Carolina Pavão: uma trajetória visionária na advocacia e no empreendedorismo
Da fome ao bilhão: A história de superação que criou uma das maiores franquias do país
Necessidade: esse foi o principal motivo que fez o jovem mineiro Reginaldo entrar no mundo do empreendedorismo. De família humilde, chegou a enfrentar a fome e três grandes falências antes de criar uma das maiores redes de franquias do Brasil.
Criada para ir na contramão das velhas práticas de escolas de idiomas, a KNN nasceu em 2004, no interior de São Paulo. Dez anos depois a empresa entra para o mercado de franquias e, menos de seis anos depois, já figura entre as 50 maiores franquias do país e entre as cinco maiores do seu segmento.
Atualmente a rede conta com mais de 600 escolas em 23 estados, onde estudam quase 150 mil alunos. Além disso, estima-se que até o final de 2020, a rede obteve um faturamento próximo a um bilhão de reais. Entretanto, para contar a história da KNN, é preciso voltar no tempo, em meados da década de 1960.
UM MINEIRO CHEIO DE SONHOS
Reginaldo Boeira nasceu em Monte Belo, interior de Minas Gerais. De família humilde, vivia com os pais e outros 10 irmãos e desde muito cedo ajudava o pai na roça, de onde vinha o sustento de todos.
Sem carro e outro meio de transporte, caminhava cerca de 18 km para ir e mais 18 km para voltar da escola todos os dias. Ao ganhar o primeiro sapato, carregava-o nas mãos e ia descalço para que não estragasse o par e pudesse usá-lo por mais tempo.
Ao se mudar para Limeira/SP em busca de oportunidades melhores, a família viu a fome de perto. A infância simples nunca foi impedimento para que Reginaldo deixasse de sonhar com uma vida melhor e, por conta da realidade que assombrava, viu que era necessário ajudar.
O DESPERTAR
Ao caminhar pelas ruas da cidade, entrou em alguns bares e percebeu que não havia doces à venda. Questionado, o dono do bar informou que era difícil a distribuidora entregar os produtos ali. Assim, Reginaldo enxergou a oportunidade de comprar os doces da distribuidora, que ficava próxima à sua casa, e revendê-los aos bares da cidade. Ali começou sua vida como empreendedor, aos 12 anos. Pouco antes de completar mais um ano de vida, Reginaldo já havia adquirido seu primeiro carro para otimizar o trabalho. Mais tarde, sua empresa já contava com uma van e, posteriormente um caminhão. O jovem rapaz pôde, enfim, ajudar sua família a mudar aquela realidade.
Infelizmente, os dias desafiadores não tinham chegado ao fim. Reginaldo enfrentaria três grandes falências em sua vida – a última delas a pior de todas, segundo ele, onde foi preciso pedir roupas emprestadas por não ter o que usar. Apesar dos altos e baixos, o empresário afirma que jamais desistiu de tentar, pois sabia que aquilo era apenas momentâneo e iria se levantar novamente. Em paralelo ao seu trabalho com doces, procurava aprender inglês, vontade que tinha desde pequeno quando ganhou um pequeno rádio à pilha que sintonizava uma estação de Londres.
Curioso com aquele idioma até então estranho, começou a estudar inglês em diversas escolas de idiomas, porém, percebeu que as metodologias não estavam funcionando, pois pouco se aprendia. Foi então que se deu conta que faltava uma metodologia que ensinasse idiomas especialmente para brasileiros, visto que a maioria dos métodos existentes no mercado é importada.
Estima-se que menos de 5% da população brasileira fala um segundo idioma e menos de 3% tem fluência em inglês. Estes números preocupantes se dão, em sua maioria, pela baixa eficiência do ensino regular no país, que foca em apenas aplicar a teoria, mas peca em valorizar o interesse, o tempo e maneira como cada aluno assimila um novo idioma. Foi dessa forma que Reginaldo enxergou a oportunidade de ir à contramão das velhas práticas e criou um método diferente que fosse a solução para os problemas que o país enfrenta no ensino de uma língua estrangeira.
Assim que finalizado o processo de construção da metodologia, abriu sua primeira escola no interior de São Paulo, sob outro nome. Alguns anos depois nasce a KNN Idiomas e, em 2014, a empresa entra para o mercado de franquias. Em menos de seis anos, a rede salta de uma única unidade para mais de 600 em 23 estados brasileiros. No início de 2020, entrou para a lista das 50 maiores franquias do país e já é uma das cinco maiores do seu segmento.
“Assim como o aprendizado de um novo idioma mudou minha vida, eu criei esta empresa para que sua metodologia pudesse fazer o mesmo para as outras pessoas”, afirma Reginaldo.
UMA FRANQUIA DE SUCESSO
Recentemente a KNN Idiomas foi apontada como uma das 10 franquias que mais cresceram no Brasil em número de unidades. O levantamento foi feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), com dados de 2018 e 2019. Entre as empresas listadas, a KNN destaca-se por sua ascensão exponencial em um curto espaço de tempo, com crescimento de 43% e negociação de novas 109 unidades em apenas um ano.
“A educação é um ramo de inesgotáveis possibilidades. É lucrativo e ao mesmo tempo gratificante, pois dá oportunidade de alcançar estabilidade financeira e, principalmente, transformar vidas”, ressalta Reginaldo.
Outra conquista de 2020, consolidou de vez a rede como uma gigante do ramo. Em março, a KNN recebe o Selo de Excelência em Franchising 2020, promovido pela ABF. Trata-se da mais importante chancela do mercado de franquias brasileiro, que reconhece a qualidade da empresa e sua atuação como franqueadora. Em 2020, pelo segundo ano consecutivo a KNN Idiomas conquistou o prêmio Melhores Franquias do Brasil, concedido pela revista PEGN, da Editora Globo.
Instagram: reginaldoboeira
www.seja.knnidiomas.com.br