Projeto piloto Blue Lab dará destino ao lodo das lavanderias no Alto Vale do Itajaí

Projeto piloto Blue Lab dará destino ao lodo das lavanderias no Alto Vale do Itajaí

Projeto piloto Blue Lab dará destino ao lodo das lavanderias no Alto Vale do Itajaí

Uma parceria entre Fiesc, Sinfiatec, Sindicer e Sebrae possibilitará que as lavanderias da região descartem o lodo resultante de seus processos de maneira sustentável. O lodo fará parte (5%) da matéria-prima usada na fabricação de tijolos, na Cerâmica Princesa, de Rio do Sul, também parceira do projeto. 

Os detalhes finais sobre a logística para entrega do insumo foram discutidos durante uma visita na Cerâmica Princesa, na tarde de segunda-feira, 08. A empresa já utiliza o descarte de uma indústria do setor papeleiro. 

“Hoje, as indústrias precisam mandar os rejeitos para um aterro. Aqui, ele será incorporado na massa de argila, retornando esse material para o processo produtivo. Essa parceria trará muitos ganhos ambientais para o Alto Vale”, disse Sandro Tavares Santos, presidente do Sindicer. 

Participam do projeto Blue Lab a Lavanderia Cristal, Lavanderia e Tinturaria Quality, Voltage Ind. e Com. de Confecções, Lavanderia e Tinturaria Tomazoni e S&A Lavanderia Têxtil. 

“O lodo é um passivo ambiental, cuja destinação hoje tem um custo alto. Não existe nenhum projeto parecido com este no Brasil. Ele vai beneficiar a todos, empresas e comunidade, pois o lodo será usado na construção civil, ao invés de se tornar um problema”, esclareceu Fernando Gusmão, coordenador do Núcleo de Lavanderias do Sinfiatec.  

A ideia de usar o descarte das lavanderias na fabricação de tijolos vem sendo pensada desde 2021. O Instituto Senai de Tecnologia realizou os testes de valoração dos resíduos necessários e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina aprovou o relatório técnico, no final de abril. 

Fotos e texto Debora Claudio

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!