Life & HomeLazer & Esportes

Empresa RIO é a nova patrocinadora do piloto Douglas Torres na Fórmula Truck

Empresa RIO é a nova patrocinadora do piloto Douglas Torres  na Fórmula Truck

De Rio do Sul/SC, a RIO está entre as principais fabricantes de peças automotivas da América Latina

O paranaense Douglas Torres ficou em 3º lugar na 1ª etapa da competição no Uruguai e, agora, se dedica para conquistar de novo o pódio na 2ª etapa de Guaporé/RS,em 21 de abril

Caminhão Ford Cargo da Equipe Retibam, na 1ª etapa da Fórmula Truck, no Uruguai. Imagens AQUI - Crédito: Luciana Flores Vídeo AQUI

Com 78 anos de trajetória, a RIO (Rio do Sul/SC) é a nova patrocinadora do piloto Douglas Torres na Fórmula Truck. Para valorizar o automobilismo, a empresa firmou para todo o ano de 2024 parceria com o piloto, um amante da velocidade, que iniciou a carreira em 2019 e, após três anos, conquistou o 1º lugar no Campeonato Paranaense.

Recentemente, a bordo de um Ford Cargo 333, Torres, que é de Curitiba/PR e da Equipe Retibam Racing, fez uma corrida exemplar na 1ª etapa da Fórmula Truck, realizada em Rivera/Uruguai, terminando em 3º lugar e mantendo a meta de estar entre os primeiros colocados. Agora, segue para a 2ª etapa, dia 21 de abril, em Guaporé/RS, confiante na conquista de mais um pódio.

A parceria entre a RIO e o piloto teve início no começo de 2024. E já na primeira corrida da Fórmula Truck, Douglas Torres teve o logo da empresa estampado na testeira e na traseira de seu caminhão: “Se é Motor, é RIO”. A empresa fornecerá durante o ano camisas de cilindro, produzidas especialmente para o caminhão de corrida. A peça tolera grandes temperaturas e condições extremas, devido a seu material especial com elementos de liga,que garantem mais resistência e menos manutenção. A camisa da RIO passa pelo processo de brunimento Plateau Honing (pré-amaciamento da peça), que diminui o atrito entre camisa e anel de pistão e garante qualidade para caminhões de alta performance.

“O patrocínio da RIO é de extrema importância para a Equipe Retibam. Nos motiva para, a cada dia, melhorarmos nossos resultados”, diz Torres. “A camisa de cilindro, que tem todo o apoio da engenharia da fábrica da RIO, está contribuindo para o motor ter alta performance”, completa.

Durante o ano, a RIO fornecerá ao piloto, também, guias de válvula com liga superior, que passam por processo de tratamento térmico e sedes de válvula, cuja composição são a base de níquel, o que aumenta a resistência e a dureza das peças; além disso, as sedes têm uma área maior de diâmetro externo e altura para maior dissipação do calor.

Motivada, a equipe Retibam Racing chegará a Guaporé quatro dias antes da corrida, na quinta-feira (19/4), e terá treinos intensos na sexta-feira e no sábado, quando ocorrerão a prova classificatório e Top Qualyfier, que definirá as posições de largada. O piloto promete acelerar nos treinos livres e na prova: “Vamos nos esforçar para chegar ao lugar mais alto do pódio”, ressalta Torres.

A Retibam Racing participa da Fórmula Truck na categoria a GT Truck. A outra categoria é a F-Truck. A corrida, promovida pela GT Truck Eventos, tem 50 competidores neste ano.

Mais sobre Douglas Torres – Iniciou sua trajetória em 2019, no Campeonato Paranaense, na categoria Chevette na velocidade na Terra. Após dois anos, foi vice-campeão, e no ano seguinte, em 2022, foi campeão. Depois, resolveu sair das provas em terra e adquirir experiência no asfalto, com um Chevrolet Ômega, no Campeonato Gold Classic. E não demorou muito para estar na Fórmula Truck, onde participa pelo segundo ano.

O piloto Douglas Torres comemorando no pódio sua 3ª colocação na Fórmula Truck. Crédito: Luciana Flores

Além da RIO, Douglas Torres tem os seguintes patrocínios: Retibam Retifica de Motores, Harbor Operações Portuárias, Nano Condicionador de Metais e BR Furgões. E apoio da Associação de Pilotos de Chevette.

A RIO, marca global com 78 anos de experiência no mercado, está entre as principais fabricantes de peças automotivas da América Latina. Atua em diferentes mercados: fornece peças para o mercado de reposição nacional e internacional, para as principais montadoras do mundo, e para o mercado agrícola e ferroviário. Além disto, expandiu os negócios ao utilizar a manufatura aditiva, por meio da impressão 3D na fabricação de protótipos que são desenvolvidos em parceria com as engenharias das montadoras. A empresa exporta para mais de 25 países em todos os continentes e segue abrindo mercados no exterior.

Programação da corrida em Guaporé/RS

19/04 - Treinos livres 20/04 - Treinos livres e Tomada de Tempo para o Grid de Largada 21/04 - Shows e Corrida a partir das 13h00. Transmissão ao vivo pela Rede TV e, também, no YouTube do Planeta Caminhão e Fórmula Truck.

Confira as próximas etapas da Fórmula Truck 2024

21/4 – Guaporé (RS)

2/6 – Cascavel (PR)

30/6 – São Paulo (SP) – A definir

4/8 – Londrina (PR)

15/9 – Campo Grande (MS)

15/10 – Santa Cruz do Sul (RS)

10/11 – Tarumã (RS)

1º/12 – Cascavel (PR)

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!