Casa & Decor

Deyse Koth estreia na CASACOR SC com sala refúgio que é um manifesto ao estar presente

Deyse Koth estreia na CASACOR SC com sala refúgio que é um manifesto ao estar presente

Com tapete feito pela mãe, relógio centenário que está na família há gerações, piano e caneta de pena, a arquiteta de Rio do Sul transformou uma sala de estar num refúgio que inspira o precioso tempo de qualidade.   

Considerado um verdadeiro tesouro nos dias de hoje, o tempo de qualidade é a inspiração para o ambiente assinado pela arquiteta Deyse Koth, do escritório Zínia Arquitetura, de Rio do Sul,  para a edição da CASACOR SC Itapema 2025, que acontece de 29 de junho a 10 de agosto de 2025, no Residencial Villa Maiorca da Construtora Gandin. 

Batizado de  "O Refúgio dos Sonhos: A Arte do Tempo", a sala de estar projetada por Deyse para a mostra catarinense, que tem como tema “Semear sonhos”, tem área de 89m² e traz a sinestesia  e referências ancestrais  necessários para uma pausa cotidiana com foco na presença. Para momentos intimistas de qualidade, Deyse apostou nos detalhes cheios de histórias, que vão de um tapete de crochê feito à mão pela sua mãe, até um relógio cuco de quase 100 anos, que está há quatro gerações na sua família. A iluminação do ambiente é indireta e em tons que desaceleram, assim como determinados objetos do décor, uma caneta de pena, que remete ao passado que passava mais lento, e um piano com seu convidativo banco de puff em sisal. 

O paisagismo também têm seu holofote neste oásis de relaxamento. “O processo de crescimento de uma planta exige paciência, do plantio ao florescimento, e estas etapas nos ensinam muito sobre o valor do tempo”, resume Deyse sobre a inspiração para o projeto, também desenvolvido pelo seu escritório, atento ao tema da exposição: Semear sonhos. O destaque é uma oliveira que pode ser vista através de uma janela cenográfica, árvore escolhida para o projeto porque é conhecida por sua resiliência e longevidade, tornando-se um símbolo de força e estabilidade. O aroma do Refúgio dos Sonhos também é natural. Nichos quadrados numa bancada de pedra  com anis estrelado, café, pimenta da jamaica e canela perfumam a sala. 

O sofá se destaca à primeira vista na composição do ambiente pelo seu tamanho e cor. O modelo Voluta, da Salva,  é um verdadeiro abraço de textura aconchegante. A peça é harmonizada com um tapete de 15m² nos tons verde e areia, que foi desenhado por Deyse e desenvolvido exclusivamente para o espaço que também abriga uma lareira suspensa.

E sendo a arte um convite à contemplação, belas obras não estariam de fora deste espaço que prestigia a presença. Deyse optou por dois artistas catarinenses, da região do Vale do Itajaí, para decorar as paredes da sala com artes contemporâneas cheias de sentido, produzidas exclusivamente para compor o ambiente. A tela “Entre Instantes”, de Franciane Maggio, retrata o intervalo poético entre o desejo e a realização. Já a tela “Um bom tempo”, do artista catarinense Daniel Huttel, retrata o tempo e sua direção. Utilizando elementos como ampulheta e a sequência Fibonacci em sua tela, Daniel quer provocar uma viagem no tempo. 

        Esta é a primeira participação de Deyse Koth na mostra CASACOR, e sua experiência de 16 anos em arquitetura caracteriza-se pela  vontade de traduzir histórias em ambientes acolhedores, com sentido e que  melhorem a vida de seus clientes. Especializada em Iluminação, Design de Interiores, Arquitetura Comercial e Neuroarquitetura, Deyse acredita que “bons projetos começam pelo sentir, não só pelo traço”.

        A mostra CASACOR Itapema fica aberta ao público de terças a sábados, das 13h às 21h e nos domingos e feriados, das 13h às 19h. Ingressos disponíveis em https://appcasacor.com.br/events/santa-catarina-2025/tickets

Fotos: Lio Simas

 

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!