Rio do Sul é pioneira no uso de IA que ajuda cidadãos a pesquisar dados públicos no portal da transparência

Tecnologia gera respostas claras e objetivas a dúvidas sobre transparência na gestão municipal
A cidade de Rio do Sul é pioneira no país no uso da inteligência artificial para ajudar em pesquisas no portal da transparência da administração pública. A partir desta quinta-feira (23), os cidadãos podem fazer consultas sobre gastos, contratos e licitações, contratação de funcionários, cumprimento de prazos em obras públicas, execução de convênios, publicação de atos oficiais e diversas outras rotinas da gestão com apoio de uma assistente inteligente.
A nova funcionalidade é uma aplicação da IA Dara, desenvolvida pela govtech IPM Sistemas. A ferramenta faz uma busca aprofundada em toda a base de dados do portal da transparência municipal para fornecer respostas simples. Os questionamentos, em texto ou por comando de voz, podem ser feitos na própria barra de pesquisa do portal.
A partir disso, a IA analisa os dados disponíveis e formula respostas compreensíveis ao cidadão comum. Além de uma resposta direta a cada questionamento, a Dara fornece a lista indicando os documentos usados como base para o resultado, permitindo que o usuário cheque os dados ou aprofunde a análise sobre o tema.
Segundo a secretária de Administração de Rio do Sul, Laiana da Silva Ossemer, a adoção da inteligência artificial no Portal da Transparência é mais um passo na busca por eficiência. “Rio do Sul sempre foi pioneira no uso da tecnologia. Quando a IPM apresentou o desenvolvimento da IA, não hesitamos. Integrada ao sistema da transparência, ela vai facilitar o acesso do cidadão às informações públicas que, muitas vezes, são difíceis de localizar, por melhores que sejam as funcionalidades de um portal", diz.
De acordo com a secretária, a expectativa é que a população use especialmente as páginas de licitação, acompanhe processos em andamento, dados salariais e outras informações relevantes. “Queremos garantir mais facilidade e transparência no acesso aos dados da prefeitura”.
A Dara permite que o munícipe tenha acesso fácil a respostas para perguntas como: “Quanto foi gasto com merenda escolar em 2024?” e “Quando foi a última licitação de obras?”. Quanto mais detalhes na pergunta, mais precisa será a resposta.
A diferença entre a Dara aplicada à transparência pública de outras ferramentas de Inteligência Artificial convencionais é a capacidade de processamento de bases de dados robustas. A plataforma utiliza as informações específicas do portal da transparência, com atualização em tempo real.
“Desde a Lei de Responsabilidade Fiscal, há mais de 20 anos, existe a preocupação do legislador em garantir que as pessoas tenham acesso aos dados públicos e possam compreendê-los com facilidade. No entanto, muitas vezes, é difícil compreender isso a partir das páginas tradicionais e a inteligência artificial torna o processo muito mais simples”, diz José Luis Mauricio, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da IPM Sistemas, que liderou o desenvolvimento da solução.
De acordo com o especialista, a IPM monitora todas as perguntas e respostas para garantir a eficácia na utilização. O objetivo é aprimorar a IA conforme o uso dos cidadãos, garantindo resultados eficientes, rápidos e úteis.