Cerca de 140 pessoas, representando empresas, entidades e poder público prestigiaram o jantar comemorativo aos 30 anos de criação do Sindicato das Indústrias da Fiação, Tecelagem, Confecção e do Vestuário do Alto Vale do Itajaí (Sinfiatec), que aconteceu na noite de quarta-feira, 17 de agosto, em Rio do Sul/SC.
O vice-presidente da Fiesc para o Alto Vale do Itajaí, André Armin Odebrecht, salientou a importância do setor têxtil. “O Alto Vale é a quarta região do estado mais industrializada, gerando emprego para 42 mil trabalhadores. As indústrias do setor têxtil fazem parte disso e representam uma força muito expressiva, devido a qualidade dos produtos.”
O Sinfiatec surgiu em 1992, a partir de uma conversa entre empresários do ramo, que sentiram a necessidade de defender os interesses da categoria, promover a competitividade e formar de mão de obra.
“O setor têxtil é muito importante para o Alto Vale, pois gera reflexos macroeconômicos na região, no estado e no país. É referência no mercado nacional, o que nos orgulha e nos motiva a buscar parcerias para que portas sejam abertas e gerem ainda mais desenvolvimento e empregos”, disse o prefeito municipal de Rio do Sul, José Eduardo Rothbarth Thomé.
Atualmente, o Sinfiatec representa mais de 1,1 mil indústrias, de 23 municípios do Alto Vale, que juntas empregam mais de 13 mil colaboradores.
“Nesses 30 anos, iniciou-se um ciclo de desenvolvimento social no Alto Vale. As primeiras famílias empreenderam com coragem, mesmo com pouco conhecimento e foram construindo uma nova economia, que tomou uma dimensão não imaginada”, ressaltou Hemerson May, presidente do Sinfiatec.
Os projetos mais recentes do sindicato, realizados em parceria com a FIESC, são a criação da marca Vale Azul com Indicação Geográfica e o Programa Blue Lab, para reaproveitamento e destinação do lodo das lavanderias.
Fotos: Debora Claudio