A história das apostas no Brasil: evolução, desafios e perspectivas
Os corredores do SICC- Salão Internacional do Couro e do Calçado vão abrigar a elite do varejo brasileiro
Marcas expressivas do varejo nacional como Leão de Ouro, da Bahia, Constance Calçado, de Minas Gerais, Via Curtume, do Rio de Janeiro, e Casa Eurico, de São Paulo, entre outras já estão com suas passagens e hospedagens em mãos para visitar as principais marcas da indústria calçadista, nos pavilhões do Serra Park, em Gramado (RS). De 14 a 16 de maio, (terça-feira a quinta-feira), será realizada a 31ª edição do SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado -, que movimenta todo o player do segmento, desde o chão de fábrica até as lojas físicas e as online para as coleções mais extensas do ano, a primavera/verão, que iniciam seu ciclo logo no começo do segundo semestre e invade os primeiros meses do ano seguinte. “Esta temporada é a decisiva para o desempenho dos nossos expositores e visitantes. Isto é visível no tamanho, na movimentação e nas negociações que acontecem no SICC. Acreditamos que montamos um palco importante para desencadear a economia setorial com esta feira em maio, que tradicionalmente representa 70% da comercialização da indústria”, diz Roberta Pletsch, diretora de Relacionamento da Merkator Feiras e Eventos, promotora do evento.
A empresária Flávia Rossi Rey, da marca centenária Leão de Ouro, com 09 lojas em Salvador (BA) e uma em Aracaju (SE), adora vir para os eventos de Gramado. “As feiras são profissionais e a cidade um paraíso. Consigo trabalhar e ter alguns momentos de relaxamento e lazer. Isto é o ideal”, diz. Para ela o diferencial do SICC é o mix de expositores, somando as grandes marcas com novos fornecedores que “oferecem sempre produtos diferenciados. Não se faz feira apenas com grandes marcas. É necessário a diversidade”, acentua a baiana de origem espanhola. “Meu avô veio da Espanha e com ele começou o nosso negócio. Tenho muito orgulho e gratidão pela nossa história”. Uma gigante do varejo nacional de calçados, com 280 lojas na região sudeste do Brasil, com sede em Belo Horizonte (MG), a Constance Calçados também vai estar procurando novidades nos estandes do SICC. “Geralmente construímos nossos estoques no SICC tanto em calçados femininos como em bolsas. Encontramos na feira as tendências que vimos no hemisfério norte. Bateu as coleções, nos identificamos”, diz Hannah Lauar, diretora de produto.
O lojista carioca Sérgio Eduardo Meireles, da Via Curtume, há mais de 20 anos, proprietário de marcas femininas próprias, com 10 lojas no Rio de Janeiro e Niterói, é um assíduo frequentador do SICC, onde consegue fornecedores para os seus produtos. “Na feira de maio, compro o estoque de agosto até novembro, conseguindo otimizar a viagem. Num mesmo local consigo as minhas coleções para o segundo semestre do ano”, acentua o empresário. Também a gerente de compras da Casa Eurico, Juliana Nates, destaca a qualidade dos expositores do SICC, “tanto os mais tradicionais como os novos, que nos possibilitam uma renovação interessante em nossas vitrines”, diz ela. Com duas lojas físicas na capital de São Paulo e uma online, a Casa Eurico é especializada em tamanhos grandes em calçados femininos e em masculinos. Há 85 anos no mercado, a marca construiu uma tradição que é reconhecida por toda a indústria calçadista. “Estamos bem posicionadas no mercado”, acentua. Roberta Pletsch, diretora da Merkator, observa as presenças destes profissionais e suas percepções sobre o SICC que sinalizam que a feira está consolidada no calendário brasileiro de eventos do setor calçadista.
PROMOTORA - A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.