Revolução do franchising: Aceleradora aposta em união de rede de franquias para disputar espaço de mercado

Leandro e Leonardo, sócios-fundadores da 300 Franchising - Crédito: Divulgação

Revolução do franchising: Aceleradora aposta em união de rede de franquias para disputar espaço de mercado

Com matriz em Joinville, uma filial em São Paulo e um escritório em Maceió focado na prospecção de novos clientes, a 300 Franchising Exponencial é a maior aceleradora de franquias do Brasil. A empresa detém o maior número de unidades de marcas de franquias do país e busca aumentar a capilaridade com franquias mais acessíveis. O planejamento estratégico da empresa foca na consolidação entre os maiores players do franchising mundial. “Nosso plano é crescer, expandir em número de unidades no Brasil e no exterior e, em cinco anos, tornar-se o quinto maior player do franchising mundial. Nesse aspecto, é preciso se reinventar para escalar o negócio”, destaca o CEO, Leonardo Castelo.

Especialista no desenvolvimento de negócios com investimento variável de R$ 20 mil a R$ 700 mil, a 300 Franchising Exponencial adota uma lógica semelhante para dominar os mais variados segmentos econômicos no país no mercado do franchising. Com 90 marcas, o conglomerado opera como uma holding que engloba várias holdings setoriais, formadas por diversas empresas do mesmo setor. A empresa foi fundada em junho de 2019 por Leandro Castelo e Leonardo Castelo, Empreendedores Endeavor Global e Empreendedores do Ano (2018) pela EY, considerado o Óscar mundial do empreendedorismo.

Segundo o presidente da 300 Franchising Exponencial, com a reunião de várias marcas pequenas, a ideia é disputar espaço com as gigantes, incluindo as multinacionais dos mais variados ramos de atividade. A empresa possui atualmente 90 marcas que juntas reúnem 7 mil franquias. No setor de fast foods, por exemplo, franquias menores podem se tornar alternativas de negócio para investidores e franqueados ao chegarem a áreas não cobertas por players como McDonalds e Burguer King. Segundo Castelo, as grandes franquias têm limitações geográficas. “Quando você olha para o McDonalds, cabem dois ou três em Joinville, no máximo”, comenta o presidente. “As micro franquias conseguem atacar nos bairros, sendo operadas por franqueados dos próprios bairros. A Açaí Concept tem mais de 20 unidades em Maceió. Perceba a força que uma marca regional consegue ter com essa capilaridade.”

Atualmente, a 300 Franchising mantêm holdings menores, focadas em vários nichos específicos. No total, são 28 franquias de alimentação, incluindo “hubs” menores, como o de açaí, com as marcas Total Açaí, MeltenCo e Açaí Concept. A imensa lista de franquias de menor valor inclui marcas de odontologia como a Ortoestética, OrtoDoctor, Ocxo Implantes Odontologia e Ocxo Face. Na área de estética, Mais Top Estética, Mais Top Depilação e Nails2You. Em educação, o Instituto de Especialização em Vendas, Online Traders e MK+Academy, além de diversas outras áreas, como academia, saúde e tecnologia, em um conjunto de marcas que não para de crescer. A projeção é chegar a 100 até o fim do ano de 2022.

Criada em julho de 2019, a 300 Franchising completou três anos em julho. A empresa totaliza 7 mil unidades de franquias e micro franquias e, em média, a cada mês, 20 marcas buscam a empresa para o processo de aceleração. Empreendimento liderado pelos empresários Leandro e Leonardo Castelo, a holding reúne 90 diferentes marcas, que totalizam um faturamento sellout anual de R$ 2,2 bilhões e empregam aproximadamente 30 mil pessoas, incluindo franqueadora, franqueado e algum tipo de atividade de suporte.

A holding acaba de firmar sociedade com a startup SalesFarm, primeira plataforma tecnológica de terceirização de times comerciais do país. O aporte de R$ 6 milhões, feito pela maior holding de franquias do Brasil, irá consolidar a empresa como sexto maior player do franchising mundial e a projeta para ocupar a liderança do mercado em cinco anos. O investimento realizado pela empresa especialista na aceleração de franquias possibilitará o crescimento de mais marcas do setor visando chegar 17 mil unidades no decorrer dos anos. Também serão abertos novos postos de trabalho para vendedores, sendo 700 vagas no regime home office, pela SalesFarm, e 300 vagas presenciais nos escritórios da 300 Franchising Exponencial, em Joinville e São Paulo. As operações em conjunto começaram neste primeiro semestre de 2022.

História Empreendedora

Empreendedores natos, Edmar Castelo e os filhos Leandro e Leonardo criaram um império. Depois de fundarem a Ecoville, em 2007, hoje a maior rede varejista de produtos de limpeza do país, em 2019, eles abriram a 300 Franchising Exponencial, uma holding que tem como objetivo acelerar a expansão de empresas franqueadoras. A empresa reúne 90 marcas de diversos segmentos que juntas somam 7  mil unidades, geram 30 mil empregos e formam um negócio de R$ 2 bilhões.

A família Castelo, celebrou muitas conquistas ao longo dos anos, mas também enfrentou muitas batalhas e desafios. Justamente para contar essa trajetória e oferecer dicas aos leitores que estão em busca de orientação para abrir o próprio negócio ou respostas para solucionar problemas de gestão, Edmar e os filhos lançaram o livro “Sonhe, Acredite e Faça”, da Editora Gente.

Os empreendedores, que começaram vendendo produtos de limpeza porta a porta, falam sobre o desafio de começar o próprio negócio com pouco dinheiro e das decisões erradas tomadas no início da vida empresarial. Entre os equívocos à época, a compra de um terreno para a construção de um galpão, que mobilizou boa parte do capital inicial disponível. Também explicam como a falta do conhecimento técnico em vendas prejudicou o início do negócio. Com muito estudo e dedicação eles conseguiram implementar uma metodologia de vendas eficiente.

Desenvolvem um modelo baseado em: demonstração, experimentação, disciplina na rota, cliente personalizado, gatilho da reciprocidade, indicação e qualidade e inovação. “Descobrimos que a taxa de conversão nas vendas aumentava à medida que o consumidor tinha a urgência de experimentar os produtos”, relatam os autores. Se usassem embalagens elaboradas, as donas de casa muitas vezes deixavam a amostra de lado e não usavam.

Aos poucos, com muito aprendizado técnico e dedicação, a Ecoville se fortaleceu. Além disso, quando tiveram a chance de participar do programa Scale-up, iniciativa da Endeavor que tem como propósito acelerar modelos de negócios inovadores e escaláveis, os empreendedores passaram a ser cercar de mentorias oferecidas por executivos e donos de grandes empresas. “Não fossem as mentorias recebidas e a humildade para compreender os erros, certamente não alcançaríamos a maturidade necessária sermos referência em negócios”, explica Leandro Castelo.

Foi com a Ecoville que os irmãos Castelo entraram no franchising. As lojas passaram a ser franqueadas em 2017. Hoje são 240 em 24 estados. Em 2019, mesmo ano da fundação da holding, Leandro e Leonardo receberam o título Empreendedores Endeavor Global 2018 e no mesmo ano consolidam-se ao vencerem o prêmio de Empreendedores do Ano pela Ernst & Young (EY), o óscar do empreendedorismo mundial.

Informações:

Instagram: @300franchising

www.300f.com.br

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