CEO's Club expande fronteiras com lançamento de embaixada em Salvador
O legado do seu João, que nos deixou em maio de 2020, se perpetua na empresa através do propósito. Pra RIO, toda gente importa. É essa afirmação que alavanca as pessoas da empresa, comunidade rio-sulense e também do país e do mundo.
Ao longo dos 75 anos de história, a RIO se tornou uma marca global, referência na aplicação e no desenvolvimento de ferro e de aço para peças e produtos do setor automotivo. Está entre as principais fabricantes de peças automotivas da América Latina e atua em diferentes mercados: fornece peças para as principais montadoras do mundo, atende o setor ferroviário e abastece os mercados automotivos nacional e internacional com linhas de reposição.
Agora, a parceria com a WIRKLICH (firmada no final do ano passado) possibilitará à RIO avançar em novos mercados. Além disso, vem expandindo os negócios ao utilizar a manufatura aditiva, por meio da impressão 3D na fabricação de protótipos de modelos de fundição. A empresa exporta para mais de 25 países da América Latina, América do Norte, Ásia, Europa e Oceania. Parcerias estratégicas, inteligência organizacional, olhar para inovação e a certeza de que toda gente importa são os pilares que norteiam a empresa.
INOVAÇÃO NO DNA
A RIO é uma empresa inovadora que atua inspirada na trajetória e nos valores de seus 75 anos de atividades. Entre os seus diferenciais estão:
INOVAÇÃO EM VÁRIAS FRENTES
A RIO criou um modelo de negócio de prototipagem repaginado e inédito no mercado, por meio da impressão 3D, para alavancar o desenvolvimento de novos protótipos, com foco em redução de custo e tempo. Isto permite produzir protótipos e peças de baixa demanda, fundidas e usinadas, com maior agilidade e menor custo em relação aos processos convencionais de produção.
EXCELÊNCIA
Alto padrão de qualidade do produto e do suporte técnico.
VALORES
Além de empatia, tratamento humanizado e conhecimento técnico, a empresa tem como prioridade o sucesso do cliente, que consiste em garantir o sucesso da evolução do cliente com os produtos RIO e também a educação do cliente através da entrega de conteúdos e materiais técnicos e de gestão sobre o mundo automotivo. Para a empresa, a educação e o conhecimento levam mais longe todos os públicos de relacionamento. Os canais de comunicação da empresa - YouTube, WhatsApp, Blog, Facebook, LinkedIn e Instagram – confirmam o investimento em conteúdo.
VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS
O mais precioso dos diferenciais da RIO, estampado em todas as ações e processos da empresa. A RIO é, hoje, referência na gestão de pessoas, com um modelo diferenciado e inovador para uma indústria automotiva. Protagonismo e atitude são incentivados no ambiente de trabalho. São mais de 800 pessoas fundamentais para o sucesso e o posicionamento da marca, que atuam juntas, com espírito de equipe em ambiente colaborativo e inovador. Foi com a dedicação, o esforço e a criatividade de sugestões de muitos deles que a RIO pôde, em sua história, superar as adversidades e crescer. Um exemplo importante é o grande projeto da virada da RIO, que incentiva as boas ideias dos colaboradores, promovendo e reconhecendo melhorias nos processos produtivos e administrativos. Em 2020, foram 256 projetos inscritos e os ganhos financeiros estão sendo contabilizados. Na edição de 2019, estima-se que as implementações resultaram em ganhos da ordem de 1,5 milhões de reais.
RECONHECIMENTO
Referência em pesquisa e desenvolvimento de peças do setor automotivo, a RIO se destaca pela tecnologia que dispõe e pela capacidade produtiva de sua fábrica. A empresa é hoje a maior fabricante latino-americana de componentes para motores de veículos leves, utilitários, caminhões, máquinas agrícolas, motocicletas, além de produtos voltados para o transporte ferroviário e naval.
A marca é reconhecida pelo relacionamento com o cliente, qualidade dos produtos e variedade de peças alternativas e sobremedidas. Tem um Laboratório de Metrologia equiparável aos melhores laboratórios disponíveis no país para garantir a qualidade e a confiabilidade de suas peças. E, também, um Laboratório Metalúrgico de alta qualidade, para controle de materiais, em suas composições químicas e propriedades estruturais, permitindo avaliação precisa.
O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DOS NEGÓCIOS
A RIO cresce em média 35% ao ano, índice otimista dentro do setor da metalurgia voltada para a indústria automobilística. Junto com o crescimento, a empresa visa o fortalecimento de sua marca e a ampliação de sua atuação em seus mercados, além da conquista cada vez maior da maturidade administrativa.
Com todos os avanços que tem feito, a RIO pretende acelerar projetos, apresentar soluções inteligentes e mais completas. A expectativa é dobrar a sua participação nos segmentos que atua e, assim, ter um negócio cada vez mais sustentável, fazendo boas e promissoras parcerias, gerando cada vez mais empregos, e desenvolvendo mais intensamente projetos de responsabilidade social.
DE RIOSULENSE PARA RIO
De cara nova, mas mantendo a essência humana e inspiradora com que vem trabalhando há décadas, a RIO transformou a marca e redefiniu a sua identidade. Depois de pesquisa e trabalho intensos, que levaram mais de um ano, a Riosulense passou a ser a RIO.
A empresa assumiu o nome pelo qual o mercado já a chamava. A mudança foi para demonstrar toda a modernidade e a inovação já presentes no DNA da empresa. E o slogan “Crie Movimento” enaltece o constante avanço da RIO.
Além disso, a simbologia da chama representa muito mais do que a fundição de metais, representa o talento de cada um que faz parte da RIO: parceiro, cliente, colaborador. Ela é o chamado para "iluminar caminhos, acender talentos e moldar o futuro". Palavras do seu João Stramosk, fundador da empresa. Visionário e inovador, foi ele quem fez brilhar a centelha lá atrás, em 1946, e o seu legado sustenta a chama até hoje.
Facebook: @rio.expert
Instagram: @rio.expert
Youtube: Riosulense
WhatsApp: 47 99234-6322
Fone: 47 3531-4000