Carolina Pavão: uma trajetória visionária na advocacia e no empreendedorismo
Carla Lourenço: O que é um evento de verdade?
Carla Lourenço: O que é um evento de verdade?
É nada mais, nada menos, que a “arte do bem receber”. Essa arte não se trata única e tão somente de receber amigos para um jantar. O receber vai desde um café com uma amiga até um grande evento como o Rock In Rio, o que muda são os referenciais de quem está recebendo e o número de pessoas a serem recebidas.
Para um evento, há uma série de denominações: coffee break, happy hour, reunião cerimonial, premiação, certificação... enfim! Os nomes são muitos, mas todos com a mesma vertente: o receber.
E para que este receber seja inesquecível para quem é recebido, os detalhes são fundamentais. Seja ele do tamanho que for, um evento vem recheado de especificidades, desde o local até como você irá se despedir dos seus convidados. Pare por um momento e lembre-se: Qual foi o último evento que você foi e que te marcou? Como você ficou sabendo dele? Como você foi recebido? Qual detalhe que te chamou mais atenção? Tudo isso é o que o Marketing de Expectativa faz: tudo é feito com antecedência e é construído gradativamente por meio de um envolvimento emocional com o dono do evento e de tudo aquilo que será vivenciado.
Um evento passa por planejamento, produção, orçamento, acompanhamento, para que tudo seja perfeito no dia tão especial. Como são de vários formatos, há uma gama de profissionais envolvidos, desde a limpeza até a segurança, passando por luz, som e equipe de produção de amenities.
Para que tudo saia impecavelmente como planejado, temos cinco observações interessantes e uma recomendação fundamental!
1. Um evento não é uma simples reunião de pessoas. Elas estão ali para um propósito: Educacional, entretenimento, religioso, político, ou seja, ele pode ser de qualquer natureza, contudo, o surpreender é o fator chave. Um evento pode marcar a vida das pessoas. Isso não é um exagero! Como disse acima, basta buscar na memória afetiva quais os eventos foram e ainda são significativos para cada um de nós.
2. O participante de um evento é o grande protagonista do acontecimento. Tenha ele o papel que tiver dentro do contexto, tudo deve ser feito com atenção para essas pessoas. Essa é a função das empresas promotoras de evento.
3. O que cria o valor (sucesso) de um evento? Óbvio que são os detalhes ao extremo! Mesmo um evento para milhares de pessoas deve ter a personalização como foco.
4. Um evento gera valor imenso para quem promove, patrocina, participa. As oportunidades que um evento gera são imensas e significativas em escala global. Os produtores dessas verdadeiras "loucuras" em termos de administração, logística, arte e tantos outros detalhes, são essenciais.
5. O produtor de eventos tem uma responsabilidade imensa. Ele deve ser criativo, estratégico, sensível, enérgico, e além de tudo isso precisa ser um ser humano de altíssimo nível, e saber respeitar a todos de igual pra igual. Com essas características ele terá condições de cuidar de um evento pequeno ou gigantesco.
Vocês devem estar se perguntando: Qual a minha recomendação? Não poderia ser outra se não a de contratar um produtor de eventos que não tenha medo do impossível!
por Carla Lourenço, empreendedora e agente de beleza.
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