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Crédito: Dinarci Borges
Com expectativas em sintonia, fabricantes e lojistas aquecem o mercado nacional de calçados
Lojistas de diferentes estados brasileiros desembarcaram em Gramado com objetivos bem definidos: conhecer os principais lançamentos da moda nacional em calçados e acessórios e comprar muito para garantir vitrines cheias até o final do ano. E, se conseguirem encontrar boas oportunidades de negócios, melhor ainda. Nos corredores do Centro de Eventos do Serra Park, que sedia a partir desta segunda-feira (23) o SICC - Salão Internacional do Couro e do Calçado, circulam lojistas de todo o país e mais de 200 importadores de 30 países que vêm em busca das coleções primavera/verão brasileira em caçados e acessórios. A feira se estende até quarta-feira, dia 25 de maio, tem 250 expositores, 1400 marcas e espera receber nestes três dias cerca de 12 mil visitantes do setor. “Estamos felizes, pois estamos cumprindo o nosso papel de promotores reunindo as duas principais pontas da cadeia e garantindo um evento impar num momento tão especial”, diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, empresa promotora do SICC.
Consolidada como principal momento de encontro entre indústria e varejo no Brasil, a tradicional feira, está comemorando a retomada da economia setorial, depois de dois anos sem o evento presencial devido a pandemia do coronavírus. A confluência de expectativas entre os principais elos da cadeia de produção e consumo devem gerar números recordes nesta edição. Cleriston Costa de Oliveira, da Beatriz Calçados, de Conceição do Coité, da Bahia, com 10 unidades, por exemplo, afirma que após a pandemia, a expectativa agora é excelente. “Estamos em um recomeço e as feiras são nossos pontos de partida. Precisamos delas para interagir com o produtor e o mercado como um todo”, diz o lojista. Também Lorena Fabrícia Pires Martins Araujo, de Governador Valadares, de Minas Gerais, da Lorena Fabrícia Calçados e Márcio Gabriel Rudnick, de Piên, no Paraná, afirmam que Gramado é o principal local de encontro de todo o segmento onde conseguem fazer uma imersão em temas importantes como tendências de moda e comportamento do consumidor. “Aqui conseguimos beber na fonte de várias vertentes do nosso negócio”, diz Rudnick.