NegóciosGestão

Cinco razões para todo empreendedor buscar uma mentoria

Cinco razões para todo empreendedor buscar uma mentoria

Além de representar redução de custos nos negócios, o processo oportuniza a aceleração da performance empresarial 

Aprender com quem tem experiência na área pode otimizar as estratégias de um negócio, estimular seu crescimento e proporcionar economia de forma significativa. Essas são algumas das razões que levam empreendedores a buscarem um processo de mentoria.  É o que está ocorrendo na Acelerar — aceleradora da Área Central, empresa de tecnologia focada em associativismo empresarial e que disponibiliza um processo de mentoria para empreendedores de todo o Brasil. O objetivo é ajudar quem tem interesse em melhorar a performance empresarial por meio de soluções práticas. O mentor Jeferson Rosa, que conta com mais de 20 anos de experiência na área, reuniu as principais dicas. Acompanhe:

1. Acelerar a obtenção de resultados 

Grupos de empresas precisam alcançar certo amadurecimento para ter a melhor recompensa possibilitada por estratégias como a compra conjunta, por exemplo. Esse processo pode levar até dois anos para ser concretizado, mas, a partir da mentoria incluída na aceleradora, ele é finalizado entre seis e oito meses. É uma forma de conquistar preços mais competitivos, com impacto a curto prazo.

2. Economizar recursos financeiros

É possível realizar uma análise de como e qual produto o empreendedor pode adquirir para seu negócio, os prazos para efetuar a aquisição, auxílio na negociação e como otimizar o processo de compra conjunta. Esses pilares estão diretamente conectados com o desempenho das companhias. São muitas as variáveis, como o mix de produtos, por exemplo, mas essa consultoria pode gerar uma economia de aproximadamente 10%. Vale ressaltar que a compra conjunta pode ser feita para mercadorias que serão utilizadas no seu negócio ou revendidas. 

3. Criar conexão com stakeholders

A identificação de potenciais parceiros confere ao empreendedor mais possibilidades de alavancar seu negócio. Durante a mentoria feita em grupos empresariais, é possível desenvolver habilidades empreendedoras e aprimorar a performance da empresa com sinergia. O contato desses grupos é intermediado por um gestor de projetos, responsável pela apresentação de boas práticas para ganhos reais. O resultado é um crescimento em conjunto e a possibilidade de desenvolver parcerias sólidas, que ajudam a alavancar os lucros. 

4. Desenvolver características estratégicas

A jornada do mentorado começa com a coleta de informações. O segundo passo consiste em fazer o cadastro e a categorização de seus fornecedores e de produtos. Tudo isso utilizando a tecnologia a favor da tomada de decisão, que é sempre feita  com acompanhamento, garantindo que todos os envolvidos estejam alinhados. O software da Área Central disponibiliza gráficos com os fornecedores mais relevantes, pulverizando o potencial do empresário. Para muitos, essa é uma nova forma de enxergar o próprio negócio.

5. Otimizar a gestão do tempo

Muitos empreendedores possuem tempo escasso. Por isso, o processo de mentoria, além de ser feito de forma remota, ajuda na organização da gestão, prazos e logística. Dessa forma, planejamento e execução são realizados em menos tempo. Somando o uso da tecnologia com a expertise em consultoria, o mentorado que coloca em prática essas melhorias está contribuindo com o próprio desenvolvimento, de seu negócio e do ecossistema de inovação.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!