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Lojas Renner S.A. completa 60 anos e projeta futuro ainda mais sustentável e inovador

Companhia reafirma valores para manter trajetória de crescimento focada no encantamento dos clientes, no desenvolvimento dos colaboradores e na geração de valor para os acionistas.
No dia 10 de junho, a Lojas Renner S.A. completou 60 anos como o maior ecossistema de moda e lifestyle do Brasil, com o olhar para um futuro cada vez mais sustentável e inovador em toda a sua cadeia de negócios, com experiências ainda mais encantadoras para os clientes e resultados consistentes para os acionistas. Este é o caminho escolhido para seguir sua trajetória de crescimento, que iniciou em 1965 com seis lojas no Rio Grande do Sul, já chegou a mais de 680 em todo o país, no Uruguai e na Argentina, e seguirá avançando nos próximos anos nos canais físico e digitais.
A vocação para inovar e avançar continuamente vem das raízes da companhia, ligadas ao Grupo A.J. Renner, constituído em 1912, em Porto Alegre, por Antônio Jacob Renner. Graças à visão empreendedora do fundador, responsável pelo lançamento de produtos icônicos como a capa Ideal, para proteger cavaleiros da chuva e do frio, a empresa abriu seu primeiro ponto de venda em 1922. Em 1965, houve uma separação dos negócios do Grupo e a constituição da Lojas Renner S.A., que se tornou uma empresa de capital aberto em 1967. A companhia sempre manteve uma forte preocupação com o bem-estar e as boas condições de trabalho dos colaboradores, o que a tornou uma das pioneiras nas práticas de responsabilidade social empresarial no Brasil.
Este foco centrado nas pessoas não ficou pelo caminho e segue como uma das fortalezas da Lojas Renner S.A., que conta com mais de 25 mil colaboradores engajados e capacitados em um ambiente que promove a diversidade, o bem-estar e o desenvolvimento pessoal e profissional de todos. São eles que, diariamente, encantam os mais de 20 milhões de clientes ativos de um ecossistema que, além da própria Renner, conta hoje com marcas como Youcom, de moda jovem, Ashua, para o público curve e & plus size, Camicado, especializada em casa e decoração, e Realize CFI, de soluções financeiras.
"Desde a nossa constituição temos evoluído constantemente graças a um trabalho colaborativo envolvendo nosso Time, consumidores, acionistas e comunidade. Somos a maior varejista de moda do Brasil e chegamos até aqui norteados por princípios e valores sólidos, pela paixão em encantar os clientes e pelo compromisso com a sustentabilidade e a inovação. Estamos prontos e convictos de nossa capacidade de seguirmos evoluindo nos próximos anos”, diz o CEO da Lojas Renner S.A., Fabio Faccio.
Expansão e internacionalização – Depois do Rio Grande do Sul, a companhia avançou gradualmente pelo país, a começar por Santa Catarina e Paraná, a partir 1994, São Paulo e região Sudeste, em 1997, Centro-Oeste, em 1999, Nordeste, em 2006, e Norte, em 2007. Em 2014 cobriu todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal e, em 2017 e 2019, chegou ao Uruguai e à Argentina, respectivamente.
Para os próximos cinco anos, a companhia vê potencial para chegar a mais de 950 lojas de todas as suas marcas, com foco especial em novas praças, onde a entrada das lojas físicas alavanca também as operações online nas respectivas regiões. Só para 2025, por exemplo, está prevista a abertura de 25 a 35 novas unidades.
A expansão ao longo dos anos foi impulsionada também pela oferta de novos serviços como o Cartão de Crédito Renner, lançado em 1973 em substituição ao antigo carnê de crediário. Em 2017 foi constituída a Realize CFI, hoje responsável pela gestão de todos os produtos financeiros da companhia, incluindo cartões de crédito private label e co-branded, crédito pessoal e seguros, com uma carteira superior a R$ 6 bilhões.
Sustentabilidade – A Lojas Renner S.A. é também referência em moda responsável e agente de transformação do setor em que atua. Seu propósito é oferecer produtos e serviços de menor impacto socioambiental e aproximar as pessoas deste tema para que façam escolhas cada vez mais conscientes.
A estratégia de sustentabilidade da empresa é orientada por ciclos de compromissos públicos. O primeiro (2018-2021) foi concluído com a superação de todas as suas metas, e o segundo conta com 12 novos objetivos a serem alcançados até 2030, desdobrados nos pilares: soluções climáticas, circulares e regenerativas; conexões que amplificam; e relações humanas e diversas. São eles que permitirão à companhia atingir a neutralidade climática (Net zero) em todas as suas operações até 2050, conforme meta aprovada em 2024 pela Science Based Targets Initiative (SBTi).
Parte importante desta evolução foi o pioneirismo da Lojas Renner S.A., entre todas as empresas do varejo brasileiro, ao lançar em 2021 a primeira loja do país construída e operada dentro dos princípios de circularidade para atingir a máxima ecoeficiência e redução dos impactos ambientais. Desde então, todas as unidades da marca Renner inauguradas ou reformadas já seguem este modelo que permite, por exemplo, uma redução de 56% no consumo de água em relação a lojas convencionais.
Há 17 anos, a companhia promove a diversidade e a inclusão em sua cadeia, produtos e serviços por meio do Instituto Lojas Renner (ILR), que faz a gestão do investimento social privado, direcionado à inclusão social e produtiva de mulheres por meio da moda, impulsionando tanto o empreendedorismo quanto a empregabilidade em contextos urbanos e rurais. Ao longo de sua trajetória, o ILR executou ou apoiou mais de 1 mil projetos que promovem o protagonismo feminino na cadeia têxtil e que beneficiaram mais de 460 mil pessoas no país. Para isso, destinou R$ 99,5 milhões em recursos próprios ou incentivados.
Toda esta trajetória permitiu ainda que a companhia se tornasse a mais reconhecida do varejo brasileiro nos principais índices, carteiras e premiações nacionais e internacionais que levam em conta o desempenho e a transparência das estratégias e ações de sustentabilidade.
Inovação e omnicanalidade - A inovação é outro pilar do crescimento da empresa, que já em 2005 deu um salto em termos de governança ao tornar-se a primeira Corporation do Brasil, com 100% das ações negociadas em bolsa e sem acionista controlador. A transformação encerrou o período em que, desde 1998, ela foi controlada pela americana J.C. Penney e deu início a um novo ciclo de crescimento.
Outro marco importante deu-se em 2019 com a utilização cada vez mais intensa de novas tecnologias para oferecer aos clientes uma experiência de compra mais personalizada, mais conveniente e mais integrada entre canais físicos e digitais. Isto inclui, por exemplo, o uso de sistemas de análise massiva de dados, inteligência artificial (IA), automação e robotização desde o desenvolvimento de coleções por meio da captura de tendências em tempo real até o abastecimento das lojas, o atendimento ao e-commerce, a recomendação de produtos aos clientes e os serviços digitais oferecidos nos pontos de venda físicos.
“Recentemente, a companhia encerrou o ciclo de investimentos mais significativo da sua história, o que permitiu avançar para uma operação mais responsiva, precisa e ágil, potencializando nossas vantagens competitivas. Agora, em 2025, anunciamos uma nova estrutura organizacional, um movimento natural no processo de evolução da Lojas Renner S.A. Nosso objetivo é acelerar ganhos de eficiência, fortalecer nossa gestão e governança corporativa, além de assegurar um olhar mais integrado, garantindo um crescimento sustentável. Tudo isso com o cliente no centro das nossas decisões”, ressalta Faccio.
Sobre a Lojas Renner S.A.
Constituída em 1965, a Lojas Renner S.A. abriu capital em 1967 e se tornou, em 2005, a primeira corporação brasileira, com 100% das ações negociadas em bolsa. Também está listada no Novo Mercado, grau mais elevado dentre os níveis de governança corporativa da B3. Seu ecossistema de moda e lifestyle é formado pelas seguintes marcas: Renner, que tem roupas e acessórios para todos os estilos; Camicado, do segmento de casa e decoração; Youcom, especializada em moda jovem; Ashua Curve & Plus Size, que oferece roupas nos tamanhos 42 a 58; e Repassa, plataforma de revenda de roupas, calçados e acessórios.
Atualmente, são cerca de 680 lojas em operação, considerando todos os negócios do ecossistema. Além de estar presente no Brasil com todas as suas marcas, a Companhia iniciou seu processo de internacionalização ao inaugurar unidades da Renner no Uruguai a partir de 2017 e na Argentina em 2019. A Lojas Renner S.A. é formada ainda pela Realize CFI, que apoia a atividade de varejo através da oferta e gestão de produtos financeiros; e pela Uello Tecnologia, uma logtech nativa digital focada em soluções para entregas urbanas.