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Baseado em pesquisas de mercado, agência lista algumas profissões que surgirão nos próximos anos
Desde pequenos ouvimos a seguinte pergunta: qual profissão deseja seguir quando crescer? As crianças normalmente citam aquelas que têm um quê aventureiro, como bombeiros, policiais e astronautas. Já na adolescência, com a tomada de consciência, carreiras como engenheiro, professor, médico e outras tantas figuram na lista de preferências.
Mas e daqui a 20 ou 30 anos, quais habilidades serão necessárias com as máquinas ocupando todos os espaços? De acordo com um estudo da Mckinsey, em 2030, por exemplo, de 3% a 14% da força de trabalho mundial talvez tenha que encontrar novas ocupações ou desenvolver novas habilidades em função da automação de suas atividades.
Para Adilson Batista, fundador e CEO da Today, eleita a segunda melhor agência digital pelos clientes, na pesquisa Agency Scope, diferente do que se esperava, a tecnologia nos aproximou do nosso lado mais humano. “Não vejo um cenário com menos tecnologia e sim um contexto com mais humanidade. Em uma realidade de automação de empregos em que máquinas estão sendo treinadas para serem humanizadas, estamos em vantagem, pois já nascemos com essa capacidade”, afirma.
Talvez a transição não seja fácil, nem para as pessoas que precisarão se preparar para essa nova realidade, nem para as empresas que já sofrem com a falta de profissionais qualificados para as novas posições que estão surgindo. “Acredito que as empresas precisarão se adaptar e investir não só em estrutura e ferramentas, mas também no desenvolvimento dos seus colaboradores, oferecendo oportunidades de reciclagem profissional e incentivando-os a adquirirem novas habilidades”, completa Adilson.
Existem várias instituições estudando quais são as profissões do futuro no Brasil e no mundo. Alguns desses pesquisadores dizem que não é necessário um diploma de ensino superior para várias delas, mas sim as habilidades que o indivíduo desenvolve durante sua vida. Seja como for, mudanças importantes virão por aí e diversas dessas profissões foram apontadas em levantamentos da Robert Half do Brasil (empresa especializada em recrutamento e seleção), do Center for the Future of Work (parte da Cognizant, uma das empresas líderes globais em serviços voltados para negócios e tecnologia) e de O Futuro das Coisas (divulgadora de conteúdos inovadores). O que todas as empresas dedicadas às pesquisas demonstram: é necessário ser cada vez mais humano para cuidar dos seres humanos e desenvolver as máquinas para o mesmo fim.
Conheça algumas das profissões que surgirão e com qual delas se identifica:
Detetive de Dados – Ele pesquisa big data, ou seja, procura saber o que os dados têm a dizer. Para seguir este caminho, é preciso entender de matemática, finanças e data science.
Facilitador de TI – Analisa as tendências digitais e cria plataformas automatizadas para que seus usuários construam os próprios ambientes colaborativos. Para atuar na área, é preciso ter formação em TI, ciências da computação, ciências naturais, administração de empresas, comunicação e liderança.
Walker ou talker – São pessoas que devem passar o tempo com idosos através de plataformas online para escutá-los. É preciso ter mobilidade para visitar esses clientes em suas casas quando necessário.
Gerente de equipe humanos-máquinas – É responsável por desenvolver um sistema de interação para que os seres humanos e as máquinas conversem melhor. Precisa ter formação em psicologia ou neurociência e ciência da computação, engenharia ou recursos humanos. Também é preciso conhecer UI (interface do usuário) e UX (experiência do usuário).
Alfaiate Digital – Fazer com que as peças realmente fiquem bem nas pessoas através de medidas exatas. É preciso conhecimento em moda, design, artes, ter conhecimento comercial e de tecnologia.
Gestor de E-learning – É aquele que vai administrar as ações de ensino na empresa em que atua. Será o responsável para escolher os profissionais que vão integrar a equipe, a plataforma de ensino, definir o conteúdo como também acompanhar e monitorar todas as ações de comunicação, aprendizagem e os resultados.
Consultor em transformação digital – Pessoa que vai repensar todo o negócio de uma empresa e fazer todas as readequações necessárias para que ela continue a existir no futuro. Vai demonstrar como será a mudança de cultura, promover o desenvolvimento de habilidades, avaliar todo o processo e medir o engajamento para que tudo flua bem.
Especialista em Diversidade – A pessoa precisa compreender os fenômenos políticos e sociais em relação à discussão de gênero e diversidade. Para atuar na área é necessário ter formação em ciências sociais, direito, serviço social, pedagogia e psicologia e direcionamentos ao tema em cursos de pós-graduação.
Humanizador de marcas e instituições – É aquele que gera um debate público sobre temas importantes, busca o ativismo corporativo. Humaniza a experiência da marca para clientes e colaboradores, criando um ambiente acolhedor e de bem-estar. É necessário ter formação em psicologia, comunicação, UX e pedagogia; além de gostar de lidar com pessoas.
Especialista em Blockchain – Já é um profissional muito desejado, mas ainda escasso no mercado. Ele vai reinventar serviços e modelos de negócio, facilitando acesso a serviços básicos, como bancos e seguro saúde. Necessários conhecimentos em TI, principalmente, e direcionamento a administração e direito.
Especialista em Simplicidade – O mercado busca pessoas que saibam simplificar processos, operações, serviços e produtos. É necessária capacidade analítica, foco em resolver problemas, conhecimento em Compliance e em design, senso de conexões humanas.
Curador de Memórias Pessoais – Aos fãs de Black Mirror, as experiências que puderam ser assistidas durante o episódio de San Junipero se tornam reais com essa profissão. Com a velhice, as pessoas podem sofrer de doenças degenerativas e chegar a perder a memória. Esse profissional será um curador das lembranças dos idosos e manter aquilo que for agradável e necessário. Através de tecnologias como VR (Realidade Virtual) e AR (Realidade Aumentada), recriar essas memórias. É preciso entender de tecnologia, design e programação.
“O mais importante para todos, sejam aqueles que ainda estão escolhendo o que seguir como profissão ou para profissionais que querem mudar ou sentem que seu futuro está inseguro pelo domínio das máquinas, é estudar. Buscar novas alternativas na área em que atua, readequar suas habilidades para novas funções ou até mesmo ir atrás de algo completamente novo”, aconselha o CEO da Today.
Sobre a Today
Fundada em 2013 por Adilson Batista - estrategista com 23 anos de profissão no mercado digital brasileiro - a Today é uma agência especializada em marketing digital que tem entre seus clientes (Mercedes-Benz, CVC, Submarino Viagens, Carrefour Soluções Financeiras, Montana/Marfrig, FreeCô, Café Orfeu e AvisBudget Group), além de atender projetos sob demanda. Conta com três unidades de negócios: Consultoria, Operações e Comunicação, atua com sessenta profissionais em seu quadro fixo de colaboradores e funciona como um hub que conecta diversas empresas especialistas em tecnologia e soluções para transformação digital. Outras informações em: https://www.today.ag.