Carolina Pavão: uma trajetória visionária na advocacia e no empreendedorismo
Pamplona Alimentos S/A: empresa rio-sulense amplia faturamento em 39% em 2020 e investe R$ 600 milhões em plano de expansão
A rio-sulense Pamplona Alimentos S/A., empresa com mais de 72 anos de tradição no mercado de carnes suínas, divulgou o balanço das suas operações em 2020 e mostra que conseguiu fechar o ano com saldo positivo.
A companhia encerrou o período com R$ 1,9 bilhão em Receita Operacional Bruta, o que representa um aumento recorde de 39% frente ao ano anterior, e Lucro Líquido de R$ 298 milhões - um crescimento representativo de 334,3%. As exportações também avançaram 65,46%, sobretudo para o mercado chinês, contribuindo para a consolidação de um balanço positivo do período.
Outro forte indicador que atesta o sucesso da empresa em 2020 foi o EBITDA - cálculo que permite analisar a geração de caixa frente às atividades operacionais de uma empresa -, que atingiu o valor de R$ 369,5 milhões (margem de 21,2%), ante R$ 145,8 milhões (margem de 11,9%) em 2019. “Essa questão do EBITDA, de forma particular, é muito significativa, pois expressa um resultado excepcional não apenas para a Pamplona, mas para o mercado em que atuamos, no qual historicamente esse indicador é de 10% a 12%”, explica Irani Pamplona Peters, presidente da companhia.
Segundo Irani, a tendência é que os números do desempenho de 2020 sigam em ascensão, principalmente levando em consideração os investimentos previstos pela companhia para os próximos anos. “Estamos trabalhando em diferentes frentes que visam a modernização e crescimento da nossa marca, além de garantir um aumento cada vez maior dos padrões de qualidade pelos quais nossos produtos já são reconhecidos. Entre essas iniciativas estão ações para o desenvolvimento de novas linhas genéticas, expansão das unidades experimentais, aumento da capacidade de estocagem de grãos, entre outras”, destaca a presidente.
PLANO DE EXPANSÃO
Até 2024 a companhia prevê investimentos de R$ 600 milhões, que serão investidos em dois projetos principais: o primeiro deles é a duplicação do abate e da desossa na unidade de Presidente Getúlio/SC, no qual será utilizada tecnologia baseada no conceito da indústria 4.0, como por exemplo, paletização e câmara de estocagem operadas por robôs, além de sistemas automatizados de produção que têm como base as melhores tecnologias mundiais possibilitando o incremento de 2.640 suínos/dia.
Com isso, a unidade será ampliada para atender as demandas internacionais e suprir a necessidade de matéria prima para produtos processados. Nessa iniciativa estão sendo investidos R$ 320 milhões, mais R$ 125 milhões em ativo biológico e capital de giro, totalizando R$ 445 milhões.
Ainda no âmbito deste plano também serão destinados R$ 155 milhões à unidade de Rio do Sul/SC, voltados à expansão de produtos processados, incluindo as linhas de temperados, linguiças frescais e cozidas, fatiados e defumados, possibilitando um incremento de 16,5 mil toneladas de produtos industrializados por ano.
LANÇAMENTOS E NOVIDADES
O lançamento de novos produtos porcionados e fatiados esteve entre as estratégias que levaram aos bons resultados alcançados pela Pamplona em 2020. Entre os itens lançados destacam-se a linguiça toscana 400g, linguiça tipo calabresa fatiada 500g, lombo canadense fatiado 500g, novidades que validaram a tática de oferecer produtos práticos para o cliente final, como ação importante para aumentar a participação nos mercados.
SOBRE A PAMPLONA
Com mais de 72 anos de tradição, a Pamplona Alimentos S.A., empresa familiar catarinense, atua com a missão de produzir e fornecer alimentos práticos, saudáveis e de qualidade para os consumidores brasileiros.
Com sede em Rio do Sul/SC, a empresa está presente em 26 estados brasileiros e exporta cortes suínos para os principais mercados em que o Brasil é habilitado. Seu amplo portfólio conta com 18 linhas de produtos que englobam: carne suína temperada e in natura, linguiças defumadas e frescais, defumados, salames, copas, presuntaria e derivados, fatiados, queijos e cortes bovinos temperados, entre outros.
A companhia, que também é detentora das marcas Saudável, Rio Sul e Paraná, tem em seu quadro mais de 3 mil colaboradores e é reconhecida pelo investimento constante em inovação direcionado à modernização do parque fabril, otimização de processos industriais, projetos de genética própria e garantia do bem-estar animal, além de ações de sustentabilidade.