Riomed 50 anos: preservando o passado e construindo novos caminhos

Riomed 50 anos: preservando o passado e construindo novos caminhos

Riomed 50 anos: preservando o passado e construindo novos caminhos

Nova gestão quer manter tradição familiar, mas faz planos de profissionalização e expansão

Uma empresa com mais de 50 anos de história e que conseguiu unir inovação e tecnologia sem esquecer do passado. Hoje a Riomed vive um de seus melhores momentos e é referência no segmento de distribuição de produtos para saúde e beleza se abastecendo da cadeia de suprimentos dos principais laboratórios e fabricantes de todo o mundo, atendendo farmácias, drogarias, perfumarias e demais empresas do segmento na região Sul do Brasil.

Completar mais de cinco décadas é para poucos. A trajetória de sucesso da Riomed começou em 1972, quando foi fundada por Wera von Buettner Gemballa (in memorian) e Lotar Dieter Maas (in memorian), um visionário, que com coragem, dedicação e muito profissionalismo fez uma gestão exemplar durante 50 anos.

Sob o comando de Lotar a empresa reinventou-se algumas vezes, superou momentos difíceis de inflação descontrolada, diferentes planos econômicos, enchentes e mesmo assim expandiu, investiu em novas tecnologias e sempre se destacou no relacionamento humano com colaboradores e clientes, garantindo parcerias de sucesso.

Legenda foto: Lotar Maas (in memorian), com Vera Mary Gemballa e Virginia von Buettner Gemballa Macho, filhas de Wera Gemballa (in memorian)

Líder de mercado, a empresa oferece vários diferenciais. Hoje a Riomed possui um mix de produtos diferenciado e é a única distribuidora de produtos de saúde e beleza que possui assistência técnica permanente nos aparelhos de pressão, inaladores e testes de glicose.

A entrega de pedidos ágil, pontual e segura é outro diferencial da Riomed. Todo o processo de logística é eletrônico, desde a compra e entrada de produtos ao armazenamento, transporte e distribuição ao cliente.

NOVA GESTÃO

Após o triste falecimento do diretor, Lotar Dieter Maas, em dezembro de 2022, a empresa precisou passar por algumas mudanças, mas a nova gestão traz uma visão que será somada a toda a tradição da Riomed, incorporando novos mercados e garantindo ainda mais profissionalização e crescimento.

Quem passa a comandar a empresa é a administradora de empresas e engenheira civil Sarah Virginia Gemballa Macho, neta da fundadora da Riomed e das Farmácias Gemballa, Wera Gemballa. Sarah traz sua bagagem internacional para desenvolver ainda mais a empresa rio-sulense.

“Queremos intensificar ainda mais nossa atuação em Santa Catarina, expandir para mais cidades do Paraná e do Rio Grande do Sul, além de aumentar nosso mix de produtos e atingir novos segmentos de clientes. Também, planejamos investir em novas tecnologias e no desenvolvimento dos nossos colaboradores”, comenta Sarah.

Outro projeto é a ampliação da área física da empresa e do número de representantes. “Encontramos aqui uma empresa sólida e com muitas oportunidades de crescimento que podem ser exploradas. Fico feliz de ter recebido esse presente de administrar a Riomed”, completa.

A gestão da empresa, que continua sendo familiar, também tem no Conselho administrativo a irmã de Sarah, Hanna Wera Gemballa Macho que é graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Paraná e em administração de empresas pela PUC-PR, reside atualmente nos Estados Unidos, onde também concluiu MBA no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Hanna já trabalhou em dois processos de abertura de capital de empresas americanas e contribui na Riomed principalmente na área financeira. Além dela, integram o conselho Virginia Gemballa Macho e Vera Mary Gemballa, filhas de Wera e Guilherme Gemballa. A geração de mulheres de fibra para os negócios inclui ainda a filha de Vera, Gabrielle Gemballa Gomez que também participa da administração das Farmácias Gemballa.

Legenda: Sarah Virginia Gemballa Macho com a mãe, Virginia von Buettner Gemballa Macho e Vera Mary Gemballa com a sua filha, Gabrielle Gemballa Gomez

SARAH VIRGINIA GEMBALLA  MACHO

Formada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Administração de Empresas pela FAE Business School, possui especializações pela FGV, e MBA em Wharton School, na Pensilvânia, EUA.

Na carreira, Sarah trabalhou em São Paulo, onde acumulou experiências na Bain & Company, empresa americana de consultoria estratégica e na Gafisa, uma das mais respeitadas construtoras e incorporadoras do país. E também fundou a Alta Terra Construções e Incorporações.

Fluente em Inglês e espanhol, a nova CEO da Riomed traz a experiência internacional e em grandes empresas para aprimorar ainda mais a gestão da empresa rio-sulense.

CONVENÇÃO DE VENDAS

Para marcar os 50 anos da empresa, a Riomed realizou uma convenção que reuniu toda a equipe interna de vendas e representantes comerciais. O evento contou com apresentações, treinamentos  e  uma palestra com Marcelo Caetano com o tema “Representante do Futuro”.

A convenção também teve um momento para reconhecer a dedicação daqueles que contribuíram e contribuem com a empresa. Foram homenageados o ex-diretor, Lotar Dieter Maas (in memorian), o primeiro colaborador da Riomed, Vitório Warmeling com 50 anos de trabalho, e os principais fornecedores da Riomed.

Houve ainda apresentação da nova Diretoria e Conselho Administrativo e das inovações como novo site institucional e catálogo digital. A convenção foi encerrada com uma benção proferida pelo Pastor Adelmo Struecker, da Igreja Luterana e um jantar de confraternização com a diretoria, funcionários, representantes e fornecedores.

COMEMORAÇÃO ANUAL DAS EMPRESAS RIOMED DISTRIBUIÇÃO E DROGARIA E FARMÁCIAS GEMBALLA

No último dia 1º de maio, Riomed e Farmácias Gemballa se uniram em uma comemoração anual em grande estilo. A ocasião marcou tanto o Dia do Trabalho quanto as celebrações de aniversário de 50 anos da Riomed e 85 anos da Gemballa.

A festa foi realizada no Espaço Jardim América, em Rio do Sul, em um ambiente aconchegante e descontraído, que recebeu todos os convidados com música ao vivo, brinquedos, jogos, brindes, almoço e café da tarde.

Mas o ponto alto do evento foram as homenagens feitas às empresas e aos colaboradores que completaram 5, 10, 25, 45 e até 50 anos de trabalho nas empresas. Com fotos emolduradas e discursos emocionantes, a equipe da Gemballa e da Riomed prestou uma merecida homenagem aos profissionais que contribuíram para o sucesso das empresas ao longo dos anos.

Foi um dia memorável, em que a alegria e a gratidão estiveram presentes em todos os momentos. A união das duas empresas em uma festa tão especial mostrou que, mais do que nunca, é possível construir um ambiente de trabalho saudável e feliz, em que todos possam crescer e prosperar juntos.

Para a Diretoria das empresas, o evento foi uma forma de agradecer e valorizar o esforço e a dedicação dos colaboradores: ’Sem eles, não estaríamos aqui comemorando essas datas tão importantes. É uma forma de reconhecermos o trabalho de cada um e de celebrarmos juntos essa conquista’ , comenta Virgínia von Buettner Gemballa Macho.

A celebração dos 50 anos da Riomed Distribuidora e dos 85 anos da Drogaria e Farmácias Gemballa mostram a importância do trabalho em equipe e da dedicação para alcançar grandes resultados ao longo do tempo.

A festa foi um sucesso e ficará na memória de todos os presentes como um momento de alegria e reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo dos anos.

HOMENAGEM AO FUNDADOR LOTAR DIETER MAAS

Para pensar e planejar o futuro da Riomed, a nova gestão faz questão de lembrar também o passado. Sócio das empresas, Lotar Dieter Maas dedicou 67 anos de sua vida exercendo o cargo de diretor geral do Grupo Gemballa/Riomed sempre com profissionalismo, competência e honestidade.

Em 1955, com apenas 14 anos de idade, Lotar começou a trabalhar na Farmácia Gemballa como menor aprendiz e seis anos depois, em 1961, com 20 anos,  foi promovido  a gerente e  tornou-se  sócio das Farmácias Gemballa.

Graças a sua inteligência, visão e dedicação venceu os desafios e dificuldades, chegando ao cargo mais alto das empresas. Além de todo conhecimento adquirido ao longo dos anos, nunca deixou de estudar e de se especializar para ser ainda melhor na profissão.

Lotar não se destacou apenas no ramo empresarial, atuou no desenvolvimento da região, fazendo parte de diversas entidades e associações como presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Rio do Sul, presidente da Federação dos Diretores Lojistas e um dos criadores da Kegelfest.

Junto a Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) trabalhou na implantação do Senai e do Senac na cidade. Também foi presidente da Associação de Distribuidores de Medicamentos do Estado de SC (ADIMESC), diretor da Associação de Distribuidores Atacadistas Catarinenses (ADAC) entre outros cargos.

O empresário faleceu em dezembro de 2022, deixando um legado que inspira familiares, amigos e colaboradores, que hoje têm o compromisso de dar sequência ao seu trabalho e missão.

Conheça mais sobre a Riomed:

Instagram: @riomeddistribuicao

www.riomeddistribuidora.com.br

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!