NegóciosMunicípios

Inauguração de nova ponte em Rio do Sul será neste sábado

Inauguração de nova ponte em Rio do Sul será neste sábado

Estrutura com 192 metros de extensão faz parte do novo Acesso Leste, melhorando o trânsito entre os bairros Bela Aliança e Navegantes

Será inaugurada neste sábado (30), a ponte Ingomar Bachmann, nova estrutura em concreto com 192 metros de extensão construída pela prefeitura de Rio do Sul entre os bairros Bela Aliança e Navegantes. Toda a comunidade está convidada a participar do ato que começa por volta das 10h.

A estrutura está recebendo os últimos detalhes como pintura, ajustes no pavimento dos acessos e iluminação. Com duas pistas para tráfego e passarela de pedestres e ciclistas. A obra foi construída em aproximadamente 16 meses e teve investimento de cerca de R$ 13,9 milhões, proveniente de financiamento da prefeitura de Rio do Sul com o BRDE.

Segundo o prefeito José Thomé, o planejamento da ponte Ingomar Bachmann foi pensado para dar mais uma opção de trânsito para os veículos em uma região de Rio do Sul que está em amplo crescimento, mas com poucas estruturas para transposição do rio Itajaí-Açu. Thomé destaca que assim, a região ganha o novo Acesso Leste, pois mais obras de infraestrutura em andamento dão melhor condição de trânsito e acesso à BR-470, inclusive do trânsito de veículos pesados provenientes da região industrial.

O investimento em todo o Acesso Leste supera os R$ 27 milhões, compreendendo desde a revitalização de trecho da Estrada Blumenau, ciclovias, acessos à ponte pelo Bremer e Bela Aliança, pavimentações no Navegantes e o novo trevo de acesso na BR-470, este com apoio da iniciativa privada.

“A cidade está crescendo e não é mais possível que fique refém de poucas pontes, já que somos uma cidade cortada por rios. Estamos investindo nisso pois há uma necessidade, visto que a circulação de veículos pesados é cada vez maior e há grande prejuízo para as ruas centrais ou dos bairros por conta desse alto movimento. Este é um grande presente para Rio do Sul neste mês de abril em que completamos 91 anos e queremos que toda a comunidade possa desfrutar deste novo acesso leste de Rio do Sul”, comentou Thomé.

Homenagem à Ingomar Bachmann

A família Bachmann está intimamente ligada a toda a história de Rio do Sul e, principalmente, do bairro Bela Aliança. Foi naquela região que nasceu e cresceu Ingomar, que leva o nome da ponte, em homenagem realizada pela Câmara de Vereadores através de projeto de lei.

Nascido em 18 de fevereiro de 1936, cresceu na Bela Aliança, aprendendo os ofícios de seu pai Erwin, trabalhando na agricultura e também com criação de animais.

Casou-se com Ilse Bremer em 1965. Tiveram três filhos e quatro netos. Era um exemplo de pessoa íntegra, educada, responsável, muito benquisto, admirado e querido por todos que com ele conviveram. Gostava de conversar, tinha sempre uma palavra amiga a quem o procurasse. Faleceu em 2020, vítima da Covid-19.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!