Inovação

Unimed Alto Vale aposta em inovação para potencializar seu modelo de gestão de saúde populacional

Unimed Alto Vale aposta em inovação para potencializar seu modelo de gestão de saúde populacional

Solução tecnológica permite que a operadora otimize a estratificação da carteira, automatize tarefas e construa linhas de cuidado inteligentes com foco em doenças crônicas.

A Unimed Alto Vale, cooperativa médica com sede em Rio do Sul/SC e atuação consolidada na região do Alto Vale do Itajaí, inicia uma nova fase de transformação digital com a implementação de uma tecnologia que tornará a gestão de saúde populacional da operadora mais inteligente e sustentável. Trata-se de uma plataforma automatizada de captação, engajamento e navegação digital de pacientes oferecida pela healthtech Nilo.

A parceria tem como objetivo estruturar um programa completo de gestão de saúde populacional, centralizando dados e viabilizando a estratificação da carteira para promover uma atuação mais eficiente das equipes, aprofundar o conhecimento dos perfis de seus beneficiários e oferecer um cuidado mais próximo e humanizado.

Atualmente, a Unimed Alto Vale conta com 16.318 beneficiários, sendo 67,9% pertencentes ao segmento coletivo empresarial, 20,9% individual ou familiar, e o restante no modelo coletivo por adesão. Com esse perfil diversificado, a operadora busca garantir a sustentabilidade e a excelência da assistência oferecida aos seus beneficiários por meio de ações cada vez mais personalizadas e centradas nas reais necessidades da população atendida.

A Nilo passa a atuar como parceira estratégica para apoiar os principais desafios enfrentados pela organização e ajudar na missão de posicioná-la como digital e inovadora. A plataforma permite promover a captação de pacientes para os programas de saúde e para a Atenção Primária à Saúde, utilizando inteligência de dados e a configuração de mensagens automatizadas, adequadas e convidativas. Além disso, o sistema permite o envio em massa de questionários de saúde para a estratificação da população, com registro estruturado das respostas, centralização das informações e geração de indicadores que apoiem a tomada de decisão clínica e gerencial.

“Acreditamos que a inovação é fundamental para garantir a sustentabilidade e a qualidade da saúde suplementar. Com essa parceria, damos um passo importante para tornar nossa gestão de saúde populacional ainda mais eficiente, inteligente e próxima das reais necessidades dos nossos beneficiários. Nosso foco é oferecer um cuidado mais humano, integrado e resolutivo, aproveitando o potencial da tecnologia para apoiar nossos profissionais e ampliar o alcance das nossas ações, especialmente no acompanhamento de pacientes com doenças crônicas. Esse movimento reforça o compromisso da Unimed Alto Vale em unir tradição cooperativista com inovação, sempre colocando a saúde e o bem-estar das pessoas no centro da nossa atuação”, explica Tamara Adam Gehrke, Diretora Executiva da cooperativa.

O foco inicial do projeto é na população idosa. A partir da estratificação da carteira, serão desenvolvidas linhas de cuidado específicas para esse público, de acordo com as doenças crônicas encontradas. As equipes de cuidado terão acesso a dados organizados em relatórios de acompanhamento sobre a população assistida, ampliando a visão dos profissionais e apoiando a estruturação da jornada de cada paciente, desde a identificação do risco até o desfecho do cuidado. A proposta também inclui a automação de tarefas dentro das linhas de cuidado, ampliando a capacidade de atendimento do time assistencial e garantindo a escalabilidade das ações com manutenção da qualidade e da eficiência no uso dos recursos.

A Unimed Alto Vale já atuava com coordenação de cuidado no modelo APS, de modo mais receptivo, por meio de um time reduzido que acompanhava beneficiários específicos. Com a entrada da Nilo, o objetivo é tornar essa atuação mais ativa e próxima, potencializando o modelo com tecnologia que amplie o alcance das ações, eleve a produtividade e qualifique ainda mais o cuidado, mantendo a proximidade e o olhar individualizado que já são marcas da operadora. Esse é um salto significativo em diferenciação no mercado, reforçando como a tecnologia é uma excelente aliada de inovação quando se deseja construir uma jornada de cuidado mais inteligente, resolutiva e integrada.

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