Litoral Catarinense

Prédio de luxo em Balneário Camboriú terá água filtrada em todas as torneiras e chuveiros

Prédio de luxo em Balneário Camboriú terá água filtrada em todas as torneiras e chuveiros

Primeiro edifício-árvore do Brasil, o Auris Residenze, do Fischer Group, trará diferenciais que impactam na saúde integrados ao novo conceito de luxo. Projeto do escritório italiano Archea Associati, em fase de pré lançamento, incorpora, inclusive, soluções alinhadas à crescente demanda por qualidade da água. Estudos americanos mostram que 78% dos entrevistados demonstram preocupação com investimentos em infraestrutura para soluções de tratamento de água em residências e que quase metade dos consumidores que compram água engarrafada (56%) declarou ter alterado esse hábito por preocupação ambiental, muitos passaram a usar sistemas de purificação em casa.

A preocupação com a qualidade da água dentro de casa é um diferencial cada vez mais valorizado no mundo. De olho nessa tendência global focada em saúde e qualidade de vida, a incorporadora catarinense Fischer inovou ao trazer o projeto do Auris Residenze, primeiro “edifício-árvore” do Brasil, que será construído em Balneário Camboriú/SC, líder em valorização do metro quadrado nacional. O empreendimento, em fase de pré lançamento e com alta adesão  traz uma série de diferenciais, entre eles, contará com um sistema central de purificação capaz de fornecer água filtrada em todos os pontos de uso das unidades residenciais, tanto em áreas comuns quanto privadas, em chuveiros e torneiras. Ainda raro no Brasil, o recurso reflete uma demanda crescente observada em mercados mais maduros. 

Segundo o estudo “Consumer Opinion Study 2023”, da Water Quality Association (WQA), 78% dos americanos acreditam que os investimentos federais em infraestrutura deveriam incluir soluções de tratamento de água para residências. O mesmo relatório mostra que quase metade dos consumidores que compram água engarrafada (56%) declarou ter alterado esse hábito por preocupação ambiental,  muitos passaram a usar sistemas de purificação em casa.

Projetado pelo escritório italiano Archea Associati e construído pelo Fischer Group, o edifício aplicará a filtragem já na entrada da rede hidráulica, antes da distribuição interna. A solução elimina impurezas, metais pesados e excesso de cloro, oferecendo um padrão superior ao exigido por normas locais. Com isso, dispensa o uso de filtros adicionais nos apartamentos e nas áreas comuns, e agrega valor ao imóvel ao incorporar um item com forte apelo de saúde preventiva.

“O sistema de filtragem que será adotado no Auris representa um novo patamar de cuidado com a saúde dos moradores, e entendemos fatores como este um exemplo de luxo para no mundo atual. Toda a água do edifício passará por um processo de purificação avançado antes de chegar aos apartamentos e ambientes do edifício, o que permite seu consumo direto em qualquer ponto, inclusive torneiras e chuveiros. Essa tecnologia centralizada, que elimina cloro, metais pesados e outras impurezas, é comum em países mais desenvolvidos como na Europa e nos Estados Unidos e esperamos que o Auris seja um exemplo e que comece  a ganhar mais espaço no Brasil. Optamos por antecipar essa tendência com um padrão que ultrapassa as exigências sanitárias atuais e dialoga diretamente com a ideia de bem-estar que o projeto propõe e que as pessoas buscam”, afirma Claudio Fischer, CEO do Fischer Group.

Com certificações internacionais WELL e LEED, o Auris Residenze adota outras várias soluções sustentáveis de alto desempenho que impactam diretamente na redução do consumo de recursos naturais. Os jardins suspensos, com irrigação automatizada, ajudam a reduzir em até 4°C a temperatura interna dos apartamentos, o que representa uma economia de até 42% no uso de ar-condicionado. Já o sistema construtivo proporciona uma diminuição de 26% no consumo de eletricidade em relação ao padrão de mercado. A gestão hídrica também é destaque: o empreendimento vai alcançar até 52% de redução no uso de água potável por meio de reaproveitamento de águas cinzas e pluviais. Com mais de 130 metros de altura, o Auris Residenze terá apenas 26 apartamentos, um por andar, em uma área construída de 11.500 m². As unidades variam de 215 m² a 230 m² privativos, com três ou quatro suítes e até quatro vagas de garagem. 

Entre as inovações tecnológicas voltadas à saúde e qualidade de vida também vai incorporar o uso de sensores de CO₂ com controle automatizado da ventilação, inclusive nas garagens. O edifício contará com ar interno mais puro do que o externo,e diversos recursos voltados ao conceito de “well living”, como escadas com sinalização motivacional, paisagismo, horta, simulador de remo e até banheira de gelo — incentivando a prática de atividades físicas e o cuidado diário com o corpo e a mente.

Sobre o Fischer Group

Focado em projetos ousados e visão empreendedora marcada por gerações, a história do Fischer Group tem relação direta com o desenvolvimento da cidade catarinense de Balneário Camboriú, e iniciou na década de 50 com a inauguração do primeiro hotel de luxo da cidade, o Hotel Fischer, um marco para hotelaria local e nacional na época e que recebeu grandes personalidades públicas e celebridades. A marca Fischer seguiu em renovação e, por meio de especializações e estudos intensos no Brasil e no exterior, trouxe na terceira e na quarta geração, a missão de propagar o “novo luxo” diretamente relacionado à qualidade de vida.  Por meio de parcerias com grandes marcas da construção civil, executou empreendimentos diferenciados e de alto padrão como o Terraço Boa Vista, a Casa Cubo, a Casa Estaleiro e o Fischer Dreams, que está sendo erguido no mesmo local do antigo hotel. Auris Residenze entra no mercado como uma  “obra-prima da arquitetura viva" e consolida ainda mais o Fischer Group no mercado de empreendimentos ao estilo “boutique”. 

https://aurisresidenze.com/
https://www.fischergroup.com.br/

Créditos: Divulgação/ Fischer Group

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!