Hora da Resenha

DE QUEM É A CULPA?

DE QUEM É A CULPA?
A Seleção Brasileira Feminina de futebol empatou com a Jamaica em 0 x 0 e se despediu da Copa do Mundo. Infelizmente, nossas meninas não conseguiram passa sequer da primeira fase da competição. Desde o vice-campeonato em 2007, apesar do investimento feito, pioramos nossa participação dentro do certame. Caímos uma vez nas quartas(2011), duas nas oitavas(2015-2019) e esse ano não passamos pela fase de grupos, algo que só aconteceu nas duas primeiras edições do torneio(91-95). Vale lembrar que também não tivemos nenhuma participação marcante, dentro do ciclo da treinadora Pia, nas Olimpíadas.  Não acho que seja caso para terra arrasada e que todo o processo está errado, mas ficam muitas dúvidas no ar.
Começamos pela técnica Pia Sundhage. Passou o ciclo tendo processos, convocações e escolhas não muito claras. Nada mudou na Copa do Mundo. E, dentro das quatro linhas, errou bastante(desde leitura de jogo/tática usada, passando pelas atletas escolhidas e demora nas substituições). A técnica foi a escolha certa para esse trabalho?
Nossas atletas, apesar de toda estrutura recebida, também ficaram aquém do que poderiam jogar. Começaram encantando o Mundo na vitória de 4 x 0 sobre o Panamá e não demonstraram – devido a vários motivos – mais essa qualidade nos demais jogos. Seria interessante que esse ponto fosse abordado pela CBF.
CBF, que por sua vez, também tem sua culpa. Afinal de contas, quem comanda tudo isso? Quem, dentro dessa estrutura, é o real responsável por acompanhar, cobrar e desenvolver o futebol feminino Brasileiro? Essa é uma pergunta simples e há muitas outras. É notório que há muito mais investimento na modalidade, mas esse investimento tem dado o resultado esperado?
Aliás, falando em desenvolvimento, o que a CBF e os clubes(sim, os clubes também podem ajudar) tem feito, como um todo, em prol do nosso futebol? A CBF e os clubes dão a estrutura mínima para que o esporte seja praticado no dia a dia? Quais, por exemplo, as ações tomadas para fazer que a torcida se aproxime mais da modalidade? Há muitas outras perguntas a serem respondidas e devemos ver isso nos próximos dias.

Nossas jogadoras continuam sendo heroínas apenas por praticarem o esporte Bretão em nosso país, mas a verdade é que deveríamos ter ido mais longe na competição. Então fica a pergunta: A CULPA É DE QUEM?

Pré-fabricar | Pré-fabricados de concreto e estruturas metálicas

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!