Raíssa Bazzani Felippe: a dedicação e determinação de uma jovem empreendedora

Raíssa Bazzani Felippe: a dedicação e determinação de uma jovem empreendedora

Raíssa Bazzani Felippe: a dedicação e determinação de uma jovem empreendedora

Ousada e muito determinada, Raíssa Bazzani Felippe se destaca no Alto Vale como jovem empreendedora. Aos 27 anos ocupa o cargo de Coordenadora de Marketing na empresa Vedamotors, em Lontras/SC. Seguindo os passos do pai, José Maurício Felippe – fundador da empresa -, está em constante busca de aperfeiçoamento.

Natural de Ituporanga/SC, Raíssa veio para Rio do Sul ainda na infância. Estudou no colégio Dom Bosco e no Energia e formou-se bacharel em Administração de Empresas na Unidavi, em 2015. Ao findar a faculdade, ingressou no MBA em Gestão Comercial na mesma instituição.

“Estou sempre em busca de algo novo, algo para melhorar, e acredito que isso seja reflexo da minha criação, na qual desde pequena meu pai sempre foi o meu exemplo de empreendedor, aquele que corre atrás de seus sonhos com muita garra e dedicação, e que não desiste até alcançá-los”, confidencia. Atrelando o empreendedorismo do pai, com os principais valores da mãe, Claudia Bazzani Felippe, que são a bondade e honestidade, Raíssa afirma ter aprendido que é necessário ser persistente, mas sem afetar ou causar problemas a qualquer outra pessoa. “Tenho comigo os valores da minha criação e da minha família, e tenho certeza que são os melhores ensinamentos que posso levar para a vida”.

Empresa familiar e a sucessão

A decisão de seguir com o sonho dos pais se deu pelo fato de gostar do que faz e de onde trabalha. Para a jovem empreendedora, ter uma empresa para tocar requer muita competência, conhecimento e principalmente autocontrole. “Quando algo é seu, você precisa dar o seu melhor, você precisa ser exemplo, se capacitar, se profissionalizar, para sempre continuar crescendo e merecer a sua posição”.

Raíssa iniciou na empresa há 9 anos, quando o pai acreditava que seria melhor conhecer um pouco de cada processo. Ingressou no departamento comercial, passou por diversas áreas na empresa como: financeiro, custos, P&D, compras, comércio exterior e marketing. “Consegui ter uma visão mais ampla do todo, de como o fluxo de trabalho de um departamento impacta diretamente na rotina do outro, e quais eram as peculiaridades e desafios encontrados em cada setor”, afirma.

Depois, surgiu a necessidade de coordenar o departamento de marketing, e foi um dos primeiros grandes desafios de Raíssa na empresa. “Precisei aprender muito, me capacitar em um intervalo de tempo muito rápido. Assumi o departamento e comecei a ser a responsável pela criação das estratégias de marketing da Vedamotors”. Mesmo no cargo de Coordenadora de Marketing, Raíssa nunca se afastou das decisões estratégicas do departamento comercial. Pelo contrário, foi se inteirando e participando das principais decisões do setor.

Dois anos depois, Raíssa assumiu um novo grande desafio: coordenar o departamento de vendas. “Este, foi e é a maior responsabilidade que enfrentei. Primeiro pela minha idade, pois ser nova e coordenar uma equipe já madura, com um conhecimento imenso de mercado, foi algo que pareceu uma loucura, mas logo depois consegui de forma harmoniosa e compartilhada, ir tomando decisões importantes”, destaca. Além disso, Raíssa garante ter aprendido muito com a equipe, que a ajudou a passar por algumas barreiras e a evoluir. “Sou imensamente grata por todos”.

Muitas responsabilidades

Neste período, a jovem empreendedora foi responsável pela criação e acompanhamento das metas e estratégias junto a equipe, gerenciou margens e preços de vendas, participou do planejamento, auxiliou o departamento de compras e de P&D e continuou coordenando o departamento de marketing. “Aprendi muito com essa passagem. Hoje, com visão de mercado, cliente e fornecedor, retornei para a área que eu sou apaixonada, que é a área de marketing, onde sou coordenadora.”

Em conjunto com o time, Raíssa está envolvida em muitos projetos, que consistem principalmente em criar experiência para o cliente, tanto o interno quanto externo, utilizando de estratégias de mídia, inbound, outbound e estratégias convencionais. “Não pretendo trocar de departamento e sim me especializar melhor nessa área”.

Desafios

A empreendedora destaca que trabalhar em uma empresa familiar possui vantagens e desvantagens. A Vedamotors, mesmo tendo se originalizado como empresa familiar, possui sociedade italiana com o Grupo Athena, desde 1998. Essa união não apenas profissionalizou a Vedamotors, com a vinda de novas tecnologias e processos, mas também alavancou a empresa em um nível global.

Hoje no principal setor que a empresa atua, segmento duas rodas, é uma marca destaque tanto em qualidade de produto, quanto em relacionamento com o cliente, e isso tudo fez com que as pessoas e o relacionamento familiar, também fossem profissionalizados. “Atualmente, cada membro da família gerencia um departamento e cada um conhece, sabe e é cobrado por suas responsabilidades”, explica Raíssa.

Diante desse cenário, todos têm a visão de que somente os faz crescerem com profissionais de alto nível ao lado. “Quando você tem pessoas extraordinárias ao seu lado, você consegue utilizar o seu tempo de forma mais estratégica”, complementa.

Para a jovem empreendedora, os desafios na empresa são muitos, mas estar preparada, juntamente com a irmã, para a sucessão da empresa é o maior. “Nós duas conhecemos muito da empresa, se eu não entendo profundamente de determinado assunto, ela entende e vice-versa. O nosso grande desafio é obter o conhecimento técnico, que é o verdadeiro coração da empresa”. E, para superar esses desafios, elas contam com a maestria e a consultoria do pai, essa é a grande diferença e riqueza que podem encontrar nesse processo.

Vida pessoal

“Como uma boa sagitariana eu sempre estou inventando algo para fazer. Sempre estou rodeada por pessoas e prezo muito por minhas amizades e não abro mão delas”, afirma. Nas horas vagas, Raíssa gosta de reunir amigos, colocar o papo em dia e dar boas risadas. Raíssa preza muito pela família, e nas horas vagas gosta de se reunir com os tios, primas e avós. “Isso é importantíssimo e além de tudo eu amo a minha família”, finaliza.

www.vedamotors.com.br

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!