Empresário cria modelo de negócios para investimentos imobiliários no Brasil

Renato Monteiro, CEO da Sort Investimentos - Crédito Ângelo Borba

Empresário cria modelo de negócios para investimentos imobiliários no Brasil

Sort Investimentos, criada há dois anos pelo jovem empresário Renato Monteiro, 28 anos, é hoje uma das maiores lojas virtuais de imóveis em Santa Catarina. Empresa atua na compra e venda de imóveis industriais, comerciais e residenciais de forma inovadora e focada em investidores

Comprar e vender um imóvel não são tarefas fáceis. Geralmente envolve muitas pesquisas, negociações, burocracia, contratos e, claro, um aporte de dinheiro. E quando se pensa em imóveis como forma de investimento para médio e longo prazos, esse trabalho se torna ainda mais desafiador. Foi pensando em facilitar essa tarefa tanto para o corretor quanto aos clientes que o jovem empresário Renato Monteiro, de 28 anos, criou há dois anos a Sort Investimentos. A empresa é especializada na negociação de imóveis industriais, comerciais e residenciais, mas com foco nos investidores.

Diferente das tradicionais imobiliárias brasileiras, a Sort é inspirada nos sistemas de investimentos imobiliários norte-americanos (Real Estate Investment) e sua filosofia é baseada em estratégias cooperativistas. Atualmente, reúne mais de 600 parceiros e uma plataforma digital completa, um marketplace que conecta inúmeras oportunidades de imóveis com centenas de corretores. O novo conceito está dando certo e tanto que a empresa superou os R$ 3,5 bilhões em ativos sob assessoria.

Fundador e CEO da Sort Investimentos, Renato Monteiro revela que a empresa tem como pilar a inovação, baseada em pesquisas técnicas sobre o mercado imobiliário e análises de índices de renomadas instituições. Outro destaque é o uso da tecnologia, desde banco de dados até recursos visuais de apresentação dos imóveis, e a parceria com outros profissionais do setor.

“Eu sempre trabalhei com a filosofia de economia compartilhada, várias mentes trabalhando unidas para atender ao cliente com alta qualidade, essa é a minha base desde o começo. Nos EUA todas as vendas são em parceria. Enquanto um profissional tem uma ótima oportunidade para vender, o outro tem o cliente. Por isso, trouxe esse modelo para o Brasil, mas me deparei com um mercado repleto de desafios e muito individualizado. Por muito tempo visitei inúmeros profissionais pessoalmente e apresentei essa nova metodologia para agir com total honestidade e transparência”, diz.

A Sort é hoje uma das maiores lojas virtuais de imóveis em Santa Catarina com escritórios em Balneário Camboriú, no Brasil, e atendimento em Miami e Nova Iorque, nos EUA. Mesmo em meio a uma crise mundial, provocada pelo novo coronavírus, os negócios da empresa aumentaram em mais de 50% graças ao modelo diferenciado, visão estratégica e dedicação total para oferecer ao cliente o melhor produto e a melhor rentabilidade.

Quem está por trás da Sort

A Sort Investimentos possui uma equipe de profissionais especializada no mercado imobiliário, incluindo corretores, advogados e engenheiros. Entretanto, a empresa carrega em seu DNA a visão visionária do idealizador, o empresário Renato Monteiro.

Formado em Direito, e apesar da pouca idade, Monteiro tem 10 anos de vasta experiência no mercado corporativo nacional e internacional. Paulistano, se mudou ainda criança para Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e aos 17 anos criou o seu destino decidindo pela carreira de empreendedor. Começou como office boy na Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú (SC) e, com dedicação e esforço, em pouco tempo, chegou ao cargo de gerente comercial, época em que participou da criação do novo modelo de Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Isso o possibilitou ser conhecido nacionalmente no meio empresarial por meio de palestras realizadas em CDLs de todo o Brasil.

“Apostaram em mim, me deram cursos e investiram na minha carreira. Sempre serei grato a cada oportunidade recebida. Conheci vários empresários e realizei negócios imobiliários com muitos deles por meio de conexões com outros corretores, muitos hoje são investidores da Sort. Mas, já naquela época eu queria abrir minha própria empresa”, conta.

Em 2013, Monteiro visualizou uma oportunidade para atender uma companhia alemã que chegava no estado catarinense. Fundou uma empresa voltada para a medicina do trabalho e desenvolveu negócios. Com os negócios indo bem, em 2014 decidiu vender a sua parte na empresa e seguir apostando no mercado de imóveis, do qual sempre trabalhou em paralelo desde o início de sua carreira.

Foi para os EUA em 2015 com o intuito de adquirir experiência no mercado imobiliário americano onde desenvolveu grandes parcerias. Atualmente, trabalha junto a um dos maiores nomes do mercado imobiliário americano, Howard Morrel, especialista em vendas de imóveis de luxo em Manhattan.

De volta ao Brasil, foi responsável pela venda de grandes terrenos logísticos e da luxuosa penthouse do edifício mais alto da América Latina. Uniu a paixão pelo setor de investimentos imobiliários com varejo de luxo e decidiu fundar a Sort Investimentos. Pelo sistema diferenciado que aplica ao mercado brasileiro, aliados a tecnologia e parcerias, e com novos e ousados projetos, a estimativa é que a empresa siga em crescimento acelerado e um aumento em torno de dois dígitos de faturamento para 2020.

Mais informações: www.sortinvestimentos.com.br

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!