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Inteligência Emocional pode ser definida como a capacidade que a pessoa tem de gerenciar as emoções, e não controlá-las
Silvana Tonezer: Inteligência Emocional na prática
A expressão Inteligência Emocional passou a ser difundida após o Livro “Inteligência Emocional, a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente”, de Daniel Gollemam, na década de 90.
Inteligência Emocional pode ser definida como a capacidade que a pessoa tem de gerenciar as emoções, e não controlá-las.
Na prática, Inteligência Emocional é...
Quanto tempo você leva para “explodir”?
Quando você é tomado por uma emoção como raiva, por exemplo, você perde o controle rapidamente? Quanto mais tempo você leva para “perder” o controle (ser controlado pela sua emoção, deixando assim de ter uma tomada de decisão mais racional) maior será o seu coeficiente de inteligência emocional.
Quão fundo você vai na emoção?
Em uma situação em que você é tomado por uma emoção, você vai fundo nela? Faz drama? Se sente uma vítima? Ou apenas observa e mantem um estado emocional de tranquilidade? A inteligência emocional, nesse caso, é o quão fundo você vai na emoção. Geralmente, pessoas com alta inteligência emocional não vão tão fundo nas emoções.
Quanto tempo você demora focar na solução?
Imagine que o pneu do seu carro furou! Você perde o controle, fica irritado (explode) lamenta, sente-se vítima da situação, dizendo que isso só acontece com você (vai fundo na emoção). Depois disso, quanto tempo você leva para focar sua energia na solução do problema?
Para pessoas com baixo QE – Inteligência Emocional -, essa situação pode lhe custar o dia todo, a semana toda... Outras pessoas simplesmente fazem uma ligação, resolvem o problema e em menos de 1 hora já está no trabalho, dando “bom dia” para os colegas. A diferença entre uma pessoa e outra é o seu nível de inteligência emocional (a capacidade de gerenciar as emoções).
Treinar a inteligência emocional é um processo. O primeiro passo é ter consciência sobre suas emoções, sair do “automático”.
Pense nos momentos em que você perdeu o controle, qual a situação? Como você sentiu um pouco antes “explodir”? Esse conhecimento irá possibilitar que você gerencie a emoção, ou seja, tome uma atitude para evitar que perca o controle.
Por exemplo: Se você percebe que vai perder o controle em uma conversa, pode sugerir terminar a conversa depois, e retomar o assunto em um outro estado emocional, com maior tranquilidade.
Que tal começar hoje? Conte comigo!
Artigo escrito por Silvana Tonezer, Wellness Coach
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