A história das apostas no Brasil: evolução, desafios e perspectivas
Área Central de Rio do Sul (SC) registrou R$ 13 bilhões movimentados em sua plataforma de gestão em sua primeira década de opera
Em uma década, empresa de SC ajudou grupos de negócios a economizarem R$ 2 bilhões com compras conjuntas
A Área Central, empresa de Rio do Sul (SC) especialista em tecnologia e inteligência para grupos de negócios, contabilizou R$ 13 bilhões gerados em compras conjuntas dentro da sua plataforma de gestão em sua primeira década de operação — completada no ano passado. O valor foi atingido por meio de 1.13 milhão de transações conjuntas feitas entre compradores e fornecedores na plataforma AC Hub de 2012 até 2022, segundo levantamento feito pela empresa.
Referência em compras conjuntas b2b no mercado brasileiro, a Área Central conta com uma carteira de clientes composta por cerca de 200 redes e centrais de negócios e franquias que somam mais de dez mil lojas no Brasil. Em seu período de atividade, a empresa de tecnologia afirma que seus clientes conseguiram economizar, em conjunto, R$ 2 bilhões.
Em 2022, a Área Central registrou aumento de 16,1% no número de compras conjuntas efetuadas dentro da plataforma no comparativo com o ano anterior, passando de 207.287 para 240.686 compras conjuntas concluídas. Em valores, a movimentação financeira de todos os clientes com a modalidade cresceu 12,8%, saltando de R$ 2.99 bilhões para R$ 3.37 bilhões de um ano para o outro.
De acordo com Jonatan da Costa, CEO da Área Central, a prática de mercado das compras conjuntas ocorre quando um grupo de um mesmo segmento se unem para realizar compras de um ou mais produtos, encontrando as melhores ofertas entre os fornecedores e conseguindo uma negociação mais atrativa e, consequentemente, econômica e rentável para as organizações. Representantes de mais de 20 setores econômicos estão entre os usuários da tecnologia, incluindo redes supermercadistas, de materiais de construção e varejo.
Hoje, a solução da Área Central oportuniza, em média, 15% em economia para as centrais de negócios, franquias, redes associativas e sindicatos. Somente no ano passado, o valor economizado em conjunto pelas empresas em decorrência das compras coletivas chegou a R$ 506.63 milhões.
“Essa redução de custos e crescimento decorre da centralização e gestão com visão 360° das informações de compra e venda, fornecedores e mix de produtos de todas as unidades da rede ou central de negócios. Assim, alimenta-se o poder de barganha coletivo e há o alcance de melhores negociações e resultados para as companhias”, explica.
Evolução de compras conjuntas - Plataforma AC Hub
(Jan - Dez)
2021 -
· Valor gerado: R$ 2.993.257.177,00
· Compras conjuntas efetuadas: 207.287
2022 -
· Valor gerado: R$ 3.377.570.477,00
· Compras conjuntas efetuadas: 240.686
· Economizado em 2022: 15%
· Valor economizado em conjunto: R$ 506.635.571,55