NegóciosVeículos

Fábrica do BMW Group em Araquari completa nove anos

Fábrica do BMW Group em Araquari completa nove anos
  • No dia 30 de setembro de 2014, ocorreu a inauguração da Planta Araquari, do BMW Group
  • A fábrica do BMW Group em Araquari (SC) é a maior montadora de carros premium da América do Sul, com mais de 90.000 unidades produzidas
  • Uso de energia solar, compensação de emissões de CO2 e reutilização de efluentes são algumas das iniciativas pela conservação do meio ambiente

Há nove anos, inaugurava em Araquari (SC) a maior fábrica de carros premium da América do Sul. Esse é apenas um, entre tantos motivos para o BMW Group Brasil comemorar. Mais de 90.000 veículos foram produzidos ali desde o início. No Brasil, mantém a liderança há quatro anos, desde 2018. O Série 3 e o X1, modelos fabricados em Araquari, são líderes de vendas em seus segmentos no país. A fábrica ainda produz o X3 e o X4.

Segundo Otávio Rodacoswiski, Diretor Geral da fábrica, o BMW Group mantém o compromisso de produzir carros premium de alta qualidade, enquanto minimiza continuamente os impactos ambientais, desde o início. “Celebramos os nossos avanços em prol da conservação do meio ambiente, com mais planejamento e trabalho para o futuro sustentável que desejamos construir. Estamos comprometidos com metas de sustentabilidade estabelecidas globalmente, como de eficiência energética e redução das emissões de CO2 nos próximos anos”, afirma Otávio Rodacoswiski.

As emissões de CO2 do consumo de energia elétrica na fábrica são compensadas com geração de energia eólica. Também, possui 1.902 placas fotovoltaicas instaladas no teto do prédio da montagem, que geram mais de 1 milhão kWh/ano. Ainda assim, o grupo investe em melhorias que reduzem as emissões de CO2. Além de contar com reutilização de efluentes, reuso de água e redução de consumo de solventes em áreas da operação.

Esse ano foi marcado pelo início da fabricação do novo X1, em abril de 2023, apenas 6 meses após o lançamento na Europa. O carro está entre os mais modernos e tecnológicos fabricados no Brasil. O usuário pode escolher entre usar comandos de voz, toque ou pelo iDrive, já que o X1 vem equipado com o Sistema Operacional 8 e uma tela curvada com Transistor de Película Fina (TFT) de alta resolução. A produção faz parte do aporte de R$ 500 milhões anunciado em novembro de 2021.

Uma outra novidade do período atendeu aos pedidos dos aficionados por automóveis. O programa de visitas “Por Dentro do BMW Group Brasil” foi lançado em outubro de 2022, desde então, adultos e crianças com mais de 10 anos entram na fábrica todos os dias, exceto finais de semana e feriados, para ver os carros sendo montados de perto. Ainda vão de carona no teste prático na pista interna realizado com piloto especializado na direção. O programa de visitas é gerenciado pela Serra Verde Express, que oferece o serviço em dois horários, às 9h e às 13h.

Quem trafega pela BR-101, na região de Araquari, não deixa de notar as instalações do BMW Group que ocupa uma área de 1,5 milhão m², com 112.893 m² de edificações, cercadas por áreas de preservação. A infraestrutura local abriga processos de carroceria, soldagem, pintura, montagem, qualidade e logística, bem como laboratórios, estações de tratamento de água e efluentes, prédios administrativos e auxiliares. Também, é sede conjunta com o escritório em São Paulo do único Centro de Engenharia Global do BMW Group na América do Sul.

Para mais informações sobre a BMW do Brasil, clique aqui.

Acompanhe a BMW do Brasil nas redes sociais: 

Instagram (@bmwdobrasil)

Facebook (@BMWBrasil)

Youtube (@BMWTVBrasil)

Twitter (@BMWBrasil)

Tik Tok (@bmwdobrasil)

LinkedIn (@BMWGroupBrasil)

Sobre o BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium, e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group inclui mais de 30 locais de produção em todo o mundo e tem uma rede global de vendas de mais de 140 países.

Em 2022, o BMW Group vendeu mais de 2,4 milhões de veículos e mais de 202.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2022 foi de 23,5 bilhões de euros em receitas que totalizaram 142,6 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2022, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 149.475 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu o rumo para o futuro em um estágio inicial e consistentemente torna a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos centrais em sua direção estratégica, desde a cadeia de suprimentos por meio da produção até o final da fase de uso de todos os produtos.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!