InovaçãoInovação

Juliana Tulio - Tempos de crise? Aprenda sobre resiliência com os israelitas

Juliana Tulio - Tempos de crise? Aprenda sobre resiliência com os israelitas

Israel é um grande case de estudo e sucesso. Inserido em um cenário de conflitos religiosos, o país que tradicionalmente possui grande poderio bélico se transformou em um dos principais ecossistemas de inovação do mundo. Hoje, a média nacional é de uma startup a cada 5 habitantes, e o incentivo à pesquisa e tecnologia fala por si só. 

Tive o prazer de conhecer a nação e descobri 5 características israelitas que são verdadeiras lições sobre inovação e resiliência. E o melhor, são pontos que você pode facilmente aprimorar e trazer para o seu negócio. Confira!

1. Chutzpah, a ousadia

Os israelitas são conhecidos por sua determinação e coragem ao enfrentar desafios. Eles são diretos e sem rodeios em sua abordagem, sempre buscando alcançar seus objetivos de maneira eficiente. Além disso, também são conhecidos por serem francos e sinceros em suas opiniões, expressando-as sem medo de represálias. 

No entanto, é importante notar que essa característica não deve ser confundida com falta de educação. Pelo contrário, os israelenses valorizam o profissionalismo e trabalham para garantir que críticas sejam encaradas de maneira objetiva e sem levar para o lado pessoal.

Essa coragem e transparência aumenta a assertividade das entregas, e possibilita que os profissionais se tornem cada vez melhores. Com a constante melhora, cresce também a autoconfiança, que cria um ambiente em que os profissionais frequentemente têm iniciativa para pensar novas soluções para os problemas. 

2.Tachles, a objetividade

Pode parecer clichê, mas é preciso observar isso: a objetividade é a essência do estilo de produtividade israelense. Portanto, é preciso ter foco total nos resultados que você precisa entregar. E para chegar lá, as equipes devem estar alinhadas a este resultado e tenham clareza do objetivo. E neste aspecto os israelenses são pragmáticos, ou seja, eles não enrolam ou perdem muito tempo criando planos mirabolantes. Focam no resultado, alinham a equipe e encontram a solução. Praticidade, sem perder tempo em reuniões longas ou criando planejamentos muito extensos. Simplificam para fazer acontecer. 

3. Lizrom = Improvisação

É aí que essa simplicidade e objetividade do israelense traz outra característica importante. A clareza com que eles visualizam o objetivo traz mais flexibilidade para criar e inovar. Ou seja, visualizando bem o seu resultado, sem criar tantos planos e processos, é possível traçar um caminho viável com agilidade. E se você errar, erra rápido e tem capacidade de alterar a rota em tempo. Outro ponto importante é a otimização de recursos. Eles sempre pensam em soluções que sejam o mais econômicas e viáveis. 

4. Flexibilização da hierarquia

Ainda somos tão presos à hierarquia, não é mesmo? Esse é um ponto que os israelenses dão aula. Por mais que existam estruturas, a liberdade de expressão é incontestável independente da função e a abertura para críticas possibilita um feedback rápido. E o mais importante, que eu já trouxe no texto: feedback objetivo é importante e se você estiver pronto para recebê-lo, vai te ajudar, e muito, a se aperfeiçoar. Assim, a troca de ideias entre a equipe flui e todo mundo, de fato, acaba remando na mesma direção. Você tem ideia da força disso? 

5.  Disposição para correr riscos

Criando um inconsciente coletivo que enxerga com clareza o objetivo a ser alcançado e motiva os profissionais a serem ousados, pensarem juntos, fazerem feedbacks rápidos e repensarem os caminhos com agilidade, você ganha uma equipe disposta a correr riscos. Isso porque com todas essas características você consegue arriscar sem impor pressão e estimular o time a inovar. 

Perfeito, não é? Mas sim, é difícil de colocar em prática. Só que eu quero que ao final desta leitura uma virtude esteja bem clara para você que está empreendendo ou que quer fazer a sua equipe a ser mais inovadora: 

1) o resultado/objetivo precisa ser claro 

2) o tempo é precioso e 

3) não devemos levar tudo para o lado pessoal! 

Portanto, reuniões longas e planejamentos que demoram muito para serem feitos tornam todas as respostas mais lentas. Faça sprints, teste, crie feedbacks mais verdadeiros, mude a rota, tenha agilidade para entregar o resultado que o seu cliente espera. Dessa forma você vai começar a criar, aos poucos, uma cultura de incentivo, segurança e inovação. 

Antes feito do que perfeito, tá bem? Guarde isso com você. Com essas dicas, espero que eu possa ter te ajudado a iniciar 2023 com o pé direito!

Fotos: Acervo pessoal

 

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!