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Crédito: Jonatas Marques
VALE AZUL: União e inovação em prol do fortalecimento do setor do vestuário do Alto Vale
Em tempos difíceis, a inovação tem sido considerada fundamental para a sobrevivência das empresas. Mas, estimular e apoiar esse processo ainda é um desafio. De acordo com a Pesquisa Investimento & Competitividade (FIESC, 2017) Santa Catarina está avançando na articulação e realização de projetos para atuação em rede com objetivo de impulsionar o investimento em inovação como estratégia para as empresas se manterem no mercado.
Com o objetivo de inserir o setor têxtil na agenda de inovação e fortalecer a cadeia têxtil do Alto Vale do Itajaí, que o Sindicato Patronal Têxtil do Alto Vale do Itajaí (Sinfiatec) com apoio do SENAI, lançou o Vale Azul. “A marca nasceu da certeza de que enfrentar tudo sozinho não é mais inteligente, moderno, nem a melhor opção para empreender”, ressalta o presidente do Sinfiatec, Iuri Cristofolini.
A marca foi lançada na Denim City SP, um campus de inovação, localizado em São Paulo, que pretende elevar o padrão, reduzir o impacto ambiental, estimular a adoção de inovações mais sustentáveis e unir a indústria do denim. A Denim City SP abriga diferentes espaços para atividades relacionadas ao mundo do jeans como cursos, palestras, estandes com os principais atores do ecossistema Denim, entre outras.
“A Denim City SP será um terreno fértil para as decisões colaborativas a respeito do jeans brasileiro. Isso vem ao encontro com o que desejamos com o Vale Azul: trabalhar nas dimensões da inovação, educação, sustentabilidade, que serão plenamente utilizadas nas estratégias de desenvolvimento do setor têxtil, não somente do jeans”, afirma.
OBJETIVOS
Através do SENAI muitos cursos e formações serão trazidos, visando o fortalecimento das indústrias e marcas da região. “Criamos o Vale Azul para projetar os produtos e a imagem da indústria da moda do Alto Vale do Itajaí no cenário nacional e internacional. Para isso, queremos criar ações de promoção de experiência da marca; promover e aumentar a articulação da indústria da moda com os setores públicos e privados, incluindo instituições de pesquisas e universidades, governo, entidades de fomento e os setores produtivos; e apoiar o desenvolvimento de instrumentos e programas capazes de aumentar a inovação nas indústrias”, ressalta Iuri.
Participam do Vale Azul as marcas Denim Zero, Monnari, Ziann, Brix, Divero e Lavanderia Tomazoni, além do Senai de Rio do Sul. Para o próximo ano, será lançado um edital para mais empresas que buscam este fortalecimento e queiram participar do Vale Azul.
A economia da região é composta por mais de 1.000 empresas, que geram cerca de 13 mil empregos diretos [dados dos 23 municípios de abrangência do Sinfiatec]. Na grande maioria são de baixa e média-baixa intensidade tecnológica. Segundo a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), considera como principal indicador de intensidade tecnológica, a razão entre dispêndio em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) sobre o valor adicionado somado os gastos com tecnologia que são incorporados aos bens intermediários e investimentos.
“Alguns pontos são identificados pelos consumidores quando tratamos do jeans do Alto Vale do Itajaí, como: jeans sustentável, costura diferenciada, distinção na criação e desenvolvimento, nos aviamentos e acabamentos, bem como diferenciação na lavação. É necessário potencializar nossas virtudes, por isso buscamos esse fortalecimento, unindo forças”, ressalta o presidente do sindicato.
VALE AZUL
O termo Vale Azul foi escolhido em 2019, durante um workshop envolvendo criadores, estilistas e empresários, com o objetivo de representar a qualidade e valores da indústria da moda no Alto Vale e projetá-la no cenário nacional e internacional. Em 2020 foi criado um concurso para criação da identidade visual da marca.
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