NegóciosCases de Sucesso

DJAZIL 40 ANOS: uma história de paixão, visão e empreendedorismo de uma empresa feita de pessoas para pessoas

DJAZIL 40 ANOS: uma história de paixão, visão e empreendedorismo de uma empresa feita de pessoas para pessoas

Quando falamos em empreendedorismo logo imaginamos a criação ou abertura de uma empresa. Mas empreender vai muito além disso. Trata-se de iniciativa, coragem para assumir riscos, mudar, criar, evoluir... De não se permitir parar no tempo.

Há 40 anos, em uma sala de 30m² na praça Nereu Ramos, no Centro de Rio do Sul/SC, iniciava um projeto que buscava organizar processos contábeis e burocráticos dos empresários do município. Pelas mãos de Djalma Antônio Cerutti e Zilmo Pedro de Souza, em maio de 1981 foi fundada a Contabilidade Djazil Ltda.

No mesmo ano, o jovem visionário Ciro José Cerutti iniciou na Djazil auxiliando o irmão Djalma nas rotinas do escritório, que na época contava com a colaboração de apenas mais um funcionário. Uma década depois, Ciro passou a fazer parte do quadro societário e muitas mudanças ocorreram, tanto de espaço físico quanto na administração e na gestão da Djazil.

Além do compromisso de entregar uma eficiente assessoria contábil aos seus clientes, Ciro trouxe tecnologia e inovação, orientando-os estrategicamente a gerir seus negócios criando assim um elo de dedicação, comprometimento, atualização e transparência entre a Djazil e seus parceiros. Desde então, a Djazil têm esses aspectos como pilares de sua gestão e a partir das pessoas desafia-se a sustentar durante a sua história essas práticas no dia a dia.

“Quando iniciamos a empresa recolhíamos movimentos e fazíamos as guias.  Não tínhamos uma preocupação maior com detalhes”, relembra Ciro, que é formado em Ciências Contábeis e Direito. Segundo ele, a informação era lenta, demorada, já que as escriturações eram feitas de forma manual. “Em 1982, compramos a primeira máquina para fazer contabilidade, uma Gendata”, afirma.

Com uma visão empreendedora, uma inquietude constante, forte censo de inovação e mudança e com os olhos sempre no futuro, Ciro defende o conceito de que o contador não está a serviço apenas para atender a legislação fiscal, e sim para provocar seus clientes a ter a contabilidade como parceira de negócio, uma ferramenta de gestão, ao qual possibilita o planejamento do negócio de maneira profissional e assertiva.

Com o tempo as máquinas e sistemas foram evoluindo, assim como a profissão. Esse processo de evolução recebe uma atenção especial e pode ser vista na própria empresa, em um projeto de museu que está sendo desenvolvido para celebrar as quatro décadas de Djazil.

Ciro preserva desde a primeira mesa à livros, calculadoras e outros objetos de trabalho que foram usados ao longo dos anos. “Em 2001 a empresa passou por uma nova mudança física, foram adquiridos computadores, cadeiras ergométricas, materiais mais modernos. Na época era uma inovação nos escritórios. Hoje, os móveis e materiais, não possuem valor monetário agregado, mas todo esse processo de mudança está aqui, guardado com muito carinho, com valor imensurável”, relata Ciro.

Há mais de 20 anos a Djazil está localizada na Rua Oscar Kirsten, e neste ano tão especial, no qual comemora 40 anos de história, a empresa passou por mais uma revitalização, com design arrojado, provocando seus parceiros internos e externos a traduzirem entusiasmo, ousadia, paixão e comprometimento através de uma transformação estrutural e consequentemente a uma repaginada no serviço contábil.

Mas, não foram só mudanças estruturais e modernizações que ocorreram de tempos em tempos na Djazil. As pessoas fizeram e fazem parte desta importante história de transformação, e para elas a contabilidade - através do Ciro - sempre se preocupou em oferecer condições de desenvolvimento para os seus colaboradores.

‘’Desenvolver as pessoas, dar condições para demonstrarem e desempenharem os seus talentos, acreditar no potencial, no diferencial de cada uma delas, na diversidade, nas diversas gerações que trabalham em conjunto, é fundamental. É uma conexão de valor pessoal e profissional minha, com meus colaboradores”, afirma Ciro.

A DJAZIL SE TRANSFORMOU

Com todas as mudanças impostas pelo mercado de trabalho, e tendo uma visão empreendedora e de futuro, Ciro modernizou os serviços. “Quando a empresa cresce, cria-se uma estrutura e a tendência é terceirizar internamente algumas coisas que não são mais do processo, o que acaba onerando o serviço. Isso compromete a competitividade do nosso negócio com pequenas empresas”. Diante disso, há cinco anos a Djazil distribuiu seus serviços em duas soluções: o Slim e o In Company.

A Djazil Slim é focada em soluções para empresas de pequeno porte que necessitam de um atendimento mais dinâmico. A empresa sabe que os empreendedores de micro e pequenas empresas têm uma rotina diferente das outras empresas e normalmente são eles que fazem a gestão e toda a parte operacional do negócio. É para isso que existe a Djazil Slim, um serviço otimizado, menos burocrático, mais ágil e de maior competitividade financeira. É um serviço enxuto, porém de qualidade, completo e totalmente personalizável, de forma a atuar com eficiência no suporte as demandas mais essenciais para o bom funcionamento dos pequenos negócios.

O Slim conta com um espaço exclusivo na Contabilidade Djazil. Nele o cliente tem todo o suporte necessário para empreender com sucesso, principalmente as informações básicas para dar início a um negócio, conta também com um coworking, sala para reuniões e sala para treinamentos.

No In Company, a Djazil oferece aos clientes soluções com novas opções para mapear e auxiliar na gestão da empresa. A consultoria contábil desenvolvida no In Company tem como objetivo apresentar soluções para atingir bons resultados, oferecer conselhos de gestão e estratégias para negócios que buscam crescer e alavancar suas operações. Nesse sentido, o In Company é um serviço ágil e transparente no qual o cliente tem acesso a dados importantes que podem auxiliá-lo a estruturar os próximos passos da empresa com mais segurança.

“Internamente nós avaliamos os clientes. E com o tempo, muitos deles migram do Slim para o In Company, pois identificamos a necessidade da empresa de crescer”, afirma Ciro.

SUSTENTABILIDADE E PROFISSIONALIZAÇÃO PARA O FUTURO DOS NEGÓCIOS

Ciro está à frente da Djazil e faz parte desta história de 40 anos, acredita que negócios sustentáveis são construídos com base na boa conduta, seriedade, compromisso com o cliente, visão de futuro e excelência nos serviços, mas também acredita na necessidade de profissionalização para garantir o futuro neste mundo tão novo e em constante transformação. “Já existe um processo de implementação de um modelo de gestão profissionalizada. A Djazil não depende de mim para que as coisas aconteçam no dia a dia”, afirma.

Para prestar uma consultoria de qualidade e serviços diferenciados que vão muito além do mercado tradicional, a Djazil conta com uma equipe especializada e engajada, disposta a entender e buscar soluções assertivas para as necessidades de cada cliente. Ciro sempre gostou de desenvolver as pessoas, sem se preocupar se um dia elas sairiam da empresa. “Acredito que enquanto estiverem aqui estão dando o melhor delas. Se a Djazil é sucesso é por causa das pessoas que trabalham e trabalharam aqui. Eu apenas conduzi”.

Os filhos, Lara e Fernando, trabalham na Djazil, mas o empresário não espera que a evolução da empresa seja apenas na sucessão familiar. Ciro tem um desejo de que a empresa perpetue e seja sustentável, e que os filhos sigam o caminho que escolherem, seja este futuro na Djazil ou não. Lara é formada em Administração e possui Pós-graduação em Planejamento e gestão de negócios, responde por algumas atividades na Djazil e está à frente da empresa CSK Consultoria Financeira, também do empresário. Já Fernando, é estudante de Psicologia, e busca agregar diariamente o seu conhecimento nas atividades da Djazil.

Ciro não protagonizou essa história sozinho, ao seu lado sempre esteve sua esposa Márcia, grande incentivadora e parceira. “Minha esposa tinha uma carreira confortável como funcionária do Estado. Nos casamos em 1986 e em 1987 eu a instiguei a vir trabalhar comigo na Djazil. Ela esteve presente por muitos anos, diariamente, sendo meu braço direito. É uma relação muito forte, de parceria, cumplicidade. Não é só minha esposa, a mulher da minha vida, mas é minha parceira”, reforça com emoção.

UMA VIDA DE EMPREENDEDORISMO

Morando no interior do município, filho de agricultores e o mais novo de cinco irmãos, Ciro não imaginava que sua vida mudaria tanto. Com visão empreendedora, o jovem que iniciou na Djazil hoje coleciona passagens importantes em empresas e entidades.

Atualmente é sócio da empresa Boxtop do Brasil Elevadores - uma das maiores fabricantes de elevadores do Estado – e proprietário da CSK Consultoria Financeira, C&M Investimentos e Participações e Valutta Fomento e Participações. Também participou como sócio e depois se desligou de alguns outros negócios. Foi assim com a empresa DValor, a Cerumar, a MKS, Cerumaq Indústria de Máquinas Ltda, Cerutti Mobile e a Ultra Petita.

“Hoje não tenho vínculo empresarial nestas empresas, já recebi na venda das cotas. Tinha muita coisa que eu absorvia na Djazil que não era nosso negócio e foram criadas empresas que hoje andam sozinhas. A grande satisfação que tenho é que todos os negócios que vendi, continuaram prosperando”, ressalta.

Mas, apesar da profissionalização das empresas, Ciro está em constante movimento, com projetos em andamento, como um loteamento, um condomínio industrial e um condomínio residencial – todos os investimentos em Rio do Sul.

ASSOCIATIVISMO COMO PAIXÃO

O engajamento do empresário com o associativismo trouxe bons frutos para Rio do Sul e região. Desde 1986 o empresário é ativo em entidades como a Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) da qual foi presidente por dois mandatos.

Ciro foi fundador, junto com outros empresários, da Associação dos Contabilistas (hoje Sindicato dos Contabilistas). Participou da criação do Codensul, tendo sido presidente e atual conselheiro; ajudou a instituir o Observatório Social.

Participou ativamente da JCI, coordenou o FORUMRIOSUL, foi o primeiro Presidente do Tribunal de Mediação e Arbitragem do Alto Vale do Itajaí e Conselheiro do Conselho Municipal de Contribuintes.

Atualmente coordena a Diretoria de Soluções Empresariais da Facisc, uma pasta que representa 92% da receita da federação. “Sempre acreditei no associativismo como uma maneira de viabilizar o melhor para a comunidade. Gosto de participar e poder ajudar a cidade a melhorar”, afirma.

Não é à toa que Ciro recebeu o Prêmio Sucesso Empreendedor em 2010 e o Diploma de Mérito Basílio Correa de Negredo, da Câmara Municipal de Rio do Sul em 2009. O empresário é inspiração para todos que buscam empreender, seja em um negócio próprio ou não. É por isso que falar de Djazil é falar de Ciro Cerutti.

DEPOIMENTOS:

‘’Iniciei minha carreira na Contabilidade Djazil em 1984, e com incentivo da empresa aprendi em outros setores e busquei sempre evoluir e fazer o meu melhor. Em 2005 iniciei meu próprio negócio no ramo de contabilidade, por isso, agradeço o apoio recebido no meu primeiro emprego. Parabenizo a Contabilidade Djazil pelos 40 anos e desejo muito sucesso!’’

Mário Huntermann, ex-colaborador

‘’A Djazil não se preocupou somente em alcançar seu sucesso e crescimento.  Preocupou-se principalmente em oportunizar aos colaboradores de alcançarem o crescimento profissional. A Djazil teve uma grande contribuição no meu crescimento pessoal e profissional. Tenho muito orgulho e gratidão por ter feito parte da história dessa empresa.’’

Inês Junkes Elias, ex-colaboradora

‘’A minha história com a Djazil iniciou há 20 anos, onde permaneci por quase 5 anos. A empresa talvez tenha sido a experiência mais interessante, intensa e de certa forma trabalhosa. Muito do que sou hoje devo ao Ciro e a Djazil. Hoje somos parceiros, presto serviços para a Djazil e afirmo: nós saímos da Djazil, mas a Djazil não sai da gente.’’

Uiara Ramos Uller, ex-colaboradora

‘’Parabenizo a Contabilidade Djazil pelos 40 anos de história, da qual fiz parte, onde aprendi e cresci muito profissionalmente.

Agradeço ao Ciro pela pessoa e profissional que é e tudo que pude aprender com ele nesse período. Desejo muitos anos de sucesso a ele e todos os profissionais que fazem e fizeram parte dessa história.’’

Fernandes Nardelli, ex-colaborador

‘’Trabalhei na Djazil entre 1994 e 2001, oportunidade que desenvolvi várias atividades. Foi uma experiência sensacional, me ajudou a forjar minha personalidade e o profissional do Direito que hoje me tornei. Uma experiência única. Tenho um carinho muito grande pela Djazil e por todos. Minha participação na Djazil me ajudou a me tornar o profissional que hoje sou.’’

Fernando Muller, ex-colaborador

‘’Minha história com a Djazil começou há 21 anos. Uma empresa que atua no mercado com responsabilidade, compromisso, que investe nas pessoas e preza pelo bom atendimento aos clientes. Temos um líder e empreendedor que é exemplo e sempre compartilhou momentos e experiência, incentivando as pessoas a se desenvolverem. A cada dia aprendo e compartilho mais. Tenho muito a agradecer a tudo que a Djazil já me proporcionou.’’

Angélica Bridi, colaboradora

‘’Ciro, grande amigo e companheiro, que conheci através da Câmara Júnior de Rio do Sul, na qual exerceu grande liderança, chegando ao cargo de presidente, além de cargos de nível nacional. Mostrou capacidade de liderança em entidades empresariais, de serviço e públicas, sempre exercendo o voluntariado.

Homens como Ciro, íntegro, honesto, líder nato, sempre acreditando no que faz, mostrando sua pujança, deveriam ser aproveitados na política. Quero cumprimentar o Ciro pelo 40º aniversário de sua empresa, a Contabilidade Djazil. Parabéns Ciro, e muito sucesso!’’

Rodolfo Marzall Filho, empresário e Senador JCI Rio do Sul

‘’Conheci o Ciro Cerutti dentro do Associativismo, na Acirs a mais de 15 anos atrás. Ele sempre foi um batalhador incansável das causas que buscam o desenvolvimento de nossa cidade e Região.

Grandes ações tiveram e tem a participação direta do Ciro. A sustentabilidade da Acirs, seu planejamento estratégico, a participação na Fundação Empreender como Presidente, na Facisc como Diretor, na criação do Observatório de Rio do Sul, e na idealização e consolidação do Codensul.

Admiro muito o trabalho e o empenho do Ciro junto ao Associativismo de resultados. Parabéns Ciro!’’

André Armin Odebrecht, empresário e Conselheiro na Acirs

Informações:

https://www.djazil.com.br/

Fone: 47 3531 9400

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!