Galeto Mamma Mia resgata a memória afetiva dos imigrantes italianos em seus projetos arquitetônicos

Ambientes acolhedores e cheios de história, assinados por Lúcia Reis e Lorenzo Muratorio Cavichioni, celebram a tradição trazida pelos primeiros imigrantes da Itália
Ao longo de quatro décadas de história, a rede gastronômica Galeto Mamma Mia vem construindo muito mais do que restaurantes: seus espaços são verdadeiros refúgios afetivos que resgatam a cultura dos imigrantes italianos que colonizaram o Sul do Brasil. Em meio às celebrações pelos 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina, essa conexão se torna ainda mais evidente.
Os ambientes das unidades são assinados pelos arquitetos Lorenzo Muratorio Cavichioni e Lúcia Reis, que traduzem em madeira, luz e memória a alma da colonização italiana no Sul do país. Em Santa Catarina, os restaurantes de Blumenau, Criciúma, Joinville e Tijucas são alguns exemplos de espaços que transportam imediatamente os clientes para as origens da marca, também presente em Florianópolis e São José.
"Desenvolvemos uma identidade arquitetônica e visual que é replicada tanto nas novas unidades quanto nas reformas das já existentes, garantindo coesão estética e reforçando a essência da marca", explica Lorenzo, filho do empresário gaúcho e fundador do restaurante, Julinho Cavichioni.
Desde o início da parceria - com a unidade do Cais Embarcadero, um dos cartões-postais de Porto Alegre (RS) -, a dupla já assinou mais de 20 projetos para a rede, sempre respeitando a tradição da marca e incorporando soluções contemporâneas para aprimorar os espaços. Grande parte dessa identidade visual tem como referência a primeira unidade do Mamma Mia, inaugurada em 1985, em Gramado. “Além de ser a origem da marca, esse espaço carrega toda a memória e tradição do Mamma Mia”, analisa Lorenzo.
Acolhimento e identidade
A proposta dos arquitetos gira em torno da valorização dos elementos que fazem parte da memória afetiva dos imigrantes italianos. Cada detalhe dos restaurantes da rede é pensado para proporcionar uma experiência acolhedora, transportando os clientes para o passado.
Fotografias antigas de família, cestarias, utensílios de cozinha tradicionais e objetos que remetem às primeiras casas dos imigrantes compõem a atmosfera única do Mamma Mia. As cores icônicas da marca, como vermelho e verde, aparecem em tecidos e revestimentos, reforçando a sensação de aconchego da “casa da mamma”.
"O conforto do ambiente vem dessa mistura de referências: materiais naturais, madeira, tons quentes, iluminação suave e um mobiliário que resgata o passado sem abrir mão da funcionalidade atual", observa Lúcia.
Garimpo atencioso
Um dos desafios constantes deste processo criativo é o garimpo de peças antigas, fundamentais para compor a ambientação dos restaurantes. "Estamos sempre em busca de móveis, utensílios e objetos com história, explorando diferentes lugares para incorporar esses elementos autênticos aos projetos", explica Lúcia.
O trabalho minucioso dos arquitetos é perceptível em cada unidade do Mamma Mia. Os espaços concebidos por eles encantam os visitantes, celebrando não apenas a riqueza da cultura italiana, mas também a importância dos bons momentos compartilhados à mesa.
Sobre o Galeto Mamma Mia
Com 40 anos de história, o Galeto Mamma Mia foi criado pelo empresário Julinho Cavichioni em Gramado. A partir de 2012, iniciou a expansão para outras cidades do Rio Grande do Sul, em 2022 por Santa Catarina e em 2024 pelo Paraná. Em Santa Catarina, o Galeto Mamma Mia está presente em Florianópolis, São José, Tijucas, Blumenau, Criciúma e Joinville. O Galeto Mamma Mia faz parte do grupo empresarial JPLP, à frente também dos restaurantes El Fuego, Neni Café Bar e Restaurante, Neni Pizza e Pasta e Cinema Paradiso.
Informações: www.galetomammamia.com.br/ @galetomammamia
Fotos: Ricardo Lage, Leo Laps, Eveton Miranda