Life & HomeGastronomia

Estância do Vino: unindo história, vinho e gastronomia

Estância do Vino: unindo história, vinho e gastronomia

Uma tradição familiar preservada há mais de cinco décadas e que hoje proporciona uma experiência única aos visitantes. Na Estância do Vino, em Lontras, a família Miliorini resolveu unir a paixão por vinhos e gastronomia, num atrativo de turismo rural, que é destaque pela história, sabores e paisagens.

Na família, o cultivo de uva começou com o patriarca Luiz Miliorini e a esposa Helga Miliorini. O casal plantava algumas cepas no Bairro Bela Aliança - Rio do Sul e produzia seu próprio vinho com a ajuda dos filhos que auxiliavam na colheita e produção. Foi com esse contato, tão próximo com o processo, que Osvino Miliorini se encantou com o mundo dos vinhos e quis dar continuidade ao propósito dos pais.

Há 17 anos o sonho se tornou realidade, estruturando uma propriedade na Comunidade Braço Concórdia - Lontras, onde iniciou o plantio de uvas e a 10 anos Osvino e esposa Jane, iniciaram a produção de vinhos, como hobby. Em 2020 iniciaram um empreendimento voltado ao turismo rural unindo a gastronomia ao vinho.

Com as variedades de uva bordô, niágara rosada e branca, a família produz vinhos, sucos e também oferta o sistema de colha e pague de uva. “Meu pai fazia vinho há mais de 50 anos e eu comecei a ajudá-lo ainda jovem, despertando a paixão pela cultura. Começamos o plantio de uva logo após a compra da propriedade, para continuar a tradição e pelo amor à cultura, à terra, à uva e ao vinho”, lembra Osvino.

Há três anos a família resolveu inovar com a construção de um espaço, para eventos focados no enoturismo. Na Estância do Vino são realizados almoços dominicais, jantares temáticos e eventos fechados como aniversários, casamentos, encontro de amigos e treinamentos empresariais.

A Estância também recebe visitas sob reserva para happy wine, piqueniques, degustações e suntet.

A anfitriã Jane, com formação em Gastronomia, elabora deliciosos pratos da culinária Alemã e Italiana, que harmonizam perfeitamente com vinhos.

Na Estância do Vino preserva-se a história e os conhecimentos do patriarca da família, chamado carinhosamente de Vô Luiz, mas com o passar do tempo foram agregadas novas técnicas para garantir ainda mais qualidade à bebida. “Nossas uvas são cultivadas no sistema de espaldeira, o mesmo de produção de viníferas, para agregar o máximo de açúcares e a colheita de uvas será de alta qualidade para obter um excelente vinho”, completa Osvino.   A produção é transformada em suco integral, sem conservantes, vinhos coloniais e o Bordo Reserva Especial Don Luiz, com 12,5% vol. e envelhecido por 4 meses em carvalho americano, uma inspiração!

Há dois anos, iniciaram a produção de vinhos de uvas viníferas, como Cabernet Sauvignon e Moscato e dois maravilhosos Espumantes. Nesta safra serão lançados vinhos de Chardonnay,  Pinot Noir e Merlot ambas provenientes da serra gaúcha.  Todos vendidos na propriedade e também disponíveis na loja virtual www.adegadovino.com.br

INFORMAÇÕES:

Instagram: @estanciadovino

Instagram: @adegadovino

WhatsApp: 47 99281-8235

Endereço: Braço Concórdia, 3011, Lontras/SC

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!