Couromoda 2020: Setor calçadista se rende ao conforto fashion pautado por mudança de comportamento do consumidor

Marcas apostam em linhas de calçados confortáveis, sem perder de vista as tendências mundiais da alta moda e do design

Couromoda 2020: Setor calçadista se rende ao conforto fashion pautado por mudança de comportamento do consumidor

Sapatos mais confortáveis, com design inspirado na alta costura e em designers internacionais, cores modernas e acabamento sofisticado, estão entre as tendências mais fortes do setor calçadista para 2020. Grandes marcas fazem suas apostas em um nicho que busca reconhecimento e mais estilo, deixando para traz o conceito de que sapato confortável serve apenas a um público mais velho ou é feito exclusivamente para amenizar problemas de saúde nos pés e joelhos. Essa tendência está presente na 47ª edição da COUROMODA, mais importante feira de calçados e artigos de couro da América Latina, que acontece até amanhã, dia 15, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Usaflex, especializada em sapatos confortáveis desde 1988, tem trabalhado arduamente para ampliar sua percepção de marca, posicionando-se como uma empresa atemporal, com calçados que atendem aos mais diversos consumidores e estilos. Recentemente a marca investiu R$ 2,7 milhões na ampliação de seu parque fabril em Igrejinha (RS) e desenhou a meta ambiciosa de alcançar faturamento de R$ 720 milhões em 2022.

Para Eduardo Muller, diretor de P&D da Usaflex, a empresa já tem em seu DNA a valorização do material, com o uso exclusivo de couro, forros antibactericida e espumas das palmilhas desenvolvidas em PU ou Latéx, as quais oferecem uma memória mais permanente. “Hoje, o conforto está em alta e o fast fashion está ficando em segundo plano. Continuamos a aprimorar o conforto de nossos produtos, porém, com atributos mais contemporâneos. Para isso, ampliamos a cartela de cores, criamos um setor de trade para colocar para fora o nosso conceito, usamos mais ferramentas internacionais de pesquisa e comportamento para entender a demanda de nossas clientes por um consumo mais consciente”, explica Muller.

De acordo com o executivo da Usaflex, os consumidores vêm buscando calçados mais confortáveis e bonitos há cerca de 10 anos. "A funcionalidade é mais importante e, também, a tendência esportiva influenciou essa mudança de comportamento do consumidor. Com isso, a Usaflex cresceu 20% no ano passado e tem expectativa de manter o mesmo crescimento em 2020”, avalia o diretor. “Mais do que um bom produto, o consumidor está atento às atitudes da marca, em especial nas áreas ambiental e social”, afirma.

De acordo com Marcelo Reis, estilista da Ferracini 24h, a proposta da marca sempre esteve focada no desenvolvimento de produtos confortáveis e modernos, de olho nas tendências mundiais em design. “O conforto está na essência da empresa e isso nos estabiliza no mercado. Para alcançar o nosso nível de excelência em conforto, apostamos em aprimoramento dos produtos, reunindo nossos grandes acertos do passado e que hoje fazemos de uma maneira muito melhor”, avalia Reis.

Na moda masculina, os sneakers são uma afirmação e não somente uma tendência para a Ferracini 24h, que hoje produz 1 milhão e quinhentos mil pares por ano. “O mercado americano trabalhou o EVA como tendência de conforto para os tênis e a gente precisava trazer isso para a marca. Essa matéria prima nos permite desenvolver um sapato mais alto, durável, leve e confortável”, conta Marcelo Reis. A marca, que teve crescimento médio de 10% nesse segmento nos últimos anos, tem expectativa de alcançar 30% em 2020.

Na vanguarda do conceito de moda positiva, o grupo Calçados Beira Rio lançou em 2017 a marca Modare Ultraconforto, que recentemente recebeu o selo SVB, reforçando o seu compromisso com a democratização da moda vegana. Atenta a esse tópico, com aplicação de inovações tecnológicas à saúde e longevidade, a marca não utiliza insumos de origem animal na fabricação de seus calçados. “Esse propósito está alinhado com a demanda do mercado, com respaldo no crescimento de consumidores que se dizem vegetarianos (14% dos brasileiros), e também dos climatarians, pessoas que optam por itens que minimizam o impacto no planeta”, explica Maribel Silva, diretora comercial e marketing da Beira Rio.

Maribel também falou sobre como a empresa é fiel à sua dinâmica e filosofia de se voltar a servir ao mercado e ao consumidor. “Começamos cada vez mais a olhar as tendências, o comportamento e quais são as novidades que atendem às expectativas de busca por bem estar e moda, que tragam benefícios que impactem também a sua saúde. Para isso, nos dedicamos ao uso de matérias primas, construções e inovações com sustentabilidade. O conforto fashion é real, a mulher deseja, e é o momento dela de querer associar comodidade e conforto à moda fashion”. A Modare Ultraconforto prevê crescimento de 30% em 2020 dentro do nicho de conforto.

A partir de pesquisas em institutos que ouvem clientes por todo o Brasil, o Grupo Arezzo entendeu que o segundo maior drive de consumo das mulheres quando se trata de calçados é o conforto. Assim nasceu a Alme, dedicada ao segmento. “Para a produção dos calçados existe uma grande pesquisa sobre tecnologia de conforto, que é constantemente renovada buscando sempre melhorias. O mercado cada vez mais entende a importância do bem estar, que está associado ao conforto. Por conta disso a marca possui a tecnologia em conforto, tem o bem estar como uma premissa e o autocuidado como um propósito de existência”, diz Maria Toledo, diretora da marca Alme do Grupo Arezzo & Co. Em dois anos a marca possui seis lojas físicas, o e-commerce e mais de 250 pontos de vendas pelo Brasil em multimarcas.

SERVIÇO: 

COUROMODA 
47ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda 

couromoda.com 

@couromoda 

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER  

10ª Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios 

saopaulopretaporter.com 

@sppretaporter 

13 a 15 de janeiro de 2020 
Segunda a quarta-feira: das 9h às 19h  

Expo Center Norte - São Paulo 

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