TecnologiaInovação

China está imprimindo em 3D uma enorme barragem de 180 metros de altura... e construindo-a sem humanos

China está imprimindo em 3D uma enorme barragem de 180 metros de altura... e construindo-a sem humanos

Se for bem-sucedida, ela se tornaria a estrutura impressa em 3D mais alta do mundo

Uma nova barragem chinesa se tornaria a estrutura impressa em 3D mais alta do mundo.

Os engenheiros acreditam que podem construir a barragem em dois anos, eliminando a necessidade de trabalhadores humanos no local da barragem.

A inteligência artificial controlará máquinas não tripuladas para construir a estrutura geral.

Engenheiros chineses vão pegar as ideias de um trabalho de pesquisa e transformá-lo no maior projeto impresso em 3D do mundo. Dentro de dois anos, as autoridades por trás deste projeto querem automatizar totalmente a construção não tripulada de uma barragem de 590 pés de altura no planalto tibetano para construir a usina hidrelétrica de Yangqu – completamente com robôs.

O artigo, publicado no mês passado no Journal of Tsinghua University (Ciência e Tecnologia), apresentou os planos para a barragem, conforme relatado pela primeira vez no South China Morning Post. Pesquisadores do State Key Laboratory of Hydroscience and Engineering da Universidade de Tsinghua, em Pequim, explicam a espinha dorsal da automação para a barragem do Rio Amarelo, que eventualmente oferecerá quase cinco bilhões de quilowatts-hora de eletricidade anualmente. (Vale a pena notar que a Barragem das Três Gargantas da China – uma barragem de gravidade hidroelétrica que atravessa o rio Yangtze, na foto acima – é a maior usina de energia do mundo em termos de produção de energia.)

Mas é difícil dizer o que é mais ambicioso: o fato de que os pesquisadores planejam transformar um local de represa em um projeto de impressão 3D massivo, ou que em cada etapa do processo o projeto elimina trabalhadores humanos à medida que eles se tornam totalmente robóticos

No processo de “impressão” da barragem, as máquinas entregam os materiais de construção ao local de trabalho – o local exato necessário, eliminando o erro humano, dizem eles – e, em seguida, escavadeiras, pavimentadoras e rolos não tripulados formarão a barragem camada por camada. Sensores nos rolos manterão o sistema de inteligência artificial (IA) informado sobre a firmeza e estabilidade de cada uma das camadas impressas em 3D até atingir 590 pés de altura, aproximadamente a mesma altura da barragem de Shasta na Califórnia e menor que a Hoover Barragem de 726 pés.

Com as maiores estruturas impressas em 3D existentes com cerca de 6 metros de altura – de casas na China a um prédio de escritórios em Dubai – a exploração de projetos impressos em 3D continua a se expandir. Já vimos um muro de contenção de 1.640 pés de comprimento na China, edifícios residenciais e de escritórios em todo o mundo, e agora o Exército dos EUA tem planos para quartéis em Fort Bliss, no Texas.

Liu Tianyun, principal autor do artigo, diz que o sistema central de IA mantém a linha de montagem robótica funcionando e a impressão 3D funcionando no local da barragem chinesa, ao mesmo tempo em que elimina as preocupações com a segurança humana e remove o erro humano do processo. Isso poderia garantir a entrega eficiente de materiais e a precisão necessária para manter cada camada da barragem em linha e no nível.

Com uma gama já em expansão de projetos impressos em 3D em todo o mundo, se a China conseguir esse feito em dois anos, liderada por um sistema de IA que controla uma frota de robôs, isso pode abrir as possibilidades futuras de construção impressa em 3D controlada por IA projetos.

Fonte: Popular Mechanics

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!