InovaçãoSustentabilidade

BMW Group amplia uso de energia solar para produzir veículos em Araquari

BMW Group amplia uso de energia solar para produzir veículos em Araquari

Com primeira etapa da ampliação, área com placas fotovoltaicas agora ocupa 2.543m² do prédio da Montagem

A fábrica do BMW Group em Araquari, Santa Catarina, ampliou a quantidade de painéis fotovoltaicos que já ocupam parte do telhado do prédio da Montagem e Carroceria. Desde o início de fevereiro, a unidade conta com mais 520 placas, num total de 1.082 somando com as já instaladas em 2020.

A partir de agora, os 2.543 metros quadrados vão gerar 600MWh de energia por ano. A instalação começou a ser feita no fim de 2020 e com essa ampliação, a fábrica deve deixar de emitir cerca de 157,2 toneladas de CO₂ por ano, ocupando 5,0% do telhado do prédio da Montagem.

Com isso, a planta segue também a meta do BMW Group no mundo de reduzir a emissão de CO₂. Uma das metas atingidas, que devia ser alcançados até 2030 - é reduzir em 80% a emissão de CO₂ na produção, por veículo. Outras metas que estão na lista é reduzir em 20% a emissão de CO₂ por veículo na cadeia produtiva e em 50% na fase de uso, também por veículo. A expansão da quantidade de painéis fotovoltaicas no telhado do prédio não está descartada.

“A sustentabilidade sempre foi realidade na produção de veículos em Araquari e seguiremos a ampliar o foco nas nossas atividades”, orgulha-se Otávio Rodacoswiski, Diretor Geral da fábrica do BMW Group em Araquari. “Esperamos agora seguir com a ampliação da instalação de novas células fotovoltaicas e ampliar o uso de energias renováveis”, destaca o executivo.

“Sustentabilidade é um compromisso do BMW Group Brasil. Todas as nossas fábricas no país, seja a de veículos em Santa Catarina e a de motocicletas em Manaus, assim como nossos escritórios de São Paulo consomem eletricidade de fontes renováveis ou compensam a geração de CO2 e seguiremos a ampliar nosso compromisso com o meio ambiente”. Afirma Vivaldo Chaves, Diretor de Sustentabilidade e Infraestrutura do BMW Group Brasil.

Energia renovável

A fábrica em Araquari já conta com eletricidade proveniente de fontes renováveis, promovendo a redução das emissões de CO₂ em suas atividades – através da certificação I-REC, um instrumento de compensação do consumo de energia elétrica proveniente de fontes que emitem CO₂ na atmosfera.

Sustentabilidade

A fábrica em Araquari é exemplo da sustentabilidade tão incentivada pelo BMW Group. Além de manter um constante monitoramento da flora e fauna que rodeiam o terreno onde a fábrica se localiza, há diversos projetos de redução de energia, água e de emissão de resíduos para descarte. Desde o início da produção, em 2016, já foi reduzido em 33%o consumo de energia, 41% o consumo de água e em 87% os resíduos para descarte.

Para mais informações sobre a BMW do Brasil, acesse: www.bmw.com.br

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!