Carolina Pavão: uma trajetória visionária na advocacia e no empreendedorismo
NFT, metaverso e design 3D já estão entre as novidades do setor
Por conta da pandemia e das mudanças que vieram e transformaram o mercado, a forma de consumo e outros aspectos do comércio de moda passaram por uma transformação intensa.
A tecnologia passou a ser uma aliada poderosa para as empresas, que estão transformando seus canais digitais de vendas, e a soma de tecnologia e experiência se torna algo imprescindível.
Com tantas mudanças no setor de moda e nos hábitos de consumo, quais serão as próximas tendências do mercado? E como as grandes marcas estão se adaptando a estas mudanças e levando o varejo de moda para um novo patamar quando o assunto é tecnologia e inovação?
“Se o ano de 2020 foi o ano da transformação digital para muitas empresas, o ano de 2021 foi marcado pela incorporação de novos processos, novas formas de se relacionar com o consumidor, a integração e unificação de canais de vendas, tudo isso para que a experiência entregue ao cliente seja a mais completa possível”, explica o CEO da Codeby, empresa de tecnologia especializada em e-commerce, Fellipe Guimarães.
O que vem por aí
Segundo o especialista, as tendências vistas a partir de agora influenciarão a moda no varejo on-line por alguns anos. “Essas transformações irão refletir no cenário em constante mudança da indústria fashion no varejo digital, não só em 2022, mas para os
próximos anos”. A Codeby lançou recentemente o e-book gratuito “10 tendências para a indústria de moda no digital”, que antecipa as tendências e como elas podem ser aplicadas nos negócios.
Metaverso
A definição do metaverso é de criar visões paralelas às reais. Isso, por meio de dispositivos que levam as pessoas para salas virtuais onde será representada por um avatar construído por ela mesma.
“Na moda, o metaverso pode ajudar a personalizar as experiências de comunicação. Sem contar que ainda cria novos espaços para produção de campanhas, com a vantagem de reduzir o desperdício através das araras virtuais — podem, inclusive, serem usadas para a produção sob demanda”, explica Guimarães.
Um bom exemplo é o Grupo Soma. Através do projeto Farm Na Nuvem, criou um ambiente virtual onde seus clientes podem passear pela loja da griffe como se estivesse no Google Street View. E, ainda, podem escolher itens e fechar a compra ali mesmo no ambiente virtual.
Design digital 3D e fabricação sob demanda
Uma das dificuldades de realizar compras pela internet de roupas e acessórios é a impossibilidade de provar peças e, dessa forma, saber como será o caimento da roupa no corpo. Este ainda é um fator motivador para que muitos consumidores optem por não realizar compras pelos canais digitais.
“O Design digital 3D consiste basicamente em modelos de roupas tridimensionais com aspecto realista, que se moldam ao corpo do consumidor, além de mostrar combinações para aquela peça. Além disso, tem a proposta de ser sustentável. Sim, a peça só entra em produção após a compra, viabilizando modelos de negócio que visam a fabricação sob demanda”, pontua o especialista.
Realidade aumentada e NFT
A realidade virtual permite mais interação do usuário com a marca e produtos. Esta tecnologia proporciona a oportunidade de experimentar acessórios, peças de roupas e até mesmo a noção de proporção de produtos. É uma tendência que pode ser explorada nas redes sociais, como Facebook Shopping e Instagram Shopping, por exemplo.
“Por meio de óculos de realidade aumentada também é possível ampliar a experiência real de pessoas com a moda NFT. Imagine, por exemplo, que uma pessoa consegue (por meio de óculos especiais) se ver vestida com sua última compra em NFT, com uma compra exclusiva e protegida por criptografia. Seria fantástico, não? Em teoria isto será possível com a soma de NTFs, Metaverso e realidade virtual. Ou seja, 3 ideias que estão sendo apostas altas em gigantes como a Nike, Ralph Lauren, Vans, Gucci e muitas outras”, ressalta Fellipe.
Vídeos
Mostrar produtos por vídeo já é uma prática adotada por diversas marcas em sua estratégia de vendas no e-commerce. Além de mostrar mais detalhes do produto, os vídeos dão noções de proporção e criam uma atmosfera mais receptiva ao cliente.
“Uma das tendências - inclusive bastante usada no Oriente por marcas de luxo - é a venda de itens de moda por vídeos. A ferramenta tem a proposta de ser dinâmica e utilizável em qualquer aparelho, dando ao cliente um atendimento exclusivo e uma experiência única”, aponta Guimarães. “Além disso, é possível conquistar dados importantes sobre seu cliente, como comportamento de compra, produtos de interesse, abandono de carrinho e produtos mais vistos”.
Integração de canais
Uma das características que marcaram a transformação do varejo foi a integração de canais. “Muitas empresas tinham um olhar paralelo sobre suas operações digitais, tratando como uma parte separada dos demais canais. É crucial haver o entendimento de que o digital e o varejo tradicional podem ter envolvimento e ser integrados, criando uma operação muito mais completa e eficiente para o cliente”, salienta Guimarães.
Um olhar 360 graus diminui as fronteiras entre o online e offline, e faz com que empresas do setor de moda possam explorar modelos de negócios diferentes. Além disso, canais mais dinâmicos como o WhatsApp, se tornaram importantes não só para vendas, mas para o relacionamento com o cliente em várias partes da jornada de compra. “A tendência é que este canal continue fazendo parte das estratégias e seja aperfeiçoado para que o cliente fale com o vendedor, tire dúvidas, obtenha fotos e informações privilegiadas da sua marca favorita”.
Codeby
Empresa de tecnologia com mais de 7 anos no mercado, especializada no desenvolvimento e implementação de e-commerces. A empresa tem evoluído e transformado a realidade de negócios digitais de grandes marcas e empresas, contribuindo com soluções tecnológicas personalizadas para ambientes digitais. Com sede em São Paulo - Capital, e filial em Portugal, o grupo busca ampliar seu cenário de atuação, registrando crescimento acima de 160% ao ano. A Codeby é MVP Partner no quadrante da Vtex e mantenedora do E-commerce Brasil.
Fellipe Guimarães, especialista em negócios digitais | Startup Maker | Desenvolvedor Full Stack l Autor do livro “Universo do E-commerce”. Founder do Grupo Codeby, empresa de tecnologia especializada em desenvolvimento de funcionalidades que agregam o crescimento para negócios digitais. A empresa que possui 7 anos de mercado atende grandes marcas como, por exemplo, KFC (México), F64(Romênia), Telemercados (Chile), Lego, Shoulder, Valisere, Alpargatas, entre outras.