Área Central define nova vertical de negócios e passa a fornecer plataforma de gestão e compras conjuntas para redes de franquia
Com uma década de atuação, Scale-up de Santa Catarina, especializada em sistemas para centrais de negócios, terá mercado potencial que engloba um terço das empresas do setor
Pioneira em plataformas de gestão e compras conjuntas para redes associativas e centrais de negócios, a scale-up catarinense Área Central anuncia oficialmente a sua entrada no mercado de soluções tecnológicas para redes de franquias.
Com a estruturação comercial e validação do novo nicho de mercado, a empresa está em fase de captação de clientes e, até o início de setembro, já fechou contrato com pelo menos sete redes de franquias nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Goiás, para o uso da sua plataforma de gestão e módulo de compras conjuntas.
Sediada em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, a empresa mapeou o segmento de franchising como estratégico para a expansão da companhia, que, hoje fornece plataformas de gerenciamento para 212 redes associativas, com mais de 15 mil empresas ativas no Brasil. Em dez anos de atividade, a empresa de tecnologia já movimentou mais de R$ 320 bilhões em transações de compras realizadas por redes associativas dentro de sua plataforma de gestão, além de um crescimento de tamanho multiplicado em 900 vezes entre 2012 e 2022.
Com o ingresso neste mercado, a Área Central brigará por uma fatia importante de clientes em um setor que está em pleno crescimento no país. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias teve crescimento de 8,8% no primeiro trimestre de 2022. No período, o faturamento conjunto dos negócios do ramo chegou a R$ 43,38 bilhões frente aos R$ 39,88 bilhões no mesmo período do ano passado.
‘Match’ entre serviços da empresa e dores do mercado facilitam expansão
De acordo com Jonatan Costa, fundador e CEO da Área Central, a decisão de investir numa nova vertical de negócios focada no franchising surgiu a partir de um dos sócios da companhia, Hugo Fabiano Cordeiro (CEO da BRCondos S/A e da HFPX Capital), que já reunia ampla expertise no segmento de franquias. Outro diferencial que pesou na inclusão do serviço foi o fato de o modelo de negócios dessas operações ser muito semelhante ao das redes e centrais de negócios já atendidos pela scale-up.
“Até então tínhamos dificuldade de encontrar novas contas com perfil semelhante a nossa atual persona, pensando na plataforma de gestão. Com as tentativas de alavancar a ‘Aceleradora’ — que fornece as Centrais de Negócios, mentoria, capacitação, networking e uma metodologia de aceleração -- percebemos que as compras conjuntas poderiam servir como pitch para tentar entrar no universo das franquias novamente”, afirma Jonatan Costa.
Foi então que levantou-se novamente a bandeira das franquias como área estratégica para novos negócios, por meio de uma nova abordagem. “O Brasil tem cerca de 3 mil franquias. Nem todas as franquias operam com um modelo de negócio que comporte as compras conjuntas, mas nosso sistema está apto a agregar valor e tem potencial de negócio para cerca de mil contas ativas neste segmento hoje em território nacional”, estima.
Conforme o CEO da Área Central, as principais demandas deste mercado que a Área Central passa a atuar estão relacionadas com a captura de informações relevantes de compra das unidades franqueadas de forma automática, uma das principais dores neste segmento.
“Franquias que trabalham com um mix grande de produtos, têm necessidades recorrentes de compra destes itens, os franqueados são responsáveis por fazer as compras de forma individual, não trabalham com um ERP único em todas as unidades, não utilizam um operador logístico. Nós teremos capacidade de fornecer informação de compra em tempo real e proporcionar facilidade na gestão e nos processos utilizados por essas redes”, finaliza Jonatan Costa.
Histórico de conquistas
Fundada em 01 de setembro de 2012 em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, a startup surgiu com uma tecnologia pioneira dedicada a gerar dados capazes de indicar as melhores oportunidades de negociação para as centrais de negócios brasileiras com seus fornecedores. Desde então, a Área Central atende mais de 20 setores da economia, incluindo os principais players do mercado varejista (supermercado, moveleiro e de construção civil).
Nos últimos dois anos, a empresa vivenciou um avanço significativo sobre o mercado de clientes em potencial, considerando as centrais de negócios existentes no país. O avanço no número de empresas impactadas pelos sistemas da empresa alcançou a ordem de 160%, entre os anos de 2020 e 2022.
Jonatan da Costa, CEO da Área Central, considera o pioneirismo da empresa em um setor até então desassistido de soluções de gestão eficazes e a evolução de seus produtos em inteligência de mercado como os responsáveis pelo crescimento sustentável.
“Quando lançamos a plataforma da Área Central, nos tornamos a primeira solução brasileira feita sob medida para centrais de negócio. Isso nos permitiu gerar um conhecimento muito grande deste mercado e resultou em uma cobertura de 70% no segmento de redes associativas, dentre clientes, prospects e projetos em negociação”, destaca.