NegóciosIndústria

Metalúrgica RIO investe pesado em maquinários e prevê crescimento de 25% este ano

Metalúrgica RIO investe pesado em maquinários e prevê crescimento de 25% este ano

A empresa de Rio do Sul (SC), que desenvolve peças de reposição automotivas e exporta para 26 países, tem alcançado crescimento acima do apresentado pelo setor

Com motivos para comemorar seus 76 anos, a RIO - Riosulense S.A. (Rio do Sul/SC), marca global, referência na aplicação e no desenvolvimento de ligas especiais de ferro e de aço para peças do setor automotivo, tem garantido bom crescimento. A empresa faturou R$ 400 milhões no ano passado, 60% acima do montante de 2020 – e superior ao crescimento do setor, que foi de 47%. E projeta para este ano um aumento de 25%.

A RIO, que está entre as principais fabricantes de peças automotivas da América Latina, atribui esse crescimento por estar preparada para atender ao aquecimento do mercado de reposição automotiva, pois tem feito investimentos significativos em maquinários – como para a usinagem de camisas de cilindro e em robôs para otimizar a usinagem das sedes de válvula.

Para a projeção de crescimento em 2022, a RIO também se preparou, investindo em mão de obra especializada e na automação do parque fabril. Assim, a empresa passou a garantir ainda maior precisão e confiabilidade nas peças usinadas. Além disso, tem lançado produtos para completar o seu portfólio, que atende às linhas leve, pesada, utilitários, motocicletas e máquinas agrícolas.

As exportações da empresa tiveram uma participação importante no crescimento, correspondendo a 10% do faturamento, isto porque a RIO se mobilizou para atender à alta demanda dos clientes durante a escassez de matérias-primas e produtos, provocada pela pandemia. Ainda em 2021, a empresa cresceu 48% nas vendas para o exterior e, agora, além de manter os mercados conquistados, a meta é seguir expandindo internacionalmente.

“Hoje, a RIO exporta para 26 países, em todos os continentes. Seguimos com a internacionalização da marca, sem deixar de lado o mercado interno. Investimos continuamente em capacitação do cliente final, por meio de cursos e produção de conteúdo para as redes sociais com alta qualidade. São 76 anos de atuação, milhares de produtos lançados, sempre atualizados de acordo com o mercado, com qualidade e precisão que garantem a confiança do nosso cliente”, afirma Ornelio Kleber, CEO da RIO.

Marketing – Para mostrar toda a sua tradição em qualidade no desenvolvimento de peças de reposição, a RIO reforçou em 2022 a participação em feiras importantes do setor, como a AUTOPAR, em Curitiba/PR, realizada em maio, e a AUTOP, marcada para agosto, em Fortaleza/CE. O objetivo é se aproximar de clientes e do mercado, apresentando lançamentos e mostrando aos visitantes desses eventos, por meio de um passeio virtual (360 graus), a amplitude e a modernidade do seu parque fabril – com 27.000 m2 construídos e área total de 1.000.000 m2 – e, também a sua tecnologia inovadora. E ainda compartilha muito conteúdo, por meio de palestras.

“A participação em feiras é sempre uma ótima oportunidade de levar ao maior número de clientes possível, em um curto período de tempo, as novidades da RIO, tanto em questão de portfólio e lançamentos quanto a apresentação dos novos membros da equipe”, conta Natália Vasconcelos, Gerente Comercial da RIO.

Também já é marca registrada da empresa oferecer intensos conteúdos que ajudam no dia a dia dos especialistas em motor: dicas de aplicação, informativos técnicos, cadernos de produtos e vídeos demonstrativos apresentando a fabricação de peças, metrologia e laboratórios. O objetivo é estar ao lado desses experts, com apoio técnico, peças de qualidade e excelência em atendimento. A empresa também tem firmado parcerias com influencers do setor, como a mais recente com Alexandre Dias Generoso, da High Torque, um dos mais conhecidos criadores de conteúdo na área de mecânica de reparação.

Produtos – Entre os lançamentos que estão sendo apresentados pela empresa destacam-se:

- “Kit Pistão e Anel”, antes oferecido apenas para modelos Volkswagen e, que recentemente chegou para aplicação na Linha Fiat e, em breve, fará parte do portfólio também a linha francesa e Hyundai;

- Camisas de Cilindro para motores Ford Zetec 1.6 8v;

- Eixos de Comando e itens para motores 3 Cilindros.

A RIO alcança visibilidade, ainda, em função de suas embalagens inteligentes. Nelas, o mecânico pode encontrar um QRCode com informações técnicas das peças, dicas de aplicações e vídeos com detalhes dos produtos.

Ao todo, são 15 famílias de produtos e 5 mil itens no portfólio.

RIO tem 76 anos de experiência no mercado e atualmente possui quase mil funcionários. Atua em diferentes mercados: fornece peças para setor de reposição nacional e internacional, para as principais montadoras do mundo, e para o mercado agrícola e ferroviário. Além disso, expandiu os negócios ao utilizar a manufatura aditiva, por meio da impressão 3D na fabricação de protótipos, desenvolvidos em parceria com as engenharias das montadoras. 

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!