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Marcas apostam em linhas de calçados confortáveis, sem perder de vista as tendências mundiais da alta moda e do design
Couromoda 2020: Setor calçadista se rende ao conforto fashion pautado por mudança de comportamento do consumidor
Sapatos mais confortáveis, com design inspirado na alta costura e em designers internacionais, cores modernas e acabamento sofisticado, estão entre as tendências mais fortes do setor calçadista para 2020. Grandes marcas fazem suas apostas em um nicho que busca reconhecimento e mais estilo, deixando para traz o conceito de que sapato confortável serve apenas a um público mais velho ou é feito exclusivamente para amenizar problemas de saúde nos pés e joelhos. Essa tendência está presente na 47ª edição da COUROMODA, mais importante feira de calçados e artigos de couro da América Latina, que acontece até amanhã, dia 15, no Expo Center Norte, em São Paulo.
A Usaflex, especializada em sapatos confortáveis desde 1988, tem trabalhado arduamente para ampliar sua percepção de marca, posicionando-se como uma empresa atemporal, com calçados que atendem aos mais diversos consumidores e estilos. Recentemente a marca investiu R$ 2,7 milhões na ampliação de seu parque fabril em Igrejinha (RS) e desenhou a meta ambiciosa de alcançar faturamento de R$ 720 milhões em 2022.
Para Eduardo Muller, diretor de P&D da Usaflex, a empresa já tem em seu DNA a valorização do material, com o uso exclusivo de couro, forros antibactericida e espumas das palmilhas desenvolvidas em PU ou Latéx, as quais oferecem uma memória mais permanente. “Hoje, o conforto está em alta e o fast fashion está ficando em segundo plano. Continuamos a aprimorar o conforto de nossos produtos, porém, com atributos mais contemporâneos. Para isso, ampliamos a cartela de cores, criamos um setor de trade para colocar para fora o nosso conceito, usamos mais ferramentas internacionais de pesquisa e comportamento para entender a demanda de nossas clientes por um consumo mais consciente”, explica Muller.
De acordo com o executivo da Usaflex, os consumidores vêm buscando calçados mais confortáveis e bonitos há cerca de 10 anos. "A funcionalidade é mais importante e, também, a tendência esportiva influenciou essa mudança de comportamento do consumidor. Com isso, a Usaflex cresceu 20% no ano passado e tem expectativa de manter o mesmo crescimento em 2020”, avalia o diretor. “Mais do que um bom produto, o consumidor está atento às atitudes da marca, em especial nas áreas ambiental e social”, afirma.
De acordo com Marcelo Reis, estilista da Ferracini 24h, a proposta da marca sempre esteve focada no desenvolvimento de produtos confortáveis e modernos, de olho nas tendências mundiais em design. “O conforto está na essência da empresa e isso nos estabiliza no mercado. Para alcançar o nosso nível de excelência em conforto, apostamos em aprimoramento dos produtos, reunindo nossos grandes acertos do passado e que hoje fazemos de uma maneira muito melhor”, avalia Reis.
Na moda masculina, os sneakers são uma afirmação e não somente uma tendência para a Ferracini 24h, que hoje produz 1 milhão e quinhentos mil pares por ano. “O mercado americano trabalhou o EVA como tendência de conforto para os tênis e a gente precisava trazer isso para a marca. Essa matéria prima nos permite desenvolver um sapato mais alto, durável, leve e confortável”, conta Marcelo Reis. A marca, que teve crescimento médio de 10% nesse segmento nos últimos anos, tem expectativa de alcançar 30% em 2020.
Na vanguarda do conceito de moda positiva, o grupo Calçados Beira Rio lançou em 2017 a marca Modare Ultraconforto, que recentemente recebeu o selo SVB, reforçando o seu compromisso com a democratização da moda vegana. Atenta a esse tópico, com aplicação de inovações tecnológicas à saúde e longevidade, a marca não utiliza insumos de origem animal na fabricação de seus calçados. “Esse propósito está alinhado com a demanda do mercado, com respaldo no crescimento de consumidores que se dizem vegetarianos (14% dos brasileiros), e também dos climatarians, pessoas que optam por itens que minimizam o impacto no planeta”, explica Maribel Silva, diretora comercial e marketing da Beira Rio.
Maribel também falou sobre como a empresa é fiel à sua dinâmica e filosofia de se voltar a servir ao mercado e ao consumidor. “Começamos cada vez mais a olhar as tendências, o comportamento e quais são as novidades que atendem às expectativas de busca por bem estar e moda, que tragam benefícios que impactem também a sua saúde. Para isso, nos dedicamos ao uso de matérias primas, construções e inovações com sustentabilidade. O conforto fashion é real, a mulher deseja, e é o momento dela de querer associar comodidade e conforto à moda fashion”. A Modare Ultraconforto prevê crescimento de 30% em 2020 dentro do nicho de conforto.
A partir de pesquisas em institutos que ouvem clientes por todo o Brasil, o Grupo Arezzo entendeu que o segundo maior drive de consumo das mulheres quando se trata de calçados é o conforto. Assim nasceu a Alme, dedicada ao segmento. “Para a produção dos calçados existe uma grande pesquisa sobre tecnologia de conforto, que é constantemente renovada buscando sempre melhorias. O mercado cada vez mais entende a importância do bem estar, que está associado ao conforto. Por conta disso a marca possui a tecnologia em conforto, tem o bem estar como uma premissa e o autocuidado como um propósito de existência”, diz Maria Toledo, diretora da marca Alme do Grupo Arezzo & Co. Em dois anos a marca possui seis lojas físicas, o e-commerce e mais de 250 pontos de vendas pelo Brasil em multimarcas.
SERVIÇO:
COUROMODA
47ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda
couromoda.com
@couromoda
SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER
10ª Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios
@sppretaporter
13 a 15 de janeiro de 2020
Segunda a quarta-feira: das 9h às 19h
Expo Center Norte - São Paulo