Carolina Pavão: uma trajetória visionária na advocacia e no empreendedorismo
Está chegando o grande dia de conhecer a Denim City SP, que traz em território nacional o mesmo projeto realizado na Denim City Amsterdã. A inauguração do espaço, localizado no Brás, está prevista para 11 de maio, somente para convidados, e na sequência será iniciada a Semana das Tecelagens, que acontece até o dia 14.
"A estrutura da Denim City SP é baseada em dois tipos de negócios. O principal é que é uma associação sem fins lucrativos que será fomentada pelos patrocinadores e pelos cursos e workshops. Todo o lucro será reinvestido na própria associação. Esse é o principal negócio, responsável pela academia, é o modelo que existe em Amsterdã", afirma Maria José Orione, diretora acadêmica do espaço.
Ela continua: "Depois, iremos evoluir o conceito e teremos no mesmo local, restaurantes, showrooms associados a cadeia de suprimentos, tecelagens, aviamentos e afins. Teremos um coworking para quem precisar de um local de apoio para trabalhar. O nosso objetivo é realmente que seja um espaço vivo, de convivência para qualquer pessoa que queira visitar a Denim City. Esperamos que as pessoas tenham vontade de ir lá aos sábados, de repente fazer um workshop, entender qual o universo jeanswear. Todos serão muito bem-vindos".
É importante ressaltar que a Denim City SP tem esse nome somente por uma questão de coerência com a matriz, que se chama Denim City Amsterdã. Com isto, a escolha é pela cidade onde está o empreendimento, o que não significa que não possa estender sua atuação para todo o país e até, quem sabe, a América Latina.
"Nós queremos todo o Brasil conosco, por isso acreditamos em cocriação, porque eu não posso achar que os problemas de Fortaleza sejam iguais aos de Santa Catarina, Paraná, de São Paulo ou do Recife. Queremos os olhares de todos, queremos que todos troquem experiências e aprendam uns com os outros. Que seja um elo de conexão da cadeia", comenta Maria José.
Semana das Tecelagens
A Denim City SP irá reunir, pela primeira vez, as maiores tecelagens em um único local, onde irão apresentar seus lançamentos e até palestras relevantes para o setor. A inscrição poderá ser realizada através do site e o evento é aberto aos clientes e interessados no universo denim. Por enquanto estão confirmadas as têxteis, Canatiba, Capricórnio, Jolitex, Santista, Vicunha e Covolan. O espaço também conta com a presença de empresas de aviamentos, tecnologia, acabamentos, entre outros.
"Estamos muito felizes de fazer essa aproximação porque todas as ações da denim City visam o cliente, o setor. Eles reclamavam muito de deslocamentos, que perdiam muito tempo de uma tecelagem para outra. O objetivo de fazer em um lugar só, facilitar a vida do cliente, além das tecelagens que terão acesso aos outros showrooms", diz Maria José.
Cursos
O Denim City SP promove cinco cursos livres de 20 horas, que já estão disponíveis para pré-inscrição no site, sempre com aulas teóricas e práticas. O primeiro deles, "Do Algodão ao Denim", fala sobre tecidos e conta um pouco a história do denim, da tecnologia têxtil e tingimentos. Ensina sobre como se constrói um tecido para que o aluno saiba escolher melhor esse tecido.
Já "Dando Forma ao Jeans" aborda a modelagem, fornecendo conhecimentos necessários para a melhoria da comunicação entre as partes envolvidas no desenvolvimento de um jeans. "A gente sempre brinca que quando o estilista não preenche bem uma ficha técnica o modelo deixou de ser dele e passa a ser de quem vai interpretar, então é um pouco tudo isso", comenta Maria José.
Há ainda o curso "Design, Pesquisa e Criação no Universo Denim" , que traz as características do design, referências e pesquisas de moda, planejamento e desenvolvimento de coleção. "O curso mostra que pesquisa não é só viagem, que tem que se aprofundar mais, fala sobre as diferenças de tendências, micro, macro e modinha [...] Ciclo de vida, como você coloca a tendência no modelo, time necessário para fazer um planejamento de coleção, qual é o tamanho dessa coleção, foca muito em DNA de marca, utilização de aviamentos corretos", afirma Maria José.
A "Magia do Denim" aborda a lavanderia, a sua história - por que as lavagens começaram a ser feitas, problemas que a lavanderia acarreta para o mundo e as soluções possíveis para isso, como fazer um azul mais limpo, mais brilhante e mais sustentável.
Por fim, "Como vender um jeans" traz conceitos necessários para o vendedor de varejo auxiliar o cliente em sua decisão de compra. Aborda os tipos de modelagens e diferentes corpos que elas se adaptam, o conceito do denim, do tecido, confecção, lavagem, nomenclaturas.
As pré-inscrições podem ser realizadas através do link denimcity.org.br/academy/cursos.
Sustentabilidade
A sustentabilidade permeia todo o projeto da Denim City SP, em um espaço que terá tratamento de efluentes para lavanderia, com toda a água reaproveitada, lixo reciclado. "Para o segundo semestre teremos um curso com foco no assunto. Acho que a palavra tem sido usada de forma leviana, por isso, queremos tratar temas que auxiliem as empresas a serem sustentáveis, porque acreditamos em ser tão sustentável quanto possível", comenta Maria José.
"Ninguém vai ser 100% sustentável amanhã, o mundo não está preparado para isso. Então acreditamos que cada passo dado nessa direção é importante. Se amanhã você estiver melhor que hoje, foi o primeiro passo. Ninguém pode cobrar que uma empresa seja do dia para noite, 100% sustentável", completou.
A diretora acadêmica ainda ressalta que haverá também um Workshop sobre economia circular. "Queremos conscientizar as pessoas e a partir do momento que se admite que o problema existe, você já está começando a pensar numa solução. As têxteis que são as grandes responsáveis pelos tingimentos que são a parte mais agressiva do processo, estão muito mais bem preparadas do que a maioria das lavanderias. Então, por exemplo, o grande público não sabe que as tecelagens reaproveitam água, energia, fazem o tratamento de efluentes corretamente, devolvem a água em estado melhor do que captou, porque esta informação não chega ao público final e aí fica a imagem de que são poluentes. Elas cuidam disso, de forma correta porque são maiores. As microempresas que têm mais problemas relacionados a isso", diz Maria José.
E acrescenta: "E é isso tudo que queremos discutir, não somente apontar o dedo e dizer você tem culpa, mas sim como podemos resolver, como ajudar a resolver. E acreditamos numa coisa muito importante para a Denim City que é a Cocriação, acreditamos muito que vários cérebros vão sempre pensar melhor do que um sozinho, porque você tem pluralidade de visão, o Brasil é muito grande".
A Denim City SP pretende também, a longo prazo, informar o consumidor cada vez mais engajado, sobre todos os processos sustentáveis do jeans. "Nosso sonho é criar uma comunicação para o consumidor final. Mostrar o que é uma calça jeans, o que tem por trás disso, e o que a indústria traz de benefícios e cuidados para isso", ressalta Maria José.
A contribuição da Denim City para o mercado denim no Brasil
Cocriação, discussões, espaço de convivência, união e, principalmente, muito conhecimento. Essa é a Denim City que só vem agregar e contribuir para o mercado jeanswear brasileiro.
"Nosso objetivo é colocar todo o setor para conversar, é estimular o conceito de cadeia de suprimentos que é muito frágil no Brasil. Um entender a necessidade do outro e ter um espaço "isento" do processo para facilitar e catalisar essas ideias e fornecer soluções ou sugestões para que a cadeia converse mais", afirma Maria José.
E continua: "A gente se propõe a juntar players para discutir necessidades dos clientes comuns, tudo para melhorar o setor, criar um espaço de colaboração, essa é a palavra do momento, é assim que o novo mundo funciona. É isso que acreditamos. Tirar um pouco essa disputa de concorrência agressiva, e propor uma concorrência saudável, onde todos os concorrentes são bem-vindos; essa é uma das condições proposta pelo projeto acredita. Nunca daremos exclusividade para um setor. Isso vai contra nossos valores".
A Denim City SP tem como parceiros a Audaces, Biotipo, Canatiba, Capricórnio, Consciência Jeans, Dzarm, GB Customização, Giassi Confecções, Lycra®, Mega Polo Moda, MYR, Santista Jeanswear, Silmaq, Sinfiatec, Tecnoblu, Vi.Be.Mac, Vicunha, YouCom, Zune Brands.
Os patrocinadores que terão um showroom no espaço são a Audaces, Capricórnio, Covolan Têxtil, lavanderia Dinâmica, GFT, GB Customização, Hi-Tech, Irmãos Perfeito, ITag, lavanderia John Cler, Jolitex Denim, Jungle, Lav Denim Lavanderia, PunchMaster, Santista Jeanswear, lavanderia StoneWash, MYR e Tecnoblu.
O Guia JeansWear é apoiadora da Denim City SP.
Fonte: Guia JeansWear