InovaçãoSustentabilidade

ENGIE é eleita a melhor empresa da América Latina em Meio Ambiente

ENGIE é eleita a melhor empresa da América Latina em Meio Ambiente

Os candidatos ao prêmio Latin Trade IndexAmericas são avaliados em um universo de 6 mil companhias no continente segundo as melhores práticas ambientais, sociais e de governança corporativa

A ENGIE foi reconhecida como a melhor empresa da América Latina na categoria Meio Ambiente com o Latin Trade IndexAmericas Sustainability Award 2021 pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com a Latin Trade, revista de negócios presente há 27 anos na região. A cerimônia online de premiação será realizada no dia 15 de abril, junto à Assembleia Geral do banco, e terá presença de CEOs das empresas vencedoras e do presidente da instituição.

O prêmio reconhece a boa gestão empresarial que as empresas promovem no uso eficiente e responsável de recursos econômicos, ambientais e sociais, para manter um bom equilíbrio entre o setor privado e a sociedade. “É uma honra informar que nosso Conselho Editorial elegeu a ENGIE como a vencedora do Prêmio 2021 na categoria Meio Ambiente. A Latin Trade parabeniza a Companhia por fazer parte das empresas que estão pavimentando o caminho para uma nova América Latina mais sustentável”, ressaltou o editor executivo da publicação, Santiago Gutiérrez.

Os candidatos ao Latin Trade IndexAmericas são selecionados com base no banco de dados da Thomson Reuters, em um universo de mais de 6.000 empresas. É feita uma triagem inicial baseada em mais de 400 pontos de dados, proporções e análises nas áreas de Meio Ambiente, Social e Governança.

“Há mais de 20 anos, o respeito ao meio ambiente e a definição de estratégias que possibilitem a preservação da biodiversidade brasileira têm nos guiado em todos os nossos projetos. Entendemos que, além de gerarmos energia limpa, temos um compromisso genuíno com a sustentabilidade em longo prazo. A premiação da ENGIE como a melhor empresa da América Latina em Meio Ambiente é mais um importante reconhecimento ao trabalho que temos desenvolvido e aprimorado junto aos públicos atuantes no entorno das nossas obras e operações”, destaca Eduardo Sattamini, Diretor-Presidente ENGIE Brasil Energia. 

Uma das iniciativas de maior destaque na área de Meio Ambiente, e que foi enaltecida pela Latin Trade e pelo BID para a escolha da ENGIE, foi o Projeto Matriz Biodiversidade, que tem como o objetivo o desenvolvimento de um programa corporativo para gestão de riscos, impactos e oportunidades de conservação da biodiversidade brasileira na área de abrangência de todo o parque gerador da ENGIE. Os projetos de plantio de mudas também foram ressaltados pela Latin Trade. Em mais de 20 anos de atuação no Brasil, a Companhia já doou ou plantou mais de 5,5 milhões de mudas de espécies nativas.

A publicação também destacou o Programa de Conservação de Nascentes, que tem por objetivo proteger mananciais e assegurar a oferta e qualidade da água às comunidades locais, em suas gerações atuais e futuras. Iniciado em 2010, o projeto foi responsável pela recuperação e proteção de mais de 2000 nascentes em nove estados brasileiros (PR, SC, RS, MT, MA, GO, TO, BA e MG), envolvendo ainda práticas de educação ambiental.

Outra ação citada pela publicação é a gestão da Ictiofauna nos reservatórios da Companhia como elemento fundamental na gestão ambiental corporativa, promovendo, por exemplo, a conservação da biodiversidade nos Rios Uruguai, em Santa Catarina, e Iguaçu, no Paraná. Nesses rios, contribuímos para a conservação de cinco espécies de peixe endêmicas do Rio Iguaçu e três no Uruguai, além de promover o envolvimento da população local na conservação da biodiversidade. A iniciativa propiciou a soltura de mais de 510 mil alevinos nos reservatórios das Usinas Hidrelétricas das Bacias do Rio Uruguai e Iguaçu.

Destaca-se ainda que a Companhia possui objetivos e metas ambientais monitorados por meio de Sistema Integrado de Gestão, em destaque as certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, que certificam cerca de 80% da energia gerada em 2020. Essas certificações asseguram o padrão de qualidade na gestão de aspectos operacionais, ambientais e, inclusive, de saúde e segurança do trabalho.

Em 2020, a ENGIE Brasil Energia investiu cerca de R$ 21 milhões em ações socioambientais para manutenção das licenças ambientais de suas Usinas em Operação, aporte que, traz reflexos diretos na garantia da proteção e conservação dos recursos naturais nas regiões onde está inserida, além de contribuir para o atendimento aos ODS-Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Sobre a ENGIE 

A ENGIE é referência mundial em energia e serviços de baixo carbono. Com nossos 170 mil colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, estamos comprometidos em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirados em nosso propósito, nós conciliamos performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta nos apoiando nas nossas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos nossos clientes.

No Brasil, a ENGIE é a maior empresa privada de energia do País, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de 10.791MW em 72 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui quase 90% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de GEE, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa.

A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da TAG, concluída em 2020.

 Além disso, a ENGIE está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída e possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, como eficiência energética, iluminação pública, monitoramento e gestão de energia. Contando com 3 mil colaboradores, a ENGIE teve no país em 2020 uma receita líquida de R$ 13,3 bilhões.

 A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia cujo ticker é o EGIE3. Na B3, a ENGIE integra o Novo Mercado, além de ser uma das únicas companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a B3 incluiu os papeis da ENGIE no Índice Carbono Eficiente (ICO2),  composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos gases do efeito estufa e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono. 

 Já o Grupo teve em 2020 uma receita de 55,8 bilhões de Euro e é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI), sendo representado nos principais índices financeiros (CAC 40, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não-financeiros (DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo Eiris - World 120, Eurozone 120, Europe 120, France 20, CAC 40 Governance).

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!