Suor excessivo - a hiperidrose - ganha solução inovadora e definitiva em Santa Catarina
Conheça a rede de cafeterias catarinense especializada em cafés especiais que pretende ganhar o Brasil

2024 foi um ano de resultados expressivos para o Café Cultura, franquia de cafeterias focada em cafés especiais e boa gastronomia, que comercializa mais de 5 milhões de xícaras ao ano. A Rede anuncia crescimento de 18,5%, com faturamento superando os R$ 80 milhões. Entre as razões para isso estão uma revisão nas estratégias de expansão, inovações no cardápio, além de um processo de rebranding.
Com cerca de 50 unidades, em 2024, foram abertas unidades no Paraná, Rio de Janeiro, Niterói e no estado de São Paulo. Especificamente em relação ao território paulista, a primeira iniciou as operações em setembro, na cidade de Piracicaba, seguida pela flagship em Moema, na capital, e a de Campinas. Além disso, no início do ano, foi inaugurada a segunda unidade de São Paulo Capital, desta vez uma loja própria, no bairro de Vila Nova Conceição.
“Temos uma presença muito consolidada na região sul do Brasil, berço da nossa história. Mas com 20 anos de mercado, sendo mais de 10 deles no franchising, entendemos que a rede está madura o suficiente para expandirmos de forma mais acelerada. Com isso, focamos em São Paulo, estado que encaramos como um hub para chegar a outros, como Minas Gerais, Espírito Santo e o Distrito Federal”, diz a CEO do Café Cultura, Luciana Melo.
Loja própria recém-inaugurada no bairro de Vila Nova Conceição: planos são abrir 20 unidades até o fim do ano
Novidades que trazem mais engajamento e reconhecimento da Marca
Com a expansão, o desenvolvimento do mercado e as novas demandas dos consumidores, verificou-se a necessidade de mudanças. Entre essas estão aquelas ligadas à proposta de marca. “Detectamos a necessidade de um processo de rebranding. Inovamos a nossa identidade deixando-a mais conectada com o nosso público e isso gerou um melhor reconhecimento e engajamento”.
Parte deste processo envolveu uma revisão no cardápio. Aí, incluem-se o lançamento da marca própria de café gelado, o Cold Brew, e as bebidas que têm o ingrediente como base; além da venda dos microlotes de café especiais da marca Delas e a inclusão de ingredientes, como o pistache e o matcha.
“Este processo foi pensado para impulsionar a presença da rede, fortalecendo a experiência dos clientes e aumentando a fidelização. Também levamos muito em conta as datas comemorativas e a sazonalidade, trazendo itens aderentes aos temas. Um exemplo foram o brigadeiro, a tortinha e o frapê lançados à época do Halloween de 2024 que fizeram muito sucesso e impulsionaram venda”, comemora a executiva.
Planos e perspectivas para 2025
Segundo Luciana, para 2025, os planos são dar continuidade tanto ao plano de expansão, como às inovações no cardápio, de olho na melhoria da experiência do consumidor.
“Projetamos aumentar o faturamento acima dos 20%, expandindo a marca para novas e diferentes praças do País, com a abertura de 20 unidades. Também estamos apostando em sabores já conhecidos do público e que deverão ganhar novas versões O foco está em reforçar a qualidade dos produtos e fortalecer ainda mais a identidade da marca”. Com tudo isso, ela não esconde o otimismo. “A partir da análise dos dados de 2024, percebemos uma consolidação da rede como uma referência em qualidade, inovação e experiência gastronômica”.
Sobre o Café Cultura
(E)coar e (e)levar a cultura da apreciação de cafés especiais, sendo reconhecida como marca-referência no Brasil. Esta é a missão do Café Cultura que, há mais de 20 anos, tem como compromisso oferecer, em cada uma de suas lojas, um ambiente propício a experiências acolhedoras ligadas ao que há de melhor do café e da gastronomia. Essa atmosfera é complementada pela torrefação diária dos grãos 100% Arábica oriundos de fazendas e produtoras independentes com certificado de sustentabilidade e rastreabilidade. Com DNA catarinense e surgida a partir do sonho de uma mineira e de um americano, a rede – que comercializa mais de 5 milhões de xícaras ao ano – atua no franchising desde 2014, tem presença consolidada nos estados do Sul do Brasil e também já conta com operações no Rio de Janeiro, São Paulo e está em expansão para outras localidades brasileiras.
A boa reputação da rede se ratifica por meio das inúmeras premiações e reconhecimentos ao longo dos anos. Entre essas destacam-se “Melhor Café - Veja Santa Catarina” durante 10 anos seguidos de 2004 a 2014; TOP 20 Cafeterias do Brasil da Revista Espresso 2016; Prata na categoria Brand Design - 7ª prêmio ABF+RDI 2017; Prata na categoria Projeto Arquitetônico - 8º Prêmio ABF+RDI 2018; Endeavor - Uma das empresas escolhidas para o programa de organização 2018 /2019; Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (Cafeteria nº 1 do Sul do país; 8ª melhor franquia de cafeterias do Brasil 2019; 4 Estrelas 2023-2024); EY - Ernst & Young Global Limited 2020; Melhores Franquias - A maior rede de cafeterias do Brasil 2021; Design de Varejo - loja do ano 2021; Design de Varejo - 1º lugar na categoria Lojas de Serviços de Alimentação 2021; Bom Gourmet especialidade Brunch 2022; Selo de Excelência em Franchising ABF e VEJA RIO - Comer & Beber indicado 2022/2023. Em 2024, Luciana Melo também foi incluída no grupo de homenageadas na 27ª edição do Programa Empreendedor do Ano Brasil, na categoria Winning Women.