InovaçãoSustentabilidade

Unidade Vega da ArcelorMittal obtém Licença Ambiental para operação do maior projeto de expansão da sua história

Unidade Vega da ArcelorMittal obtém Licença Ambiental para operação do maior projeto de expansão da sua história

O Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) concedeu à unidade Vega da ArcelorMittal, indústria de beneficiamento do aço do Norte de Santa Catarina, a Licença Ambiental para a operação do Projeto CMC, a maior expansão da história da unidade. O projeto contempla a operação de uma terceira linha de Galvanização e Recozimento Contínuo, um processo de última geração que atua em sistema combiline, proporcionando uma linha de produção flexível e adaptável às demandas do mercado.

“O licenciamento comprova, além do cumprimento das licenças anteriores, o compromisso da ArcelorMittal em adotar medidas de controle ambiental e conservação do meio ambiente, atendendo a todas as condicionantes determinadas para esta operação e com manutenção dos recursos necessários à sustentabilidade do negócio e do ecossistema da nossa região”, destaca Sandro Sambaqui, Diretor da unidade da ArcelorMittal em Santa Catarina.

Iniciada em 2021, com um investimento de US$ 350 milhões, a expansão faz parte da estratégia global da ArcelorMittal e projeta um aumento da capacidade de produção da unidade de SC de 1,6 milhão para 2,2 milhões de toneladas de aço ao ano. Além disso, vai diversificar o portfólio de produtos da multinacional e ampliar sua competitividade.

Um dos objetivos é fortalecer a atuação da ArcelorMittal no mercado automotivo, ampliando o mix de produtos de alto valor agregado que a unidade já oferece a este segmento.

Com a expansão, outra novidade é a produção pela primeira vez nas Américas do aço Magnelis®, produto exclusivo ArcelorMittal com alta aplicabilidade em diferentes segmentos, como o de energia solar, agricultura, infraestrutura rodoviária e construção civil.

Unidade completou 20 anos de operação em 2023

Em 2023, a unidade Vega da ArcelorMittal completou 20 anos de operação em São Francisco do Sul, Norte de Santa Catarina. A unidade atua na transformação de aços planos decapados, laminados a frio e revestidos que atendem principalmente os setores automobilístico, de eletrodomésticos e da construção civil, entre outros segmentos. A unidade também se tornou a primeira indústria do aço da Região Sul e uma das primeiras do Brasil a conquistar a certificação internacional ResponsibleSteel ™, que estabelece padrões internacionais de processamento e produção responsável do aço, reconhecendo o alto padrão dos processos de produção da unidade e ações realizadas em prol da transformação social, sustentabilidade, diversidade e inclusão em sua região.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!