FERSUL 2019 ajuda empresários locais a vender mais para o consumidor conectado na nova economia vigente

Uma das missões do 2º Congresso Empresarial FERSUL Experience é mostrar como construir um negócio de sucesso com mentalidade inovadora do Vale do Silício, sem d

FERSUL 2019 ajuda empresários locais a vender mais para o consumidor conectado na nova economia vigente

Uma das missões do 2º Congresso Empresarial FERSUL Experience é mostrar como construir um negócio de sucesso com mentalidade inovadora do Vale do Silício, sem deixar de lado a vida pessoal do empreendedor

Como vender mais em meio à crescente competitividade do mercado? Quais os princípios da inovação que consigo aplicar no meu negócio sem ultrapassar o orçamento vigente? E como fazer tudo isso equilibrando vida pessoal e de empreendedor? O desafio do empresariado brasileiro é grande. Foi pensando em ajudar esta audiência que surgiu o Congresso Empresarial FERSUL Experience. O evento integra a programação da Feira Multissetorial do Alto Vale do Itajaí (FERSUL), que ocorre nos próximos dias 14, 15, 16 e 17 de agosto, inaugurando sua 12ª edição, trazendo inspiração em um ambiente propício para o fomento de negócios de qualidade.

Em 2017, a feira, que é bianual, fez sua estreia do congresso trazendo conteúdo com nomes inspiradores. Em 2019, a novidade fica por conta da qualidade do conteúdo que, além de inspirar, traz profissionais que fazem a diferença colocando a mão na massa no mercado brasileiro em suas devidas áreas de atuação. A curadoria foi feita pelo Digitalks, principal empresa privada que compartilha conhecimento sobre marketing, digital e negócios. Com atuação nacional há 10 anos, o Digitalks tem também atuação internacional com imersões executivas ao Vale do Silício, Israel e, em breve, China, além da filial inaugurada no ano passado em Portugal. 

“A ideia para esta curadoria foi trazer nomes que sabemos que trarão inspiração, mas, mais do que isso, trazer o DNA do que acreditamos ser um negócio de sucesso. O Digi é conhecido pela qualidade do conteúdo que promove em eventos, cursos e imersões executivas, além de fomentar negócios em todo o país. Para a FERSUL, o foco foi trazer novos insights para a região e, especialmente, recursos que farão com que os empresários locais possam refletir, compreender a mentalidade inovadora que tem rodado o mundo e de fato colocar isso em prática, saindo do discurso e indo para a vida real. Vamos trazer um pouco do que a Europa, os Estados Unidos (especialmente Vale do Silício) e outros países inovadores como Israel e China já compreenderam quando o tema é ser mais competitivo na nova economia que vivemos hoje”, explica a Head de Conteúdo do Digitalks, Gabriela Manzini.

2º Congresso Empresarial FERSUL Experience

Participarão do primeiro dia de congresso o consultor em E-Commerce, Digital, CRO e Media e também estrategista digital na Aramis e Totvs, Tiago “Doc” Luz, falando do poder do Marketing e Vendas na receita do seu negócio, e o consultor, palestrante internacional e referência nacional em Varejo, Fred Rocha, falando da nova mentalidade que leva a mais vendas no comércio. Ambos speakers no dia 14, com a temática de Vender Mais.

Para falar de empreendedorismo, se apresentam no dia 15 o professor de Gestão da Inovação e criador do Laboratório de Startups da ESPM, palestrante profissional e fundador da Laboratorium Projetos Inovadores e do projeto Protagonistas, Marcelo Pimenta, explicando como “Criar negócios de sucesso”, e o Mestre e Doutor em Comunicação, executivo do mercado digital e criador da Claro, além de palestrante profissional, Dado Schneider, abordando as mudanças do consumidor atual e como se deve empreender no mundo atual dos “realizadores”.

Marcelo Pimenta destaca a importância de comparecer ao congresso na FERSUL 2019 e ampliar seus conhecimentos de negócios. “Nunca esteve tão fácil abrir um negócio, porém é também verdade que nunca foi tão difícil ter um negócio de sucesso. [...] Infelizmente, não fomos educados para criar e gerenciar negócios. Essa foi uma ‘ciência’ sempre reservada a poucos. [Já] na era do consumidor digital está cada vez mais difícil ter um negócio lucrativo, ético, sustentável. E o primeiro passo para conseguirmos vencer esse desafio é aprender. Portanto, não pode deixar de aprender sobre as oportunidades que existem e que podem ser aproveitadas”, pontua Pimenta.

Já Dado Schneider avalia os desafios do empresariado brasileiro e dores em comum com a região do interior catarinense. Segundo ele, nós temos a “cabeça formada e formatada no século XX e não fomos preparados para viver no século XXI”. “No século passado, o mundo era cheio de hierarquia e, no século atual, a gente tem que aprender a trabalhar em rede, então a minha palestra é um choque de modernidade na cabeça das pessoas. Sobre os empresários de hoje] não há apenas um principal desafio, são múltiplos os desafios. Primeiro na questão de recursos humanos, a gente tem que entender as novas gerações para poder tornar o negócio interessante para que eles venham trabalhar com a gente, tornar a empresa interessante para que eles venham trabalhar com a gente. Outra coisa são as técnicas gerenciais: existem inúmeras novas técnicas de gestão que estão ao alcance de todos, mas que muita gente não se atualiza. Por fim, toda a transformação digital da pessoa jurídica e também da pessoa física, porque se os donos e diretores da empresa não se digitalizam pra valer na pessoa física, eles não conseguem entender a dimensão do que é a transformação digital do negócio deles. Estas são as dicas que eu posso dar para ajudar as pessoas e também estimulá-las a assistirem a minha palestra”, esclareceu o palestrante.

Na sexta-feira, dia 16, o gerente de marketing da Mormaii, Sacha Juanuk, ensina o poder da cultura empresarial que une negócios e bem-estar humano, seguido pela alpinista Karina Oliani, que conta sua história de superação ao escalar o Everest, abordando valores como pioneirismo, coragem, comprometimento, planejamento estratégico, trabalho em equipe, gerenciamento de riscos e motivação, todos princípios importantes a qualquer empresário.

“Ninguém chega [ao cume] sem empreender, sem lutar por suas metas e sonhos. Cada nova expedição exige a escolha de novos caminhos e impõe novos desafios, pois cada montanha é única, e cada espaço explorado tem particularidades que os torna especialmente difíceis. [...] Entre em cada projeto sem pensar na possibilidade do fracasso. Concentre-se em suas forças, ao invés das suas fraquezas, em seus poderes ao invés dos seus problemas”, afirmou Karina Oliani, via assessoria de imprensa. A exploradora estava em viagem no momento das entrevistas desta matéria.

Para sábado, dia 17, os contratados da Associação Empresarial de Rio do Sul – ACIRS, Ralph Peticov e Luiz Serafim, reforçam a programação do Congresso Empresarial. No último dia da FERSUL o tema em destaque será Inspiração para Inovar.

“O Serafim, head de marketing, digital e E-Commerce da 3M do Brasil, sobe no palco principal do evento no início da tarde de sábado. Em seguida, será a vez do Peticov compartilhar conhecimento com o público. Ele é cofundador do Hack Town, um dos principais festivais de inovação e tendências de comportamento do Brasil”, complementa o diretor de Feiras e Eventos da ACIRS, Cleiton Peters Pamplona.

A organização do evento estima 2.000 pessoas participando do Congresso da Fersul 2019. Você pode participar duas formas: adquirindo ingressos diários ou um passaporte, que dá direito aos quatro dias de evento. Garanta sua vaga através do site: www.fersul.com

A FERSUL integra o Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras dos Ministérios das Relações Exteriores e da Economia. Serão mais de 80 expositores presentes na edição 2019 e vários setores de nicho do Comércio e Indústria, incluindo Agronegócio, Veículo, Construção Civil, Educação, Energia, Saúde, Serviços Financeiros, Tecnologia da Informação e Comunicação.

“A abertura oficial ocorre no fim da tarde do dia 14, às 17h, mas tem todos os eventos paralelos, de manhã e à tarde. O Centro de Eventos conta com estacionamento amplo, praça de alimentação e a feira no pavilhão 1. Destaque ainda para o Congresso Empresarial, no pavilhão 2, com palestras no final de tarde, às 18h e 19h, e no sábado, dia 17, às 14h e às 15h. Queremos compartilhar conhecimento e inovação, para as pessoas se inspirarem e mudarem suas vidas”, ressalta o presidente da ACIRS, Eduardo Schroeder.

A FERSUL 2019 é realizada pela Associação Empresarial de Rio do Sul - ACIRS e correalizada pelo SEBRAE/SC. O evento tem os copatrocínios da Unimed Alto Vale e do CREA-SC e o apoio oficial da Prefeitura de Rio do Sul.

Com informações da Digitalks

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!