, é preciso contar com equilíbrio e transparência nas regras de interação e compartilhamento de conteúdos. O gestor precisa ter cuidado no estabelecimento desses acordos para não desencorajar o colaborador a interagir, mas precisa estabelecer limites para quais conteúdos serão aceitos, para tornar a rede um ambiente saudável.

“A rede social corporativa busca oferecer aos colaboradores uma experiência semelhante ao que se encontra nas redes convencionais, porém converge com o posicionamento estratégico da empresa. Estamos falando que essa plataforma empresarial quer gerar engajamento para os assuntos de interesse da organização, incentivando a integração entre equipes e a celebração de conquistas de maneira conjunta”, conclui o CEO da companhia, Jonatan da Costa.

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